Base Aérea de Canoas SBCO
Comunicado
ATENÇÃO
Comunicamos que devido as novas autorizações da FAB. Perdemos algumas fonias Aéreas. Mas por conta disto também ganhamos novas fonias Aéreas.
Algumas fonias foram melhoradas com aparelhos, antenas e ect...
E infelizmente algumas fonias Aéreas perdemos, devido a falta de papeladas ou falta de normas regulamentadoras.
Desde já agradecemos o apoio de todos e a paciência que tiveram até agora.
FAB abre 252 vagas para o Curso de Formação de Sargentos
Inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 5 a 30 de agosto
A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou, nesta quarta-feira (24/07), as Instruções Específicas para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para o segundo semestre de 2020 (CFS 2/2020).
As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 5 a 30 de agosto no endereço https://ingresso.eear.aer.mil.br/, onde também podem ser encontradas todas as informações relativas à seleção. O valor da taxa é R$ 60,00.
As 252 vagas são destinadas a cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, que atendam aos pré-requisitos, às condições e às normas estabelecidas nas Instruções Específicas, para serem habilitados à matrícula no CFS 2/2020.
Haverá vagas para as seguintes especialidades: Comunicações (BCO), Foto Inteligência (BFT), Guarda e Segurança (SGS), Eletricidade e Instrumentos (BEI), Estrutura e Pintura (BEP), Meteorologia (BMT), Suprimento (BSP), Informações Aeronáuticas (SAI), Bombeiro (SBO), Cartografia (SCF), Desenho (SDE), Eletromecânica (SEM), Metalurgia (SML) e Controle de Tráfego Aéreo (BCT).
Para serem habilitados à matrícula, os candidatos devem ter concluído, na data da Concentração Final do certame, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino. O processo seletivo é composto por provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, além de inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental. As provas escritas ocorrerão no dia 17 de novembro de 2019.
Os aprovados em todas as etapas do processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), no dia 28 de junho de 2020, para habilitação à matrícula no curso que terá duração de dois anos.
Após a formatura na instituição de ensino, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será classificado em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Monteiro
1º SIRESANT - CINDACTA II
Esta semana o CINDACTA II, unidade subordinada ao DECEA, promove o Simpósio Regional sobre Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (SIRESANT).
São cinco dias de palestras expositivas, debates e compartilhamento das melhores práticas relacionadas à operação segura do sistema de aeronaves não tripuladas.
São cinco dias de palestras expositivas, debates e compartilhamento das melhores práticas relacionadas à operação segura do sistema de aeronaves não tripuladas.
O evento pode ser acompanhado, ao vivo, pelo canal do DECEA no Youtube.
Links do DECEA
Reestruturação na Área de Controle da Terminal São Paulo é tema de encontros
Controladores de Tráfego, representantes de empresas aéreas e associações da aviação civil participaram das reuniões
O Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) promoveu, no período de 2 a 6 de julho, reuniões com o objetivo de construir ideias para a projeção da nova circulação aérea Terminal São Paulo, região de maior movimento do país. Esta é uma das etapas do projeto da Reestruturação na Área de Controle da Terminal São Paulo, denominado Projeto TMA-SP Neo.
Militares de organizações relacionadas ao Controle de Tráfego Aéreo, representantes de empresas aéreas e associações da aviação civil estiveram nos encontros. As reuniões foram divididas em dois grupos. A primeira equipe se responsabilizou pelo novo desenho da Terminal, enquanto a segunda visou a determinação dos objetivos do projeto e a criação do plano de medição de performances.
O militar explica que a fase inicial do projeto foi o diagnóstico e planejamento, em que foram identificadas possibilidades de melhoria no cenário atual. A fase seguinte é de validação, dividida em duas etapas: a simulação em tempo acelerado e a simulação em tempo real. Na simulação em tempo real, o cenário escolhido passa pela fase de desenho de procedimentos no Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) e pela homologação desses procedimentos pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). A partir disso, são necessários treinamentos para os controladores e então o projeto entra em vigor.
Projeto TMA-SP Neo
O propósito do projeto de reestruturação da Terminal São Paulo é aumentar a eficiência do tráfego aéreo por meio da remodelação das rotas de voo por instrumentos dentro da Terminal com a inserção das técnicas da Navegação Baseada em Performance (PBN, do inglês Performance Based Navigation).
O PBN permite que as aeronaves com equipamentos específicos voem em rotas de navegação aérea (RNAV) a menores distâncias longitudinais e laterais. A adoção dessas técnicas trará redução do consumo de combustível e, consequentemente, menores emissões de carbono (CO²), além da otimização do trabalho dos controladores de voo.
Fonte: SRPV-SP, por Sargento Juliana Costa
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Cap Oliveira
O que é a Operação Ostium?
A Ostium é uma operação de reforço na vigilância do espaço aéreo sobre a região de fronteira do Brasil, realizada de forma permanente pela Força Aérea Brasileira. O objetivo é coibir voos irregulares que possam estar ligados a crimes como o narcotráfico.
Este ano, diversas ações já foram realizadas como a interceptação que ocorreu no norte de Corumbá, em Mato Grosso Sul, de uma aeronave que vinha da Bolívia com aproximadamente 500 kg de pasta base de cocaína e também a de um monomotor carregado com cerca de 330 kg de cocaína que entrou no espaço aéreo brasileiro sem ter apresentado plano de voo.
A vigilância do espaço aéreo brasileiro é realizada 24 horas por dia pela FAB por meio de uma rede de radares que cobre todo o território continental do país, além de partes do Oceano Atlântico. Para reforçar a cobertura, são utilizados ainda aviões-radar E-99, baseados em Anápolis (GO) e operantes em todas as regiões.
Essas informações são reunidas em Brasília (DF) no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) que pode, de acordo com a necessidade, acionar aeronaves de caça em qualquer parte do País.
Atualmente, a FAB conta com supersônicos F-5M baseados em Manaus (AM), Anápolis (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Canoas (RS), além de turboélices A-29 Super Tucano em Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Natal (RN). Também podem ser utilizados helicópteros AH-2 Sabre, baseados em Porto Velho (RO), e H-60 Black Hawk, sediados em Manaus (AM) e Santa Maria (RS). Além de suas bases de origem, essas aeronaves podem operar a partir de outras localidades.
Já o esquadrão de defesa aérea possui um serviço de alerta, que é exercido por uma equipe composta por piloto, mecânico da aeronave de alerta, mecânico para a operação do armamento e auxiliar. Os militares permanecem de prontidão para o acionamento, caso os radares de defesa aérea identifiquem um tráfego aéreo desconhecido ou ilícito. Ao soar a sirene, o piloto corre para a aeronave, já pronta e armada, tendo pouco tempo para decolar. Somente em voo, ele é informado dos detalhes da missão. O piloto passa, então, a seguir as orientações do Centro Integrado de Defesa Aérea, cumprindo as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) de modo progressivo.
O trabalho de combate ao tráfico de drogas, bem como outros crimes transnacionais, acontece de forma conjunta com outros órgãos do Brasil e de países vizinhos. Eventualmente, a participação da FAB envolve o monitoramento de tráfegos aéreos para o envio de dados de inteligência ou mesmo acompanhamento à distância de aeronaves suspeitas, de forma a colaborar com autoridades policiais.
Este ano, diversas ações já foram realizadas como a interceptação que ocorreu no norte de Corumbá, em Mato Grosso Sul, de uma aeronave que vinha da Bolívia com aproximadamente 500 kg de pasta base de cocaína e também a de um monomotor carregado com cerca de 330 kg de cocaína que entrou no espaço aéreo brasileiro sem ter apresentado plano de voo.
A vigilância do espaço aéreo brasileiro é realizada 24 horas por dia pela FAB por meio de uma rede de radares que cobre todo o território continental do país, além de partes do Oceano Atlântico. Para reforçar a cobertura, são utilizados ainda aviões-radar E-99, baseados em Anápolis (GO) e operantes em todas as regiões.
Essas informações são reunidas em Brasília (DF) no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) que pode, de acordo com a necessidade, acionar aeronaves de caça em qualquer parte do País.
Já o esquadrão de defesa aérea possui um serviço de alerta, que é exercido por uma equipe composta por piloto, mecânico da aeronave de alerta, mecânico para a operação do armamento e auxiliar. Os militares permanecem de prontidão para o acionamento, caso os radares de defesa aérea identifiquem um tráfego aéreo desconhecido ou ilícito. Ao soar a sirene, o piloto corre para a aeronave, já pronta e armada, tendo pouco tempo para decolar. Somente em voo, ele é informado dos detalhes da missão. O piloto passa, então, a seguir as orientações do Centro Integrado de Defesa Aérea, cumprindo as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) de modo progressivo.
Um avião Cessna 208B cai em área de mata em Manaus
Um avião de pequeno porte caiu e pegou fogo na manhã desta terça-feira (22) em uma área de mata nas proximidades do Aeroclube de Manaus, por trás da avenida Torquato Tapajós e do depósito das lojas Ramsons, bairro Flores, na Zona Centro-Sul da capital. Segundo o Corpo dos Bombeiros, não houve vítimas fatais no acidente.
A aeronave acidentada é um modelo Cessna 208B matrícula PT-FLW de propriedade da Amazonaves Táxi Aéreo. Segundo funcionários do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes entrevistados pela reportagem, o avião decolou do Eduardo Gomes às 9h47 com destino ao Aeroclube de Manaus. A aeronave caiu e entrou em chamas quando tentava aterrissar.
Ainda conforme funcionários do aeroporto, o avião fazia um trajeto de translado e, no momento da decolagem, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes funcionava com uso de instrumentos, um procedimento padrão para quando o céu está nublado e com nuvens baixas.
FAB intercepta avião suspeito em Corumbá
Atuação da Força Aérea tem como objetivo defender o espaço aéreo e proteger as fronteiras do país
A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou no norte de Corumbá, em Mato Grosso Sul, por volta das 7 horas desta quarta-feira (25), uma aeronave que vinha da Bolívia com aproximadamente 500 kg de pasta base de cocaína. Três aeronaves A-29 e um avião-radar E-99 participaram da interceptação que seguiu todas as medidas de policiamento do espaço aéreo, incluindo o tiro de aviso, até chegar na última medida prevista: o tiro de detenção. Esta é a segunda vez que esta medida é tomada pela FAB.
Após a execução do tiro de detenção, a aeronave, que não tinha plano de voo, fez pouso forçado em um lago localizado na área do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, quando então foi feita a apreensão da carga ilegal da aeronave pela Polícia Federal.
A FAB também participou da ação com o envio de um helicóptero H-60 Black Hawk e de militares especializados em busca e salvamento. A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto com a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal e órgãos de segurança pública.
Entenda o caso - As aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano da FAB e o avião radar E-99 foram empregados para monitorar e interceptar o avião. O piloto de defesa aérea seguiu o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, conforme estabelece a Lei 7565/1986, interrogando o piloto do bimotor, mas não obteve resposta. Nesse momento, a aeronave foi classificada como suspeita.
Na sequência, o piloto da FAB ordenou a mudança de rota e o pouso obrigatório no aeródromo de Cuiabá (MT), porém o piloto do avião interceptado não obedeceu. Foi necessário que a defesa aérea comandasse o tiro de aviso, informando que o avião interceptado pousasse no aeródromo mais próximo. Ainda sem retorno, foi disparado o tiro de detenção.
As medidas de Controle do Espaço Aéreo realizadas estão previstas no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004. “Ao tentar se evadir e após se negar a responder a todas as chamadas do A-29 da Defesa Aérea, inclusive o tiro de aviso, a aeronave foi alvejada, o que forçou um pouso de emergência”, explica o Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Cesar Mangrich.
De acordo com o oficial-general, a ação representa o cumprimento pleno da missão da FAB na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro. “A aeronave em questão não tinha plano de voo, estava com uma matrícula falsa e foi interceptada em decorrência da Operação Ostium, operação permanente e que conta com a participação da Polícia Federal, de diversos órgãos de inteligência e de segurança pública”, afirmou.
O Major-Brigadeiro Mangrich ressalta a relevância da cooperação de todos que operam no espaço aéreo. “É importante que as aeronaves realizem o plano de voo em todas as regiões em que este está previsto nas regras de trafego aéreo", diz.
Todas as ações da FAB na fronteira também seguem o que é previsto no decreto 8.903, de 16 de novembro de 2016, que instituiu o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e prevê a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança pública, dos órgãos de inteligência, da Secretaria da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda e do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas contra ilícitos transfronteiriços.
Força Aérea Brasileira abre vagas para Curso de Formação de Sargentos
As Instruções específicas já estão disponíveis e as inscrições iniciam em 11 de fevereiro
A Força Aérea Brasileira (FAB) abre seleção para a primeira turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS), com ingresso previsto para janeiro de 2019. As inscrições para a seleção começam no dia 11 de fevereiro e terminam no dia 12 de março. Para acessar as instruções específicas do concurso, clique aqui. A taxa de inscrição é de R$ 60,00.
As vagas são destinadas a candidatos de ambos os sexos, que atendam às condições e às normas estabelecidas nas instruções específicas. Para serem habilitados à matrícula no CFS 1/2019, os candidatos não devem possuir menos de 17 nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2019 e ter concluído, na data da Concentração Final do certame, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino.
O processo seletivo é composto de provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental. As provas escritas ocorrerão no dia 27 de maio de 2018.
Os aprovados em todas as etapas do processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), no dia 13 de janeiro de 2019, para habilitação à matrícula no curso que terá duração de dois anos.
Após a formatura na instituição de ensino, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será classificado em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.
Confira abaixo a quantidade de vagas por especialidade:
BMA – Mecânica de Aeronaves: 50
BMB – Material Bélico: 13
BEV – Equipamento de Voo: 6
BCT – Controle de Tráfego Aéreo: 128
SGS – Guarda e Segurança: 30
Total de vagas oferecidas para o CFS 1/2019: 227
Um reboque pega fogo quando estava puxando um Boeing 777 em Singapura
Um Boeing 777-212ER da Singapore Airlines, matrícula 9V-SQK, ficou bastante danificado na madrugada desta quarta-feira, dia 29 de novembro (cerca das H 04:00 locais / H 20:00 UTC de terça-feria, dia 28), devido a um incêndio no trator de reboque, na ocasião em que o avião era transportado, sem passageiros, de uma zona de parque remoto, para uma ponte de embarque, no Aeroporto Internacional de Changi, em Singapura. A aeronave estava a ser aprontada para iniciar um voo com passageiros.
A rapidez dos bombeiros aeroportuários evitou maiores danos na aeronave. Conseguiram extinguir as chamas e evitar a sua propagação à cabina do Boeing 777-200. Um inquérito foi instalado para apurar os factos do ocorrido.
A rapidez dos bombeiros aeroportuários evitou maiores danos na aeronave. Conseguiram extinguir as chamas e evitar a sua propagação à cabina do Boeing 777-200. Um inquérito foi instalado para apurar os factos do ocorrido.
Dimensão 22
O novo projeto da FAB: Dimensão 22
Entenda
A Dimensão 22 corresponde a uma área de 22 milhões de km2, um cenário tridimensional fabuloso que a Força Aérea Brasileira protege por meio das ações de Controlar, Defender e Integrar.
Controlar
O Controlar diz respeito à responsabilidade da Força Aérea Brasileira pelo controle de voos no espaço aéreo brasileiro. Em cumprimento a acordos internacionais, o Brasil é, também, responsável por controlar voos além do continente, sobre o Oceano Atlântico, totalizando 22 milhões de km2. Ainda, em toda essa área, a FAB cumpre missões de busca e salvamento para localizar e salvar pessoas em perigo na terra ou no mar.
Defender
O Defender refere-se à garantia da soberania do espaço aéreo, que inclui todo o território brasileiro e suas fronteiras, além da zona econômica exclusiva, totalizando 12 milhões de km2. Com unidades operacionais em regiões estratégicas, a FAB defende essa área utilizando sua estrutura de defesa aérea por tipos de aviações: Caça, Transporte, Patrulha Marítima, Reconhecimento, Asas Rotativas e Alerta Aéreo Antecipado. Além da aviação, utiliza ações terrestres de CONTRATERRORISMO, de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e de Defesa Antiaérea.
Integrar
O Integrar o território nacional também é missão da FAB. Grande parte das aeronaves da FAB proporciona a integração do Brasil em diferentes missões. Ajuda humanitária, ações cívico-sociais, transporte de pessoas e suprimentos, transporte de órgãos e de urnas eleitorais, evacuações aeromédicas, e construção de pistas são algumas das ações que levam direitos fundamentais à população carente em regiões de difícil acesso do País.
Projetos
Conheça alguns dos projetos da Dimensão 22.
1° Projeto: Aeronave Gripen
O caça sueco de múltiplo emprego Gripen NG é um modelo supersônico monomotor projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo sob quaisquer condições meteorológicas. A FAB receberá 36 unidades da nova aeronave até 2024 para atuar na Defesa Aérea da Dimensão 22.
A versão brasileira, desenvolvida em parceria com empresas locais, contará com modernos sistemas embarcados, radar de última geração e capacidade para empregar armamentos de fabricação nacional.
Em termos estratégicos, representa a possibilidade de entrada do Brasil como parceiro em um programa de alta tecnologia. Haverá reflexos duradouros para a indústria de defesa nacional, com foco na transferência de tecnologia para o País.
2° Projeto: Aeronave KC 390
A produção do KC-390 tem por objetivo o desenvolvimento de aeronaves de transporte militar e reabastecimento em voo para substituição dos Hércules C-130.
O KC-390 será capaz de operar em pistas não pavimentadas em qualquer local do planeta, como a Antártida, a Amazônia e o Pantanal. Seus sistemas de autodefesa o tornarão menos suscetível a ameaças em ambiente hostil. Deve constituir-se em uma das mais importantes ferramentas da FAB para cumprir sua missão constitucional na Dimensão 22 de prover mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.
O desenvolvimento dessa nova aeronave posicionará o Brasil como protagonista entre os fabricantes de equipamentos de defesa no mundo, além de possibilitar exportações de um produto de alto valor agregado.
3° Projeto: O Programa espacial
Segundo a Estratégia Nacional de Defesa, a FAB é também responsável pelo desenvolvimento de projetos no Setor Aeroespacial, assim como a operação e o monitoramento de satélites. Em vista disso, o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) estabelece a estratégia de implantação de sistemas espaciais de defesa com uso integrado - militar e civil.
O PESE permite que as operações das Forças Armadas tenham o necessário suporte das aplicações espaciais de forma coordenada e integrada. Além disso, traz benefícios diretos e indiretos a todas as ações de governo em prol da sociedade brasileira.
O Brasil, no contexto da Dimensão 22, não pode prescindir do uso do espaço para benefício de sua sociedade e aprimoramento de seus sistemas de defesa. Incluir o País num cenário global onde poucos detêm a capacidade gerencial, operacional, tecnológica e industrial para fazer uso do espaço requer esforço coordenado entre diversos segmentos da sociedade, a fim de conquistar a independência do Setor Aeroespacial brasileiro.
EXPOAER 2017 na Base Aérea de Canoas SBCO
EXPOAER 2017
O evento EXPOAER: Portões Abertos ao público focado para as crianças, será realizado na Quinta-feira, 12 de outubro às 10:00 - 18:00.
Será um dia repleto de atrações, dentre elas:
*Esquadrilha da Fumaça;
*Exposição de Aeronaves;
*Aeroclubes;
*Apresentação da Banda de Música da Base Aérea;
*Praça de Alimentação;
*Food Trucks;
*Expositores diversos;
*Brinquedos Infláveis e muito mais...
Tudo isso em um local seguro, bem localizado e com entrada e estacionamento GRATUITOS.
Aperte na Imagem para acessar o evento pelo o Facebook.
Comac C919 vem para ser o novo concorrente da Boeing e Airbus
O Comac C919
A aeronave C919 é uma grande aeronave de aviação civil desenvolvida de forma independente pela China de acordo com os regulamentos da aviação civil internacional e possui direito de propriedade intelectual independente.
A aeronave C919 tem um layout de 158 a 168 assentos e uma faixa de 4.075 a 5.555 quilômetros. Até agora, a demonstração do projeto, estudo de viabilidade e pré-desenvolvimento foram concluídos, o programa entra na fase de desenvolvimento de engenharia e o design detalhado foi concluído.
Além disso, o programa C919 fez grandes avanços em design de engenharia, teste, fabricação, avanço tecnológico chave e cooperação em Joint Venture de Sistemas Aéreos. O teste na plataforma de teste de aves de ferro foi iniciado, o teste estático da junção ASA-fuselagem foi concluído com sucesso e os componentes foram colocados em produção.
Grandes seções, como nariz, FW Fuselagem e MID Fuselage / CENTER WING, foram lançados em sucessão, e estrutura de montagem do primeiro avião foi oficialmente iniciado.
A primeira aeronave foi lançada em 2 de novembro de 2015. Em 5 de maio de 2017, o C919 fez o primeiro voo de teste. Foram obtidos um total de 600 pedidos de 24 clientes.
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