Glossário trilíngue da aviação é destaque em revista da OACI

Glossário trilíngue da aviação

   A ICAO Training Report, publicação da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), deu destaque a uma iniciativa desenvolvida conjuntamente pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A reportagem “ANACpedia:  The New terminology Management System that Supports Training and Education” trata do glossário trilíngue de termos da aviação, uma espécie de aeropedia que contém definições e traduções de termos de aviação em espanhol e inglês.

   A base de dados está disponível na internet, gratuitamente, desde 2013. Atualmente, conta com cerca de 15 mil verbetes e siglas em inglês, português e espanhol. A iniciativa surgiu na ANAC e, desde 2014, tem a colaboração de tradutoras do DECEA, que contribuem com termos da área de controle de tráfego aéreo. Em dezembro de 2016 essa parceria foi formalizada por meio de um acordo de cooperação técnica (ACT).

   A ANACpédia consiste em seis dicionários que constituem fontes seguras de referências terminológicas e linguísticas na área de aviação: inglês–português, espanhol – português, inglês – espanhol, siglas em inglês, siglas em português e um dicionário de aviação exclusivamente em português.

   Para cada termo há uma ficha com a tradução do verbete para o idioma selecionado, que pode conter, além da definição, sinônimos, termos relacionados, uma ou mais fontes de referência, contextos de uso, subárea a qual o termo pertence e a imagem que ilustra o que é descrito. A inclusão dos termos relacionados permite que o pesquisador estenda a sua busca a termos e conceitos que tenham uma relação direta com a sua pesquisa, mas que eram desconhecidos até então.

   A base de dados utilizada para pesquisar as definições e traduções é formada por documentos técnicos de órgãos como a OACI, Federal Aviation Administration (FAA), Eurocontrol, DECEA, ANAC, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e publicações especializadas em aviação nacionais e estrangeiras. No link “Corpus”, o usuário encontra a relação das fontes consultadas com mais de 1,3 mil itens.

   A ICAO Training Report é uma publicação especializada na capacitação e treinamentos relacionados à aviação civil e a edição que trata da ANACpédia pode ser acessada aqui. A reportagem “ANACpedia:  The New Terminology Management System that Supports Training and Education” está entre as páginas de 33 a 35.