Controle de Tráfego Aéreo (DEL)

Controle de Tráfego Aéreo ( DEL )

Introdução

   Grandes aeródromos geralmente possuem órgãos de controle para facilitar as aproximações e decolagens das aeronaves, reduzindo os riscos de conflitos e otimizando o tráfego aéreo. Um destes órgãos é o Controle de Tráfego (DEL) que atende as aeronaves no primeiro contato para iniciar o seu vôo e obter a autorização do seu plano.

Jurisdição

   O DEL, do inglês Clearance Delivery é o único órgão ATC que não possui jurisdição física. Ele é uma das posições da Torre, sendo subordinado operacionalmente a este órgão ATC, no qual se situa e coordenando suas ações com os demais órgãos de controle.

Atribuições do DEL

   O Tráfego tem a atribuição de transmitir as autorizações de tráfego às aeronaves que estiverem estacionadas no solo. No caso de sua inoperância, esta função é transferida para o Solo, Torre ou Controle. O controlador do DEL não pode assumir funções de outros órgãos ATC.

Procedimentos de Controle


   O piloto preencherá e enviará o Plano de Vôo (PLN). Ele deverá aguardar alguns minutos e então chamará o Tráfego, solicitando a aprovação do mesmo. Caso não haja tempo suficiente para a coordenação do plano com os outros órgãos de controle, e a aeronave solicitante contate o DEL, o controlador deve informar ao piloto que recebeu seu PLN e solicitar que aguarde.

Transferências com ATC

   A transferência entre diferentes órgãos de controle sempre se dará no limite de
suas jurisdições. primeiramente transfere com o próximo controlador.

                                          DEL ( Aprovação do Plano de voo )
                                          GND ( solo )
                                          TWR ( Torre )
                                          APP ( controle Aproximação)
                                          CTR ( Centro de Controle aéreo ou Cindacta )


Controle Aéreo