Comunicado

ATENÇÃO

   Comunicamos que devido as novas autorizações da FAB. Perdemos algumas fonias Aéreas. Mas por conta disto também ganhamos novas fonias Aéreas.
   Algumas fonias foram melhoradas com aparelhos, antenas e ect...
   E infelizmente algumas fonias Aéreas perdemos, devido a falta de papeladas ou falta de normas regulamentadoras.


Desde já agradecemos o apoio de todos e a paciência que tiveram até agora.




FAB abre 252 vagas para o Curso de Formação de Sargentos

Inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 5 a 30 de agosto

   A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou, nesta quarta-feira (24/07), as Instruções Específicas para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para o segundo semestre de 2020 (CFS 2/2020).

   As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 5 a 30 de agosto no endereço https://ingresso.eear.aer.mil.br/, onde também podem ser encontradas todas as informações relativas à seleção. O valor da taxa é R$ 60,00.

   As 252 vagas são destinadas a cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, que atendam aos pré-requisitos, às condições e às normas estabelecidas nas Instruções Específicas, para serem habilitados à matrícula no CFS 2/2020.

   Haverá vagas para as seguintes especialidades: Comunicações (BCO), Foto Inteligência (BFT), Guarda e Segurança (SGS),  Eletricidade e Instrumentos (BEI),  Estrutura e Pintura (BEP), Meteorologia (BMT), Suprimento (BSP), Informações Aeronáuticas (SAI), Bombeiro (SBO), Cartografia (SCF), Desenho (SDE), Eletromecânica (SEM), Metalurgia (SML) e Controle de Tráfego Aéreo (BCT).

   Para serem habilitados à matrícula, os candidatos devem ter concluído, na data da Concentração Final do certame, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino. O processo seletivo é composto por provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, além de inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental. As provas escritas ocorrerão no dia 17 de novembro de 2019.

   Os aprovados em todas as etapas do processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), no dia 28 de junho de 2020, para habilitação à matrícula no curso que terá duração de dois anos.

   Após a formatura na instituição de ensino, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será classificado em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.






Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Emília Maria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Monteiro

1º SIRESANT - CINDACTA II

   Esta semana o CINDACTA II, unidade subordinada ao DECEA, promove o Simpósio Regional sobre Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (SIRESANT).

   São cinco dias de palestras expositivas, debates e compartilhamento das melhores práticas relacionadas à operação segura do sistema de aeronaves não tripuladas.

O evento pode ser acompanhado, ao vivo, pelo canal do DECEA no Youtube.




Links do DECEA

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Reestruturação na Área de Controle da Terminal São Paulo é tema de encontros

Controladores de Tráfego, representantes de empresas aéreas e associações da aviação civil participaram das reuniões

   O Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) promoveu, no período de 2 a 6 de julho, reuniões com o objetivo de construir ideias para a projeção da nova circulação aérea Terminal São Paulo, região de maior movimento do país. Esta é uma das etapas do projeto da Reestruturação na Área de Controle da Terminal São Paulo, denominado Projeto TMA-SP Neo.




   O projeto visa à diminuição da carga de trabalho de Controladores de Tráfego Aéreo e pilotos, a redução do consumo de combustível e da emissão de gás carbônico pelas aeronaves e a absorção do crescimento da demanda do tráfego aéreo pelos próximos dez anos. A intenção é manter a política de melhoria contínua aplicada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

   Militares de organizações relacionadas ao Controle de Tráfego Aéreo, representantes de empresas aéreas e associações da aviação civil estiveram nos encontros. As reuniões foram divididas em dois grupos. A primeira equipe se responsabilizou pelo novo desenho da Terminal, enquanto a segunda visou a determinação dos objetivos do projeto e a criação do plano de medição de performances.




   O Gerente do Projeto TMA-SP Neo, Major Aviador Robson Laube Roque Moreira, diz que a participação dos Controladores de Tráfego Aéreo, pilotos e empresas em todas as fases do projeto é um marco importante. "É um processo de decisão colaborativa em que todas as organizações envolvidas são ouvidas e participam ativamente", destaca.

   O militar explica que a fase inicial do projeto foi o diagnóstico e planejamento, em que foram identificadas possibilidades de melhoria no cenário atual. A fase seguinte é de validação, dividida em duas etapas: a simulação em tempo acelerado e a simulação em tempo real. Na simulação em tempo real, o cenário escolhido passa pela fase de desenho de procedimentos no Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) e pela homologação desses procedimentos pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). A partir disso, são necessários treinamentos para os controladores e então o projeto entra em vigor.




Projeto TMA-SP Neo

   O propósito do projeto de reestruturação da Terminal São Paulo é aumentar a eficiência do tráfego aéreo por meio da remodelação das rotas de voo por instrumentos dentro da Terminal com a inserção das técnicas da Navegação Baseada em Performance (PBN, do inglês Performance Based Navigation).

   O PBN permite que as aeronaves com equipamentos específicos voem em rotas de navegação aérea (RNAV) a menores distâncias longitudinais e laterais. A adoção dessas técnicas trará redução do consumo de combustível e, consequentemente, menores emissões de carbono (CO²), além da otimização do trabalho dos controladores de voo.


Fonte: SRPV-SP, por Sargento Juliana Costa
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Cap Oliveira

O que é a Operação Ostium?

   A Ostium é uma operação de reforço na vigilância do espaço aéreo sobre a região de fronteira do Brasil, realizada de forma permanente pela Força Aérea Brasileira. O objetivo é coibir voos irregulares que possam estar ligados a crimes como o narcotráfico.

   Este ano, diversas ações já foram realizadas como a interceptação que ocorreu no norte de Corumbá, em Mato Grosso Sul, de uma aeronave que vinha da Bolívia com aproximadamente 500 kg de pasta base de cocaína e também a de um monomotor carregado com cerca de 330 kg de cocaína que entrou no espaço aéreo brasileiro sem ter apresentado plano de voo.

   A vigilância do espaço aéreo brasileiro é realizada 24 horas por dia pela FAB por meio de uma rede de radares que cobre todo o território continental do país, além de partes do Oceano Atlântico. Para reforçar a cobertura, são utilizados ainda aviões-radar E-99, baseados em Anápolis (GO) e operantes em todas as regiões.

   Essas informações são reunidas em Brasília (DF) no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) que pode, de acordo com a necessidade, acionar aeronaves de caça em qualquer parte do País.




   Atualmente, a FAB conta com supersônicos F-5M baseados em Manaus (AM), Anápolis (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Canoas (RS), além de turboélices A-29 Super Tucano em Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Natal (RN). Também podem ser utilizados helicópteros AH-2 Sabre, baseados em Porto Velho (RO), e H-60 Black Hawk, sediados em Manaus (AM) e Santa Maria (RS). Além de suas bases de origem, essas aeronaves podem operar a partir de outras localidades.

   Já o esquadrão de defesa aérea possui um serviço de alerta, que é exercido por uma equipe composta por piloto, mecânico da aeronave de alerta, mecânico para a operação do armamento e auxiliar. Os militares permanecem de prontidão para o acionamento, caso os radares de defesa aérea identifiquem um tráfego aéreo desconhecido ou ilícito. Ao soar a sirene, o piloto corre para a aeronave, já pronta e armada, tendo pouco tempo para decolar. Somente em voo, ele é informado dos detalhes da missão. O piloto passa, então, a seguir as orientações do Centro Integrado de Defesa Aérea, cumprindo as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) de modo progressivo.




   O trabalho de combate ao tráfico de drogas, bem como outros crimes transnacionais, acontece de forma conjunta com outros órgãos do Brasil e de países vizinhos. Eventualmente, a participação da FAB envolve o monitoramento de tráfegos aéreos para o envio de dados de inteligência ou mesmo acompanhamento à distância de aeronaves suspeitas, de forma a colaborar com autoridades policiais.






Um avião Cessna 208B cai em área de mata em Manaus

   Um avião de pequeno porte caiu e pegou fogo na manhã desta terça-feira (22) em uma área de mata nas proximidades do Aeroclube de Manaus, por trás da avenida Torquato Tapajós e do depósito das lojas Ramsons, bairro Flores, na Zona Centro-Sul da capital. Segundo o Corpo dos Bombeiros, não houve vítimas fatais no acidente.

   A aeronave acidentada é um modelo Cessna 208B matrícula PT-FLW de propriedade da Amazonaves Táxi Aéreo. Segundo funcionários do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes entrevistados pela reportagem, o avião decolou do Eduardo Gomes às 9h47 com destino ao Aeroclube de Manaus. A aeronave caiu e entrou em chamas quando tentava aterrissar.

   Ainda conforme funcionários do aeroporto, o avião fazia um trajeto de translado e, no momento da decolagem, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes funcionava com uso de instrumentos, um procedimento padrão para quando o céu está nublado e com nuvens baixas.





FAB intercepta avião suspeito em Corumbá

Atuação da Força Aérea tem como objetivo defender o espaço aéreo e proteger as fronteiras do país

   A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou no norte de Corumbá, em Mato Grosso Sul, por volta das 7 horas desta quarta-feira (25), uma aeronave que vinha da Bolívia com aproximadamente 500 kg de pasta base de cocaína. Três aeronaves A-29 e um avião-radar E-99 participaram da interceptação que seguiu todas as medidas de policiamento do espaço aéreo, incluindo o tiro de aviso, até chegar na última medida prevista: o tiro de detenção. Esta é a segunda vez que esta medida é tomada pela FAB.




   Após a execução do tiro de detenção, a aeronave, que não tinha plano de voo, fez pouso forçado em um lago localizado na área do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, quando então foi feita a apreensão da carga ilegal da aeronave pela Polícia Federal.

   A FAB também participou da ação com o envio de um helicóptero H-60 Black Hawk e de militares especializados em busca e salvamento. A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto com a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal e órgãos de segurança pública.

   Entenda o caso - As aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano da FAB e o avião radar E-99 foram empregados para monitorar e interceptar o avião. O piloto de defesa aérea seguiu o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, conforme estabelece a Lei 7565/1986, interrogando o piloto do bimotor, mas não obteve resposta. Nesse momento, a aeronave foi classificada como suspeita.




   Na sequência, o piloto da FAB ordenou a mudança de rota e o pouso obrigatório no aeródromo de Cuiabá (MT), porém o piloto do avião interceptado não obedeceu. Foi necessário que a defesa aérea comandasse o tiro de aviso, informando que o avião interceptado pousasse no aeródromo mais próximo. Ainda sem retorno, foi disparado o tiro de detenção.

   As medidas de Controle do Espaço Aéreo realizadas estão previstas no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004. “Ao tentar se evadir e após se negar a responder a todas as chamadas do A-29 da Defesa Aérea, inclusive o tiro de aviso, a aeronave foi alvejada, o que forçou um pouso de emergência”, explica o Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Cesar Mangrich.

   De acordo com o oficial-general, a ação representa o cumprimento pleno da missão da FAB na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro. “A aeronave em questão não tinha plano de voo, estava com uma matrícula falsa e foi interceptada em decorrência da Operação Ostium, operação permanente e que conta com a participação da Polícia Federal, de diversos órgãos de inteligência e de segurança pública”, afirmou.

   O Major-Brigadeiro Mangrich ressalta a relevância da cooperação de todos que operam no espaço aéreo. “É importante que as aeronaves realizem o plano de voo em todas as regiões em que este está previsto nas regras de trafego aéreo", diz.

   Todas as ações da FAB na fronteira também seguem o que é previsto no decreto 8.903, de 16 de novembro de 2016, que instituiu o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e prevê a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança pública, dos órgãos de inteligência, da Secretaria da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda e do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas contra ilícitos transfronteiriços.





Força Aérea Brasileira abre vagas para Curso de Formação de Sargentos

As Instruções específicas já estão disponíveis e as inscrições iniciam em 11 de fevereiro

   A Força Aérea Brasileira (FAB) abre seleção para a primeira turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS), com ingresso previsto para janeiro de 2019. As inscrições para a seleção começam no dia 11 de fevereiro e terminam no dia 12 de março. Para acessar as instruções específicas do concurso, clique aqui. A taxa de inscrição é de R$ 60,00.

   As vagas são destinadas a candidatos de ambos os sexos, que atendam às condições e às normas estabelecidas nas instruções específicas. Para serem habilitados à matrícula no CFS 1/2019, os candidatos não devem possuir menos de 17 nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2019 e ter concluído, na data da Concentração Final do certame, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino.

   O processo seletivo é composto de provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental. As provas escritas ocorrerão no dia 27 de maio de 2018.

   Os aprovados em todas as etapas do processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), no dia 13 de janeiro de 2019, para habilitação à matrícula no curso que terá duração de dois anos.

   Após a formatura na instituição de ensino, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será classificado em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

Confira abaixo a quantidade de vagas por especialidade:

BMA – Mecânica de Aeronaves: 50

BMB – Material Bélico: 13

BEV – Equipamento de Voo: 6

BCT – Controle de Tráfego Aéreo: 128

SGS – Guarda e Segurança: 30

Total de vagas oferecidas para o CFS 1/2019: 227








Um reboque pega fogo quando estava puxando um Boeing 777 em Singapura

   Um Boeing 777-212ER da Singapore Airlines, matrícula 9V-SQK, ficou bastante danificado na madrugada desta quarta-feira, dia 29 de novembro (cerca das H 04:00 locais / H 20:00 UTC de terça-feria, dia 28), devido a um incêndio no trator de reboque, na ocasião em que o avião era transportado, sem passageiros, de uma zona de parque remoto, para uma ponte de embarque, no Aeroporto Internacional de Changi, em Singapura. A aeronave estava a ser aprontada para iniciar um voo com passageiros.

   A rapidez dos bombeiros aeroportuários evitou maiores danos na aeronave. Conseguiram extinguir as chamas e evitar a sua propagação à cabina do Boeing 777-200. Um inquérito foi instalado para apurar os factos do ocorrido.











Dimensão 22

O novo projeto da FAB: Dimensão 22






Entenda

A Dimensão 22 corresponde a uma área de 22 milhões de km2, um cenário tridimensional fabuloso que a Força Aérea Brasileira protege por meio das ações de ControlarDefender Integrar.









Controlar

Controlar diz respeito à responsabilidade da Força Aérea Brasileira pelo controle de voos no espaço aéreo brasileiro. Em cumprimento a acordos internacionais, o Brasil é, também, responsável por controlar voos além do continente, sobre o Oceano Atlântico, totalizando 22 milhões de km2. Ainda, em toda essa área, a FAB cumpre missões de busca e salvamento para localizar e salvar pessoas em perigo na terra ou no mar.






Defender

Defender refere-se à garantia da soberania do espaço aéreo, que inclui todo o território brasileiro e suas fronteiras, além da zona econômica exclusiva, totalizando 12 milhões de km2. Com unidades operacionais em regiões estratégicas, a FAB defende essa área utilizando sua estrutura de defesa aérea por tipos de aviações: Caça, Transporte, Patrulha Marítima, Reconhecimento, Asas Rotativas e Alerta Aéreo Antecipado. Além da aviação, utiliza ações terrestres de CONTRATERRORISMO, de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e de Defesa Antiaérea.






Integrar

Integrar o território nacional também é missão da FAB. Grande parte das aeronaves da FAB proporciona a integração do Brasil em diferentes missões. Ajuda humanitária, ações cívico-sociais, transporte de pessoas e suprimentos, transporte de órgãos e de urnas eleitorais, evacuações aeromédicas, e construção de pistas são algumas das ações que levam direitos fundamentais à população carente em regiões de difícil acesso do País.






Projetos

Conheça alguns dos projetos da Dimensão 22.

1° Projeto: Aeronave Gripen

O caça sueco de múltiplo emprego Gripen NG é um modelo supersônico monomotor projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo sob quaisquer condições meteorológicas. A FAB receberá 36 unidades da nova aeronave até 2024 para atuar na Defesa Aérea da Dimensão 22.

A versão brasileira, desenvolvida em parceria com empresas locais, contará com modernos sistemas embarcados, radar de última geração e capacidade para empregar armamentos de fabricação nacional.

Em termos estratégicos, representa a possibilidade de entrada do Brasil como parceiro em um programa de alta tecnologia. Haverá reflexos duradouros para a indústria de defesa nacional, com foco na transferência de tecnologia para o País.





2° Projeto: Aeronave KC 390

A produção do KC-390 tem por objetivo o desenvolvimento de aeronaves de transporte militar e reabastecimento em voo para substituição dos Hércules C-130.

KC-390 será capaz de operar em pistas não pavimentadas em qualquer local do planeta, como a Antártida, a Amazônia e o Pantanal. Seus sistemas de autodefesa o tornarão menos suscetível a ameaças em ambiente hostil. Deve constituir-se em uma das mais importantes ferramentas da FAB para cumprir sua missão constitucional na Dimensão 22 de prover mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

O desenvolvimento dessa nova aeronave posicionará o Brasil como protagonista entre os fabricantes de equipamentos de defesa no mundo, além de possibilitar exportações de um produto de alto valor agregado.






3° Projeto: O Programa espacial

Segundo a Estratégia Nacional de Defesa, a FAB é também responsável pelo desenvolvimento de projetos no Setor Aeroespacial, assim como a operação e o monitoramento de satélites. Em vista disso, o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) estabelece a estratégia de implantação de sistemas espaciais de defesa com uso integrado - militar e civil.

PESE permite que as operações das Forças Armadas tenham o necessário suporte das aplicações espaciais de forma coordenada e integrada. Além disso, traz benefícios diretos e indiretos a todas as ações de governo em prol da sociedade brasileira.

O Brasil, no contexto da Dimensão 22, não pode prescindir do uso do espaço para benefício de sua sociedade e aprimoramento de seus sistemas de defesa. Incluir o País num cenário global onde poucos detêm a capacidade gerencial, operacional, tecnológica e industrial para fazer uso do espaço requer esforço coordenado entre diversos segmentos da sociedade, a fim de conquistar a independência do Setor Aeroespacial brasileiro.





EXPOAER 2017 na Base Aérea de Canoas SBCO

EXPOAER 2017

   O evento EXPOAER: Portões Abertos ao público focado para as crianças, será realizado na Quinta-feira, 12 de outubro às 10:00 - 18:00.

Será um dia repleto de atrações, dentre elas:
*Esquadrilha da Fumaça;
*Exposição de Aeronaves;
*Aeroclubes;
*Apresentação da Banda de Música da Base Aérea;
*Praça de Alimentação;
*Food Trucks;
*Expositores diversos;
*Brinquedos Infláveis e muito mais...

Tudo isso em um local seguro, bem localizado e com entrada e estacionamento GRATUITOS.




Aperte na Imagem para acessar o evento pelo o Facebook.

Comac C919 vem para ser o novo concorrente da Boeing e Airbus

O Comac C919

   A aeronave C919 é uma grande aeronave de aviação civil desenvolvida de forma independente pela China de acordo com os regulamentos da aviação civil internacional e possui direito de propriedade intelectual independente.

   A aeronave C919 tem um layout de 158 a 168 assentos e uma faixa de 4.075 a 5.555 quilômetros. Até agora, a demonstração do projeto, estudo de viabilidade e pré-desenvolvimento foram concluídos, o programa entra na fase de desenvolvimento de engenharia e o design detalhado foi concluído.

   Além disso, o programa C919 fez grandes avanços em design de engenharia, teste, fabricação, avanço tecnológico chave e cooperação em Joint Venture de Sistemas Aéreos. O teste na plataforma de teste de aves de ferro foi iniciado, o teste estático da junção ASA-fuselagem foi concluído com sucesso e os componentes foram colocados em produção.

   Grandes seções, como nariz, FW Fuselagem e MID Fuselage / CENTER WING, foram lançados em sucessão, e estrutura de montagem do primeiro avião foi oficialmente iniciado.

   A primeira aeronave foi lançada em 2 de novembro de 2015. Em 5 de maio de 2017, o C919 fez o primeiro voo de teste. Foram obtidos um total de 600 pedidos de 24 clientes.