Novo sistema de controle Aéreo em Vitória

Aeroporto de Vitória agora passar a utilizar o novo sistema Sagitário 

   FAB, Infraero e Atech apresentaram novo sistema de Controle de Tráfego Aéreo. O sistema garantirá mais segurança.

   Em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB), Infraero e Atech, empresa do Grupo Embraer, o Centro de Controle de Aproximação de Vitória (APP-Vitória), passa a operar com o novo sistema automatizado de Controle de Tráfego Aéreo a partir deste mês.

   Além do Sagitário (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações e Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional), desenvolvido pela Atech em parceria com a FAB e que passa a operar a partir deste mês, o APP-Vitória recebeu, por intermédio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), o radar RSM970, instalado na Área de Controle Terminal de Vitória (TMA-VT). Com isso, o Sagitário também será responsável por receber e tratar as informações obtidas pelo radar.

   A implantação de um Sistema de Vigilância Radar, por definição, possibilita ao controlador acompanhar os tráfegos que estejam evoluindo na área terminal, tornando mais fácil a tarefa de manter um fluxo de Tráfego Aéreo seguro e ordenado. Dessa forma, será possível aplicar uma menor distância de separação entre as aeronaves e, consequentemente, alcançar menores tempos de voo, contribuindo para um decréscimo de consumo de combustível e para um acompanhamento contínuo da trajetória dos voos nos diversos setores da área terminal de Vitória.

   O Sagitário marca a evolução do sistema de Controle Aéreo no Brasil, por empregar uma solução inovadora para a comunicação, navegação e vigilância na gestão do espaço aéreo brasileiro. O sistema, inclusive, foi um grande aliado das autoridades brasileiras durante a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Com ele, o país conduziu com sucesso o transporte aéreo para os dois eventos mundiais, mantendo o nível de segurança e eficiência das operações, mesmo com o grande aumento no fluxo de aeronaves no espaço aéreo brasileiro.

   O sistema atua desde o momento que antecede decolagem até o estacionamento da aeronave no aeroporto de destino. Além disso, ele possibilita que todo foco de ação do Controlador de Tráfego Aéreo esteja sempre voltado à sua área de trabalho, aumentando significantemente sua consciência situacional. O Sagitário foi desenvolvido com a participação dos controladores, profissionais que atuam na linha de frente do controle das aeronaves, e disponibiliza um conjunto de ferramentas operacionais de apoio à tomada de decisão mais objetiva e ágil, seguindo as melhores práticas e recomendações existentes no mercado internacional, dentre elas os sistemas especificados pela Eurocontrol (Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea).

   No Brasil, com a inauguração em Vitória, já são 15 centros de controle de voo operando com o sistema: 4 ACC (Centro de Controle de Aérea), 9 APP (Centro de Controle de Aproximação) e o ICEA (Instituto de Controle do Espaço Aéreo), onde são formados os novos Controladores de Tráfego Aéreo.

O Sagitário vai permitir:

Maior precisão da localização das aeronaves
Mais segurança nos pousos e decolagens
Maior aproveitamento do espaço aéreo
Menor distância entre as aeronaves
Possibilidade de redução do tempo de voo