ANAC aprova operação do Boeing 757 da banda Guns N’ Roses, veja os horários.

O Boeing 757 da Banda Guns está vai vim ao Brasil

   A ANAC aprovou os voos para o Brasil, da aeronave que está transportando a banda Guns N’ Roses durante seu tour pela América Latina. Trata-se de um Boeing 757-200 VIP, para apenas 49 passageiros, pertencente à empresa JetMagic.




   Confira na tabela abaixo os horários de pouso e decolagem previstos nos aeroportos de Porto Alegre, Guarulhos, Viracopos, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.




Pilotos evitam acidente aéreo terrível

   Os pilotos hábeis da companhia aérea espanhola Air Horizont conseguiram evitar acidente aéreo no aeroporto de Praga, na República Tcheca.

   Devido ao forte vento, o avião de passageiros Boeing 737 mudou subitamente de trajetória, alguns segundos antes do pouso. Felizmente, a perícia dos pilotos da aeronave ajudou a evitar a tragédia voltando a levantar voo imediatamente.




   O Aeroporto Internacional Praga Ruzyně (IATA: PRG, ICAO: LKPR) é o maior Aeroporto da República Checa e um dos mais importantes Aeroportos na Europa Central. Fica em Praga, localizado a cerca 20 quilômetros a oeste do centro da cidade.




Aeronáutica criará empresa para cuidar do Tráfego Aéreo

Aeronáutica criará empresa para cuidar do Tráfego Aéreo

   BRASÍLIA - A Aeronáutica está finalizando a criação de uma empresa, a ser sediada no Rio, destinada às atividades de Controle Aéreo e que vai receber o serviço prestado atualmente pela Infraero, em processo de reestruturação. Segundo o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro Nivaldo Rossato, a nova empresa vai reunir controladores militares e civis e será mantida por tarifas pagas pelos usuários do transporte aéreo.

   Por ano, a arrecadação com essas taxas soma R$ 2 bilhões, mas o valor destinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) é reduzido devido ao contingenciamento do orçamento da União. Com a medida, os recursos iriam direto para a Força.

   A FAB quer criar ainda uma segunda empresa pública, a Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil (Alada). Esta se destinaria a gerenciamento de recursos humanos em ciência e tecnologia. A medida está sendo negociada com o Ministério do Planejamento.

   — Nossas empresas públicas têm uma razão de ser, são técnicas. No caso da empresa destinada a cuidar do Controle do Espaço Aéreo, ela viveria exclusivamente de tarifas aeroportuárias, de recursos próprios — disse o brigadeiro, durante café da manhã com jornalistas.

   Ele afirmou que o Brasil está atrás de muitos países, como a Índia, por exemplo, em termos de investimentos em tecnologia de ponta e desenvolvimento de satélites. Durante a realização da Olimpíada no Rio, o governo brasileiro tomou emprestado o satélite israelense (Eros-B) para monitorar o evento.

   — Assim como as áreas da educação e saúde, acho que o Espaço Aéreo é prioritário. O mundo todo acha. Não podemos ficar na contramão — destacou o comandante, lamentando que projetos de desenvolvimento de satélite foram abandonados.

   A poucos meses para finalizar o ano, Rossato destacou que a Aeronáutica ainda não recebeu do governo federal parcela destinada ao desenvolvimento dos caças suecos Gripen – o que poderá atrasar o cronograma do projeto. A previsão é que o primeiro voo ocorra em 2019 e que os primeiros modelos sejam entregues pela Embraer em 2020.

   O comandante frisou que os recursos já foram assegurados via financiamento internacional, no valor de US$ 5 bilhões. O contingenciamento já vai atrasar em um ano os planos da Aeronáutica de comprar 28 aeronaves KC-390, também em desenvolvimento na Embraer.

   Durante o evento, o comandante reafirmou os planos da Aeronáutica para reduzir gastos com pessoal – dentro de um prazo de 25 anos. Além de enxugar unidades militares e centralizar atividades, a Força vai substituir militares do quadro por profissionais temporários em todas as atividades de apoio, com redução de 25% do efetivo. A meta é economizar R$ 3 bilhões, com impactos positivos ao longo dos anos, ao evitar gastos com aposentadorias e pensões.





Governo prepara o leilão de mais dez aeroportos

Novo modelo prevê a venda de aeroportos

   O Governo Federal após uma série de atrasos e cancelamentos conseguiu estruturar a lista com os novos aeroportos que serão leiloados, na nova rodada de privatizações. Após a mudança na presidência, as regras sofreram algumas alterações e incluem mais dez aeroportos (Curitiba, Recife, Belém, Vitória, Goiânia, Cuiabá, Manaus, Maceió, São Luís e Foz do Iguaçu), que serão leiloados após a primeira rodada que inclui Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e Florianópolis. A previsão do governo é fechar a rodada de leilões no segundo semestre de 2017.

   No entanto, ao contrário das iniciativas anteriores, a venda dos novos aeroportos será em blocos.
Quem arrematar um aeroporto central deverá levar até três aeroportos secundários e de baixa rentabilidade. Entre os aeroportos que podem ser leiloados nesses blocos estão Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, Pampulha na região central de Belo Horizonte, e Juiz de Fora. O objetivo é evitar que aeroportos com baixo volume de tráfego fique com o Estado, que deverá destinar importantes recursos para a manutenção do sistema numa época de baixo fluxo de caixa e cortes consideráveis no orçamento.

   A Infraero ainda deverá passar por uma série de analises, sem um futuro definido. Interlocutores no Planalto afirmam que a empresa provavelmente será transformada numa holding, com a criação de uma subsidiária de capital aberto, que terá como principais ativos os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont, assim como aeroportos médios, mas sem interesse imediato de venda por parte do governo. Além disso, entre suas atividades estará o controle de tráfego aéreo. A redução no tamanho da estatal visa torna-la mais rentável ao mesmo tempo que permitirá uma melhor gestão dos recursos e ativos. A rede da Infraero até a venda dos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Viracopos, reunia aeroportos com movimento inferior aos 50 mil passageiros ao ano, a outros com que movimentavam mais de 20 milhões de passageiros.

   Atualmente sem seus principais aeroportos, a Infraero se tornou deficitária e uma redução nos ativos pode ajustar o fluxo de caixa e a gestão da estatal.


Aeroporto do Rio de Janeiro - Santos Dumont



Aeroporto de São Paulo - Congonhas




China, EUA e Europa prometem pacto sobre emissões de carbono na aviação

China, EUA e Europa prometem pacto sobre emissões de carbono na aviação

   China, Estados Unidos e Europa prometeram apoiar, neste sábado, um novo acordo para reduzir a emissão de dióxido de carbono por companhias aéreas, que está previsto para ser finalizado em uma reunião da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO, na sigla em inglês), da ONU, em setembro, e deve entrar em ação a partir de 2021.

   A aviação foi excluída do acordo de clima de dezembro passado, em Paris, quando os países concordaram em limitar o acréscimo médio global de temperatura para "bem menos" de dois graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.

   O novo acordo proposto para a aviação, cujo objetivo é limitar a poluição do carbono de todos os voos internacionais nos níveis de 2020, será voluntário entre 2021 e 2026 e obrigatório a partir de 2027 para os maiores emissores do mundo.

   As companhias aéreas dos países participantes precisarão limitar suas emissões ou compensá-las comprando créditos de carbono de projetos ambientais designados ao redor do mundo.

   A ICAO estima que a compensação de carbono pode custar às operadoras entre 0,2 por cento e 0,6 por cento do total de receitas da aviação internacional a partir de 2025, e de 0,5 por cento a 1,4 por cento depois de 2035.






   "Hoje, os Estados Unidos e a China expressam o apoio para que a assembleia da ICAO chegue a um consenso sobre essa medida", disseram os países em um comunicado conjunto, neste sábado.

   O comunicado, emitido antes da reunião do G20 na cidade chinesa de Hangzhou, informou que os dois países "esperam, voluntariamente, ser os participantes iniciais da medida".

   Em um comunicado separado, a Conferência Europeia de Aviação Civil (ECAC, na sigla em inglês), um grupo da União Europeia e outros 16 países, disse que se juntará ao plano desde o começo e pediu que todas as outras grandes companhias façam o mesmo.

EMIRATES é eleita a melhor companhia aérea do mundo em 2016 pela Skytrax

Empresa com sede em Dubai ganhou o prêmio Skytrax World Airline Awards, considerado o "Oscar da Aviação"




   Depois de perder os últimos dois anos para duas concorrentes asiáticas, a Emirates voltou a receber o prêmio de melhor companhia aérea do mundo na Skytrax World Airline Awards 2016, considerado o "Oscar da Aviação". A premiação foi entregue durante a Airshow, feira de aviação que aconteceu em Farnborough, na Inglaterra, no último dia 12 de julho.

   É a quarta vez em 15 anos que a Emirates recebe o título de melhor companhia aérea do mundo. Nos dois últimos anos, a empresa perdeu para duas concorrentes asiáticas: a Qatar Airways, com sede no Catar, e a Cathay Pacific, com sede em Hong Kong.

Top 10 do Skytrax World Airline Awards

1 - Emirates
2 - Qatar Airways
3 - Singapore Airlines
4 - Cathay Pacific
5 - ANA All Nippon Airways
6 - Etihad Airways
7 - Turkish Airlines
8 - EVA Air
9 - Qantas Airways
10 - Lufthansa 

   O ranking é feito através de uma grande pesquisa de satisfação, levando em conta a opinião de mais de 19 milhões de passageiros no mundo inteiro. A Emirates tem sede em Dubai, e opera para 134 destinos em 77 países. No Brasil, a companhia voa a partir dos aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo para destinos da América do Norte, Europa, África, Ásia e Oceania.








Homem morre esmagado por roda de avião nesta segunda em Porto alegre

Homem morre esmagado por trem de pouso no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre

   Um funcionário da companhia aérea Latam morreu na tarde desta segunda-feira (11) após ter sido esmagado pelo rodado (estrutura que prende duas rodas) de um avião no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Segundo a Polícia Civil, que investiga o caso, Adriano Luiz Schuck, de 34 anos, chegou a ser atendido no Hospital Cristo Redentor, mas não resistiu.

   O delegado Cleber Ferreira, responsável pelo caso, acredita que foi um "erro de comunicação" entre funcionários responsáveis por manobrar a aeronave tenha provocado o acidente. Ele explicou que um mecânico fica na cabine para pedir autorização para a torre de controle para mover a aeronave por meio de um reboque, enquanto o outro funcionário é responsável pela movimentação.

   "Adriano estava no trem de pouso, e o rodado esquerdo da aeronave dilacerou toda a perna esquerda. Adriano acabou falecendo no Hospital local", O delegado disse que vai continuar investigando o caso.

   Por meio de nota, a Latam diz que também está investigando o caso. "A LATAM Airlines Brasil lamenta o falecimento do seu funcionário em Porto Alegre. A companhia está investigando as causas deste acidente e solidariza a dor com os seus familiares e amigos, e segue prestando toda a assistência necessária à sua família".





O Aeroporto de Salvador Ganha uma nota Torre de Controle

   O Aeroporto Internacional de Salvador vai operar, a partir de agora, com uma nova torre de controle aéreo. O equipamento, previsto para ser entregue em 2014, foi inaugurado em cerimônia oficial, realizada no dia 31 de maio, em um espaço ao lado do terminal aeroportuário.

   A Torre de Salvador e a de Campinas (SP) são as duas mais alta do país, com 66 m. Ela vai substituir a anterior, que tinha apenas 12 m. A instalação do equipamento na capital integra uma das etapas de preparação para os jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

   A estrutura, que conta com dispositivos de última geração e tão modernos quanto os utilizados em aeroportos internacionais, foi instalada com o intuito de agilizar pousos e decolagens na capital.
Por meio da nova torre, técnicos do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV) poderão monitorar um raio de sete quilômetros de distância, uma área que equivale a 40 campos de futebol.

   De acordo com o diretor-geral de Controle do Espaço Aéreo, brigadeiro Carlos Aquino, a inauguração marca o início de uma etapa de modernização do aeroporto da capital.

   "Hoje contamos com um sistema digital de operação que acompanha a evolução dos equipamentos de monitoramento. Agora, nosso trabalho será realizado com maior nível de segurança e confiabilidade", explicou.

   Além de oferecer mais segurança dos pousos e decolagens, a nova estrutura será capaz de aumentar a capacidade de voos na capital baiana.

   Atualmente, o aeroporto opera com o maior volume de movimento de Tráfego Aéreo da região Nordeste - com aproximadamente 105.000 aeronaves controladas durante o ano.

   No ranking nacional, ele ocupa a 8° posição no ranking nacional em movimento de passageiros. "Está em fase de projeção a construção de uma nova pista. A nova torre dará conta de monitorar toda a estrutura já existente e as novas intervenções", disse.


Operação assistida





   Apesar de entregue oficialmente nesta terça, a torre já havia iniciado as atividades em operação assistida. Até 14 de junho, ela vai dividir as funções com a torre antiga até que todos os procedimentos de monitoramento aéreo sejam realizados exclusivamente pelos equipamentos digitais.

   Por meio do novo sistema, a saída de aeronaves será operada com um controle integrado. Em uma única tela, é possível saber a temperatura do ar, da pista, a direção dos ventos, entre outros recursos.

   "A nova torre ocupa um espaço estratégico dentro do aeroporto. A partir dela, temos uma ampla visão de toda a estrutura, o que não era possível na torre antiga. O local onde era realizado o monitoramento era muito próximo ao terminal de passageiros, o que gerava ruídos e dificultava a operação", explicou o diretor geral da DTCEA-SV, brigadeiro Aquino.

FAB ativa novamente radares meteorológicos que estavam desligados

FAB ativa novamente Radares Meteorológicos que estavam desligados

   A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu do governo federal recursos para ativa novamente cinco radares meteorológicos que estavam desligados devido a restrições orçamentárias nos seus custos.

Vale lembra que os radares meteorológicos não são utilizados no serviço de Controle de Tráfego Aéreo. Estes radares meteorológicos são utilizados para captar informações para a consulta online e de aeronavegantes e entre outros serviços.

Os radares que foram desligados durante este período são eles: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e no distrito Federal.

Desdá criação dos radares está foi a primeira vez que a FAB desligou os radares devido a cortes orçamentárias.





Um Eurocopter EC225 caiu durante um voo hoje cedo

   Hoje cedo, um Eurocopter EC225 caiu durante um voo de "Gullfaks B" plataforma de petróleo para Bergen, na Noruega. O local do acidente é perto da ilha "Turoy" um par de quilômetros a Noroeste de Bergen. os dados ADS-B mostram que o helicóptero caiu de 2100 pés durante os últimos 10 segundos, o que dá uma velocidade vertical de cerca de 13000 pés / min. Havia 13 pessoas a bordo do helicóptero e todos estão mortos, mais um Trágico acidente na aviação.

   Mais informações no link Flightradar24.




A "Flight" - Escola de Aviação em Porto Alegre

Flight - Escola de Aviação

   Trouxemos o Simulador do Cessna 182 para Exposição da Infraero, todos estão convidados para "dar uma pilotada no Cessna!".

   Todos os dias (até o dia 28) das 9:00 às 19:00 no Terminal 1 no 3° andar do Aeroporto Salgado Filho.




















Um caça F-15 faz pouso de emergência no aeroporto de Tusla

Um caça F-15 Eagle da Força Aérea dos Estados Unidos efetuou um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Tusla, no estado americano de Oklahoma.

   De acordo com o Controle de Tráfego Aéreo (ATC) do aeroporto, o F-15 teve uma falha geral nos sistemas hidráulicos durante o voo. Para frenar a aeronave na pista em segurança, a equipe do aeroporto instalou cabos de retenção na pista 36R, permitindo que o F-15 utiliza-se o gancho de parada para frenar a aeronave.

   Todo o Tráfego do aeroporto, foi desviado para pista 8 até que o caça fosse removido pela equipe de solo.

   No auxílio ao pouso de emergência esteve outro caça F-15. Ambos caças estão baseados da Base Aérea de Seymour Johnson, na Carolina do Norte.

Veja o vídeo do momento do pouso.





Os dez voos mais longos do mundo

A Emirates inaugurou a rota mais longa do mundo de Nova Zelândia ao Dubai, mais de 14 mil quilômetros, em 17 horas de voo direto




   1º. A viajem mais longa agora é de Auckland, na Nova Zelândia, até ao Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O voo da Emirates percorre uma distância de 14 178 quilômetros durante aproximadamente 17 horas e 20 minutos. O aparelho utilizado é um Boeing 777-200LR.

   2º. O voo que parte da cidade de Dallas, nos EUA, para Sidney, na Austrália, é o segundo mais longo do mundo. Cobre uma distância de 13 790 quilômetros em cerca de 16 horas e 50 minutos. O percurso é percorrido com uma aeronave da Airbus A380-800 da Qantas Airlines.

   3º. Com uns 13 572 quilômetros para cumprir, o voo de Atlanta, nos EUA, até Joanesburgo, na África do Sul, é o terceiro nesta lista. A aeronave utilizada é um Boeing 777-200LR e a viagem demora 15 horas e 21 minutos, da Delta Air Lines.

   4º. A viagem de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, para Los Angeles, nos EUA, leva cerca de 16 horas e 45 minutos. Um pouco mais do que a terceira viagem nesta lista, mas os quilômetros cumpridos são em número ligeiramente inferior: 13 495. O Boeing 777-200LR é, mais uma vez, o escolhido para este percurso, a cargo da Etihad Airways.

   5º. Mais uma viagem da cidade de Dubai, desta vez com destino a Los Angeles, EUA: são 13 412 quilômetros num Airbus A380-800 da Emirates.

   6º. Da cidade de Jidá, na Arábia Saudita, até Los Angeles, nos EUA, mais uma longa viagem: 13 403 quilômetros em cerca de 16 horas e 10 minutos. A companhia é a Saudi Arabian Airlines e o avião um Boeing 777-300ER.

   7º. A viagem desde Doah, no Qatar, até Los Angeles, nos EUA, ronda as 16 horas e 20 minutos. São 13 359 quilômetros num Boeing 777-200LR. Reservas na Qatar Airways.

   8º. Do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, até Houston, nos EUA, são 13 140 quilômetros, cumpridos a bordo de um Airbus A380-800 da Emirates, em cerca de 16 horas e 20 minutos.

   9º. A nona viagem mais longa do mundo sai de Abu Dhabi, nos Emirados, com destino a São Francisco, nos EUA. As reservas são com a Etihad Airways, que utiliza um Boeing 777-200LR para fazer os 13 124 quilômetros.

   10º. No último lugar do ranking, a viagem de Dallas, nos EUA, para Hong Kong. A distância é de 13 053 quilômetros, o que resulta numa viagem de aproximadamente 16 horas e 35 minutos a bordo de um Boeing 777-300ER, A companhia é a American Airlines.






O maior evento de aviação do Brasil "IBAS"

Primeira edição da maior feira de aviação do país será realizada no Rio de Janeiro, em 2017; organização espera mais de 300 expositores no evento


   Na cidade de São Paulo (SP) recebe a cada dois anos o Salão do Automóvel, o Rio de Janeiro (RJ) vai sediar o “Salão da Aviação”. O Grupo Sator anunciou nessa segunda-feira (4) o lançamento oficial do International Brazil Air Show (IBAS), que será realizado de 29 de março a 2 de abril de 2017, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).




   A ideia de fazer um evento como o IBAS é antiga, mas a provocação foi feita pela FAA (órgão de administração de aviação civil dos EUA) em um evento de aeroportos que realizados em setembro de 2014. De lá pra cá iniciamos as negociações e o planejamento para a realização do evento, contou Paula Faria, diretora executiva do Grupo Sator.

   A “provocação” citada por Paula partiu de Michael Huerta, diretor geral da FAA. O executivo norte-americano questionou o fato do Brasil ter o segundo maior mercado de aviões executivos do mundo e uma das taxas de crescimento mais aceleradas da aviação comercial, mas não ter nenhum grande evento sobre o tema – atualmente, o maior evento de aviação brasileiro é a Labace.

   "Acreditamos que o mercado Latino Americano, liderado pelo Brasil que possui o maior mercado aeroespacial do hemisfério sul, tem potencial para um evento deste porte. Nesta primeira edição esperamos atrair mais de 120 mil pessoas, sendo 30 mil parte do público de negócios. Também planejamos reunir 300 marcas e mais de 50 aeronaves em exposição”, contou Paula Fria, diretora executiva do Grupo Sator, em entrevista ao Airway.

   O Galeão foi escolhido por possuir a infraestrutura necessária para a realização de um evento desta natureza, com um acesso para o público separado do aeroporto. “Isso garantirá a segurança e a comodidade tanto dos usuários do aeroporto como dos participantes do evento”.

   Em relação ao porte do IBAS, Paula Faria revelou suas inspirações. “O Brasil merece um evento de porte semelhante aos melhores do mundo, por isso nos inspiramos no Le Bourget, na França, e temos a FIDAE (evento de aviação realizado no Chile) como parceira”.

   O IBAS ocupará uma área de 40 mil metros quadrados no Terminal de Cargas do Galeão, englobando seminários, palestras, workshop, negócios, exposições de aeronaves e equipamentos, shows aéreos e acesso a simuladores de voo. O valor dos ingressos ainda não foi definido.