A rapidez dos bombeiros aeroportuários evitou maiores danos na aeronave. Conseguiram extinguir as chamas e evitar a sua propagação à cabina do Boeing 777-200. Um inquérito foi instalado para apurar os factos do ocorrido.
Um reboque pega fogo quando estava puxando um Boeing 777 em Singapura
Um Boeing 777-212ER da Singapore Airlines, matrícula 9V-SQK, ficou bastante danificado na madrugada desta quarta-feira, dia 29 de novembro (cerca das H 04:00 locais / H 20:00 UTC de terça-feria, dia 28), devido a um incêndio no trator de reboque, na ocasião em que o avião era transportado, sem passageiros, de uma zona de parque remoto, para uma ponte de embarque, no Aeroporto Internacional de Changi, em Singapura. A aeronave estava a ser aprontada para iniciar um voo com passageiros.
A rapidez dos bombeiros aeroportuários evitou maiores danos na aeronave. Conseguiram extinguir as chamas e evitar a sua propagação à cabina do Boeing 777-200. Um inquérito foi instalado para apurar os factos do ocorrido.
A rapidez dos bombeiros aeroportuários evitou maiores danos na aeronave. Conseguiram extinguir as chamas e evitar a sua propagação à cabina do Boeing 777-200. Um inquérito foi instalado para apurar os factos do ocorrido.
Dimensão 22
O novo projeto da FAB: Dimensão 22
Entenda
A Dimensão 22 corresponde a uma área de 22 milhões de km2, um cenário tridimensional fabuloso que a Força Aérea Brasileira protege por meio das ações de Controlar, Defender e Integrar.
Controlar
O Controlar diz respeito à responsabilidade da Força Aérea Brasileira pelo controle de voos no espaço aéreo brasileiro. Em cumprimento a acordos internacionais, o Brasil é, também, responsável por controlar voos além do continente, sobre o Oceano Atlântico, totalizando 22 milhões de km2. Ainda, em toda essa área, a FAB cumpre missões de busca e salvamento para localizar e salvar pessoas em perigo na terra ou no mar.
Defender
O Defender refere-se à garantia da soberania do espaço aéreo, que inclui todo o território brasileiro e suas fronteiras, além da zona econômica exclusiva, totalizando 12 milhões de km2. Com unidades operacionais em regiões estratégicas, a FAB defende essa área utilizando sua estrutura de defesa aérea por tipos de aviações: Caça, Transporte, Patrulha Marítima, Reconhecimento, Asas Rotativas e Alerta Aéreo Antecipado. Além da aviação, utiliza ações terrestres de CONTRATERRORISMO, de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e de Defesa Antiaérea.
Integrar
O Integrar o território nacional também é missão da FAB. Grande parte das aeronaves da FAB proporciona a integração do Brasil em diferentes missões. Ajuda humanitária, ações cívico-sociais, transporte de pessoas e suprimentos, transporte de órgãos e de urnas eleitorais, evacuações aeromédicas, e construção de pistas são algumas das ações que levam direitos fundamentais à população carente em regiões de difícil acesso do País.
Projetos
Conheça alguns dos projetos da Dimensão 22.
1° Projeto: Aeronave Gripen
O caça sueco de múltiplo emprego Gripen NG é um modelo supersônico monomotor projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo sob quaisquer condições meteorológicas. A FAB receberá 36 unidades da nova aeronave até 2024 para atuar na Defesa Aérea da Dimensão 22.
A versão brasileira, desenvolvida em parceria com empresas locais, contará com modernos sistemas embarcados, radar de última geração e capacidade para empregar armamentos de fabricação nacional.
Em termos estratégicos, representa a possibilidade de entrada do Brasil como parceiro em um programa de alta tecnologia. Haverá reflexos duradouros para a indústria de defesa nacional, com foco na transferência de tecnologia para o País.
2° Projeto: Aeronave KC 390
A produção do KC-390 tem por objetivo o desenvolvimento de aeronaves de transporte militar e reabastecimento em voo para substituição dos Hércules C-130.
O KC-390 será capaz de operar em pistas não pavimentadas em qualquer local do planeta, como a Antártida, a Amazônia e o Pantanal. Seus sistemas de autodefesa o tornarão menos suscetível a ameaças em ambiente hostil. Deve constituir-se em uma das mais importantes ferramentas da FAB para cumprir sua missão constitucional na Dimensão 22 de prover mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.
O desenvolvimento dessa nova aeronave posicionará o Brasil como protagonista entre os fabricantes de equipamentos de defesa no mundo, além de possibilitar exportações de um produto de alto valor agregado.
3° Projeto: O Programa espacial
Segundo a Estratégia Nacional de Defesa, a FAB é também responsável pelo desenvolvimento de projetos no Setor Aeroespacial, assim como a operação e o monitoramento de satélites. Em vista disso, o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) estabelece a estratégia de implantação de sistemas espaciais de defesa com uso integrado - militar e civil.
O PESE permite que as operações das Forças Armadas tenham o necessário suporte das aplicações espaciais de forma coordenada e integrada. Além disso, traz benefícios diretos e indiretos a todas as ações de governo em prol da sociedade brasileira.
O Brasil, no contexto da Dimensão 22, não pode prescindir do uso do espaço para benefício de sua sociedade e aprimoramento de seus sistemas de defesa. Incluir o País num cenário global onde poucos detêm a capacidade gerencial, operacional, tecnológica e industrial para fazer uso do espaço requer esforço coordenado entre diversos segmentos da sociedade, a fim de conquistar a independência do Setor Aeroespacial brasileiro.
EXPOAER 2017 na Base Aérea de Canoas SBCO
EXPOAER 2017
O evento EXPOAER: Portões Abertos ao público focado para as crianças, será realizado na Quinta-feira, 12 de outubro às 10:00 - 18:00.
Será um dia repleto de atrações, dentre elas:
*Esquadrilha da Fumaça;
*Exposição de Aeronaves;
*Aeroclubes;
*Apresentação da Banda de Música da Base Aérea;
*Praça de Alimentação;
*Food Trucks;
*Expositores diversos;
*Brinquedos Infláveis e muito mais...
Tudo isso em um local seguro, bem localizado e com entrada e estacionamento GRATUITOS.
Aperte na Imagem para acessar o evento pelo o Facebook.
Comac C919 vem para ser o novo concorrente da Boeing e Airbus
O Comac C919
A aeronave C919 é uma grande aeronave de aviação civil desenvolvida de forma independente pela China de acordo com os regulamentos da aviação civil internacional e possui direito de propriedade intelectual independente.
A aeronave C919 tem um layout de 158 a 168 assentos e uma faixa de 4.075 a 5.555 quilômetros. Até agora, a demonstração do projeto, estudo de viabilidade e pré-desenvolvimento foram concluídos, o programa entra na fase de desenvolvimento de engenharia e o design detalhado foi concluído.
Além disso, o programa C919 fez grandes avanços em design de engenharia, teste, fabricação, avanço tecnológico chave e cooperação em Joint Venture de Sistemas Aéreos. O teste na plataforma de teste de aves de ferro foi iniciado, o teste estático da junção ASA-fuselagem foi concluído com sucesso e os componentes foram colocados em produção.
Grandes seções, como nariz, FW Fuselagem e MID Fuselage / CENTER WING, foram lançados em sucessão, e estrutura de montagem do primeiro avião foi oficialmente iniciado.
A primeira aeronave foi lançada em 2 de novembro de 2015. Em 5 de maio de 2017, o C919 fez o primeiro voo de teste. Foram obtidos um total de 600 pedidos de 24 clientes.
Avião Do Governo Da Venezuela Cai No Mar com 9 pessoas abordo.
Avião Do Governo Da Venezuela Cai No Mar com 9 pessoas abordo.
A aeronave estava ao serviço da Vice-Presidência do Governo Bolivariano da Venezuela e era operada pelo ‘Servicio Coordenador de Transporte Aéreo do Ejecutivo Nacional’, também designado por ‘SATA – Servicio Autonómico de Transporte Aéreo’.
O ministro do Interior da Venezuela, major-general Néstor Reverol, disse ao fim da tarde que o avião tinha partido do Aeroporto Santiago Mariño, na cidade de Porlamar, em Margarita, uma ilha que está situada a cerca de 285 quilômetros a noroeste de Caracas, e que se dirigia para o Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Maiquetia, no Estado Vargas, que serve a capital venezuelana e é o mais importante do país.
Segundo o ministro Néstor Reverol o avião teve uma avaria no sistema de controlo de voo logo que descolou da ilha Margarita e tentou retornar ao aeroporto. Depois de algum tempo sobre o mar, gastando combustível para um pouso de emergência com menor risco, a tripulação foi surpreendida pela queda do aparelho, que ao amarar se quebrou em duas partes, quando estava a cerca de 40 milhas do aeroporto. O piloto tinha alertado a Torre de Controle de Porlamar de que tinha um problema grave no sistema hidráulico, quando ainda estava a cerca de 3.000 pés de altitude (900 metros).
Equipes dos serviços de socorro, de busca e salvamento, marítimo e aéreo, deslocaram-se para o local, na esperança de encontrar os ocupantes do aparelho. Segundo se sabe apenas conseguiram identificar o possível local onde o avião tinha caído , pois viram sobre a água diversos destroços, ainda não identificados.
Não ouve comunicado de quem estaria abordo da aeronave Gulfstream 3.
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