Aeroporto Santos Dumont vai fechar durante provas de vela da Olimpíada

Aeroporto Santos Dumont vai fechar durante provas de vela da Olimpíada

   O Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, será fechado diariamente por algumas horas durante os Jogos Olímpicos do ano que vem, em agosto, durante as provas de vela na Baía de Guanabara, disse o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, nesta quarta-feira.

   A decisão foi tomada após pedido do comitê organizador Rio 2016, alegando que a interrupção de pousos e decolagens daria melhores condições para a transmissão dos eventos pela televisão.

   "Essa foi uma decisão tomada hoje, ele vai fechar durante dez dias... do meio-dia e meia às cinco e dez da tarde", disse Wagner a jornalistas.

   As raias olímpicas de vela na Baía de Guanabara ficam próximas do Santos Dumont, que atualmente opera apenas voos nacionais, a maioria da ponte aérea Rio-São Paulo.

   "O ministro (Eliseu) Padilha (Aviação Civil) está trabalhando nisso com as companhias aéreas, é óbvio que é sempre um transtorno, mas que todos reconhecem que é meritório em função do que a Olimpíada vai trazer", acrescentou Wagner.

   A Olimpíada de 2016 será disputada entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016. A previsão é de que o Santos Dumont fique algumas horas fechado entre os dias 8 e 18 de agosto.