China vai construir o maior terminal de aeroporto do mundo em Pequim (ZBAA)

China vai construir o maior terminal de aeroporto do mundo em Pequim (ZBAA)

   O novo Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Pequim terá uma área de 2,3 milhões de m2 e irá receber 45 milhões de passageiros por ano.

   Na manhã desta terça-feira, dia 24, foram apresentados os primeiros detalhes do maior aeroporto do mundo que a China anunciou no início deste ano.

   De acordo com o jornal Beijing Times, o novo equipamento será construído no distrito de Daxing, em Pequim, e foi projetado pelo arquiteto britânico Zaha Hadid, que incorporou o tema de um Phoenix no projeto.

   O vice-diretor da Beijing SIA City Holdings Co. Ltd, Wang Baoling, disse ao jornal que o plano de construção terá duas fases e deve atingir a capacidade de 100 milhões de passageiros em 2040. Só para efeito de comparação, o Aeroporto Internacional de Los Angeles que é o maior aeroporto do mundo atualmente possui a capacidade de 96 milhões de passageiros por ano.

   A primeira fase da construção está prevista para ser concluída em 2019 e contará com quatro pistas capazes de lidar com 45 milhões de passageiros anualmente. Na segunda parte da primeira fase, a nova construção irá expandir a capacidade anual do aeroporto para 72 milhões de passageiros em 2025.

   Todo o projeto de construção está previsto para ser concluída em 2040, quando mais duas pistas serão adicionadas. A instalação também terá uma capacidade de carga de quatro milhões de toneladas.

   Ainda de acordo com a reportagem, a meta dos diretores do aeroporto é que a caminhada dos seus usuários da alfândegas até as portas de embarque seja de apenas oito minutos.












Aeroporto Santos Dumont vai fechar durante provas de vela da Olimpíada

Aeroporto Santos Dumont vai fechar durante provas de vela da Olimpíada

   O Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, será fechado diariamente por algumas horas durante os Jogos Olímpicos do ano que vem, em agosto, durante as provas de vela na Baía de Guanabara, disse o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, nesta quarta-feira.

   A decisão foi tomada após pedido do comitê organizador Rio 2016, alegando que a interrupção de pousos e decolagens daria melhores condições para a transmissão dos eventos pela televisão.

   "Essa foi uma decisão tomada hoje, ele vai fechar durante dez dias... do meio-dia e meia às cinco e dez da tarde", disse Wagner a jornalistas.

   As raias olímpicas de vela na Baía de Guanabara ficam próximas do Santos Dumont, que atualmente opera apenas voos nacionais, a maioria da ponte aérea Rio-São Paulo.

   "O ministro (Eliseu) Padilha (Aviação Civil) está trabalhando nisso com as companhias aéreas, é óbvio que é sempre um transtorno, mas que todos reconhecem que é meritório em função do que a Olimpíada vai trazer", acrescentou Wagner.

   A Olimpíada de 2016 será disputada entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016. A previsão é de que o Santos Dumont fique algumas horas fechado entre os dias 8 e 18 de agosto.