Debate para o novo Aeroporto Internacional 20 de Setembro, no Rio Grande do Sul

Reunião promove debate sobre o projeto do aeroporto 20 de setembro

   Na sala padre Nedel na Unisinos, mais uma reunião do comitê pró-aeroporto 20 de setembro. A acolhida dos presentes ficou por conta do reitor da universidade e presidente do comitê, padre Marcelo Fernandes de Aquino. Em seguida, foi feito um breve relato dos movimentos recentes para buscar avanços no projeto do novo aeroporto.

   Na ocasião, estiveram presentes os prefeitos das cidades de Portão, Nova Santa Rita e Capela de Santana, que falaram sobre a importância do 20 de setembro para região e do esforço conjunto das três cidades. A reunião contou com a presença da diretora de Assuntos Aeroportuários do Rio Grande do Sul, Lígia Barreto. Ao final do encontro o comitê deliberou vários encaminhamentos, que envolvem o protagonismo dos três municípios e a parceira da DAP.

Nota do Comitê Pró-Aeroporto Internacional 20 de Setembro

   O Governo Federal anunciou no dia de hoje um conjunto de decisões voltadas à implementação de obras de infraestrutura para o País, que integram o Programa de Investimentos em Logística. Dentre estas, destacam-se as medidas relacionadas a aeroportos.

   O anúncio inclui as obras necessárias para a revitalização do aeroporto Salgado Filho, não incluindo, ao contrário do que vinha sendo cogitado, o futuro aeroporto internacional 20 de Setembro, a se localizar no município de Portão, no regime de concessão casada ao Salgado Filho.

   As obras de melhoria do Salgado Filho são realmente necessárias. Por isso, saudamos esta decisão. Lembramos que entre o atual e o futuro aeroporto há uma sadia complementaridade de operações. Em vinte anos, o Rio Grande do Sul terá se transformado em polo de economia de alta tecnologia, com forte valor agregado.

   O fluxo de trânsito de pessoas e o volume da produção econômica de base tecnológica já estão urgindo estudos de viabilidade econômica e ambiental do aeroporto internacional a se localizar em Portão, por parte dos Governos Federal e Estadual. É preciso continuar buscando soluções que deem viabilidade estratégica para o Brasil e o Rio Grande do Sul.

   Nesse sentido, as comunidades dos municípios de Portão, Nova Santa Rita e Capela de Santana dão um belo exemplo de trabalho sinérgico para viabilizar o projeto estratégico do Aeroporto 20 de Setembro.

   Este é um tempo de o Rio Grande do Sul construir sua vontade política de voltar a ser protagonista no pacto federativo que nos constitui como República.