Como as Torres de Controle brasileiras garantem a segurança

Entre pousos e decolagens


   As Torres de Controle de Aeródromo (TWR) são responsáveis por coordenar as operações em solo e nos arredores dos aeroportos, desempenhando um papel fundamental na segurança, coordenação e eficiência das operações aéreas. No Brasil, 57 aeroportos possuem Torres de Controle operadas pela Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).




Quais são as principais responsabilidades das Torres de Controle?

   As Torres de Controle são responsáveis pelo controle das aeronaves nas fases de decolagem, pouso, táxi e estacionamento, incluindo voos nos circuitos de tráfego e o acesso de viaturas e pessoas nas pistas e nos pátios. As tarefas de uma Torre são organizadas em diferentes posições, com destaque para a Posição Solo, que gerencia a movimentação de aeronaves no pátio durante o táxi; e a Posição Controle Torre, responsável pelo espaço aéreo na vizinhança do aeroporto, sobretudo na coordenação e sequenciamento das aeronaves nas operações de pouso e decolagem.




Como a comunicação entre a Torre de Controle e os pilotos garante a segurança?

   A comunicação entre a Torre de Controle e os pilotos é decisiva para garantir a segurança nos aeroportos. Utilizando radiofrequências dedicadas, os controladores fornecem informações essenciais, como autorizações para decolagem e pouso, condições meteorológicas e instruções de tráfego, entre outras informações de segurança que se fizerem necessárias no trânsito das aeronaves pelo aeroporto, no pouso e na decolagem.

   As autorizações de decolagem, pouso e taxiamento são concedidas com base em um conjunto abrangente de práticas e medidas que priorizam a segurança operacional. Procedimentos padronizados, sistemas automatizados e fraseologia única, para os quais pilotos e controladores foram treinados, contribuem para a eficácia dessa comunicação.




Quais são as tecnologias que auxiliam na segurança das operações aeroportuárias?

   Os sistemas automatizados também auxiliam no monitoramento do tráfego aéreo. A incorporação de novas tecnologias de gerenciamento de tráfego aéreo, como o Controle Total da Informação de Tráfego Aéreo (TATIC), o DCL (Autorização de Tráfego via Enlace de Dados) e o radar de solo, permitem otimizar as operações com segurança.

   O uso de tecnologia de ponta, a capacitação especializada, os procedimentos padronizados, as práticas rigorosas de comunicação e o monitoramento constante são pilares fundamentais que sustentam a abordagem da FAB para garantir a segurança nas operações aeroportuárias.

   Algumas curiosidades sobre as Torres de Controle brasileiras:

  • A primeira Torre de Controle do Brasil foi inaugurada em 1923, no Aeroporto Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.
  • A Torre de Controle mais alta do Brasil está localizada no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com 70 metros de altura.
  • A Torre de Controle mais movimentada do Brasil está localizada no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, com cerca de 40 mil operações aéreas por mês.
  • Considerações finais




   As Torres de Controle são essenciais para a segurança e a eficiência das operações aéreas. A FAB, por meio do DECEA, investe constantemente em recursos humanos, tecnologia e infraestrutura para garantir que as Torres de Controle brasileiras estejam sempre atualizadas e preparadas para enfrentar os desafios do futuro.



Hoje comemoramos o dia do Controlador de Tráfego Aéreo

 Controladores de tráfego aéreo: heróis anônimos que garantem a segurança de nossos voos

 

  No Brasil, mais de 100 milhões de pessoas viajam de avião todos os anos. Para que isso aconteça com segurança, é preciso um trabalho minucioso e preciso de uma equipe de profissionais altamente qualificados: os controladores de tráfego aéreo.

   Os controladores são responsáveis por organizar e orientar o tráfego aéreo, garantindo que os voos aconteçam de forma segura e eficiente. Para isso, eles precisam ter uma visão ampla do espaço aéreo, estar atentos a todas as variáveis e tomar decisões rápidas e precisas.

   O trabalho dos controladores é desafiador e exige muita responsabilidade. Eles precisam lidar com um grande volume de informações, em um ambiente dinâmico e com constantes mudanças.






   Os controladores de tráfego aéreo são verdadeiros heróis anônimos que garantem a segurança de nossos voos. Parabéns a todos eles pelo trabalho essencial que desempenham!






EXPOAER 2023

 O maior evento aeronáutico do Rio Grande do Sul está de volta!



   No dia 12 de outubro, das 10 às 17 horas, a Base Aérea de Canoas (BACO) abre suas portas para a população desfrutar de um dia de atrações e novidades.


Na EXPOAER 2023, você poderá:


  • Conhecer de perto as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB)
  • Visitar o Hangar de Leitura e aprender mais sobre a história da aviação
  • Desfrutar de uma variedade de comidas e bebidas na Praça de Alimentação
  • Fazer compras no Estande de Vendas
  • Assistir a demonstrações de pouso e decolagem
  • E o melhor de tudo: a entrada é gratuita!


Não perca a oportunidade de conhecer de perto o mundo da aviação. Venha para a EXPOAER 2023!


Local: Base Aérea de Canoas (BACO)

Data: 12 de outubro

Horário: 10h às 17h

Entrada gratuita







Atenção, fãs de aviação!

A Força Aérea Brasileira (FAB) está de portas abertas para você!




   De setembro a outubro, diversas Organizações Militares (OM) da FAB vão realizar eventos abertos ao público, com atrações para toda a família.

   Em Brasília, os Portões foram Abertos da Base Aérea de Brasília (BABR) aconteceu no dia 3 de setembro, com demonstração da Esquadrilha da Fumaça, Esquadrilha Fox, acrobacias aéreas, aeromodelismo, entre outras atrações.

   Já em outras regiões do país, os eventos vão acontecer nos seguintes dias:

  • 9 de setembro: Base Aérea de Anápolis (BAAN)
  • 17 de setembro: Academia da Força Aérea (AFA)
  • 30 de setembro: Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)
  • 1º de outubro: Base Aérea de Manaus (BAMN)
  • 1º de outubro: Parque de Material Aeronáutica de São Paulo – (PAMA-SP)
  • 12 de outubro: Base Aérea de Canoas (BACO)
  • 14 de outubro: Base Aérea de Santa Maria (BASM)
  • 15 de outubro: Base Aérea de Florianópolis (BAFL)
  • 28 e 29 de outubro: Museu Aeroespacial (MUSAL)
  • 29 de outubro: Base Aérea de Fortaleza (BAFZ)
  • 19 de novembro: Base Aérea de Campo Grande (BACG)




   Não perca essa oportunidade de conhecer de perto o trabalho da FAB e se divertir com atrações incríveis!

   Para mais informações, acesse o site da FAB.

   A FAB convida você a voar com a gente!




RACOAM 2023: Um Exercício Operacional que Contribuiu para a Segurança do Espaço Aéreo Nacional

   A Reunião Anual dos Controladores de Operações Aéreas Militares (RACOAM) é um exercício operacional realizado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O objetivo da RACOAM é treinar os militares no cumprimento de ações de defesa aeroespacial em cenário tático, fictício e dinâmico, com foco na vigilância do espaço aéreo e em situações de conflito.




   A RACOAM 2023 ocorreu de 31 de julho a 04 de agosto no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP). Participaram do exercício os Centros de Operações Militares (COpM) dos Quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I, II, III e IV), o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) com os seus Esquadrões e o 2º/6º GAv (Esquadrão Guardião).




   Durante a RACOAM, os militares participaram de exercícios operacionais, treinamento de conflito e simulação de voo, maratona intelectual, competição esportiva, além de palestras sobre riscos relacionados à fadiga humana, dinâmicas sobre o trabalho em equipe e simpósio de doutrina operacional, de capacidades militares do radar LP23NG e Link BR2.




   A RACOAM 2023 foi um sucesso e os participantes puderam treinar e aprimorar suas habilidades de defesa aeroespacial. O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, fez um balanço da RACOAM e afirmou que “os participantes puderam treinar, houve um contínuo aprimoramento e o nível da defesa aeroespacial em relação ao controle de tráfego aéreo foi elevado. Todos estão de parabéns, o DECEA e o COMAE, pela prestação do serviço de defesa aérea realizado 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano”.




   A RACOAM é um exercício importante para a Força Aérea Brasileira (FAB) e contribui para o aumento da capacidade de defesa do espaço aéreo nacional.










Base Aérea de Anápolis recebe novo sistema de Controle de Tráfego Aéreo

   O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a empresa ACAMS AS concluíram com sucesso os testes de aceitação em campo (SAT) do Sistema de Integração de Torre de Controle (SITC) na Torre de Controle (TWR) do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA-AN) na Base Aérea de Anápolis, Goiás.




   O SITC é um sistema de última geração que integra diversos auxílios à navegação aérea visuais, luminosos e meteorológicos do aeródromo. Isso permitirá que os controladores de voo realizem suas atividades com mais eficiência e sem deixar seus postos operacionais.

   O SITC também permite o controle total da informação de tráfego aéreo (TATIC), em substituição ao Sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (SGTC). Isso permitirá uma futura integração com os Sistemas SAGITARIO, SIGMA e Centralização de Plano de Voo.

   Como parte do projeto, a TWR também foi modernizada com a substituição dos consoles e demais itens de infraestrutura. Isso tornará o ambiente mais prático, melhor iluminado e climatizado.

   A conclusão do projeto é um avanço significativo para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Isso irá proporcionar maior eficiência na prestação de serviços de navegação aérea no aeroporto de Anápolis e contribuirá para a segurança da aviação.

Aqui estão algumas das principais vantagens do SITC:

   * Maior eficiência para os controladores de voo

   * Melhor segurança da aviação

   * Ambiente mais prático e confortável para os controladores de voo

   * Futura integração com outros sistemas

   O projeto é um exemplo da parceria entre o DECEA e a ACAMS AS. Essa parceria é essencial para o desenvolvimento e implementação de sistemas de última geração que irão melhorar a segurança e eficiência do SISCEAB.

FAB oferece vagas para o concurso de Formação de Sargentos da Aeronáutica.

   As inscrições vai de 10 de julho a 28 de julho de 2023, as inscrições serão abertas. Para se inscrever, visite o site ingresso EEAR. É necessário pagar R$ 80,00 para se inscrever.


   As instruções específicas do exame exigem que os candidatos, de ambos os sexos, cumpram as condições e cumpram os requisitos. Para ser habilitado à matrícula na segunda turma do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS 2/2024), o candidato deve ter mais de 17 anos ou completar 25 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2024. Além disso, o candidato deve ter concluído o ensino médio no Sistema Nacional de Ensino até a data da Concentração Final do Exame.

   O processo seletivo inclui provas escritas em Português, Inglês, Matemática e Física, inspeção de saúde, teste de aptidão psicológica, teste de condicionamento físico, heteroidentificação complementar e validação de documentos.




   As provas escritas serão realizadas em 19 de novembro de 2023. Após a seleção pela Junta Especial de Avaliação (JEA), aqueles que foram aprovados em todas as etapas deste processo seletivo serão convocados para se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) em Guaratinguetá (SP) no dia 30 de junho de 24 para ser habilitados à matrícula no curso de dois anos.

   Após a conclusão do curso, o aluno será promovido a Terceiro-Sargento e classificado nas organizações militares do país da COMAER.

   Para obter mais informações, visite o site da EEAR.





O Aeroporto de Porto Alegre ganhará um hotel da rede Laghetto

Um hotel no Aeroporto Salgado Filho


   A Laghetto Hotéis está construindo seu terceiro hotel no Aeroporto de Porto Alegre, desta vez na capital gaúcha. A rede contratou a Fraport para administrar o Aeroporto Internacional Salgado Filho. A Laghetto é responsável pela construção, implementação, operação e gestão do hotel. O Ministério de Portos e Aeroportos concedeu uma concessão de 49 anos do terreno ao lado do terminal do aeroporto, que agora serve como estacionamento descoberto.






   O hotel será construído em uma área de 2 mil metros quadrados e 7 mil metros quadrados, com 180 apartamentos, uma academia, um restaurante e um bar no rooftop, com um investimento de R$ 40 milhões. O projeto, que será enviado à Prefeitura em breve, é supervisionado pelo arquiteto Ronaldo Rezende.



CISCEA implementa SITC na TWR de Anápolis

   CISCEA concluiu os Testes de Aceitação em Campo da implantação do Sistema de Integração na Torre de Controle, da Base Aérea de Anápolis, em Goiàs.

   O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da CISCEA, contratou a empresa ACAMS AS para implantação do SITC na Torre de Controle.

   A ACAMS AS é uma empresa noruega, representada no Brasil por ATC SYSTEMS, responsável para instalação, treinamento, manutenção e assistência técnica dos SITC implantados no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

   O SITC oferece aos ATCO uma forma mais eficiente de controlar os tráfegos em evolução no aeródromo e nas vizinhanças, integrando os diferentes auxílios à navegação aérea visuais, luminosos e meteorológicos para aumentar a eficiência na gesto do controle do tráfego aéreo local.
Sistema TATIC foi implantado junto ao SITC para controlar fichas eletrônicas de Plano de Voo, permitindo uma futura integração com os Sistemas SAGITARIO, SIGMA e Centralizaço de Plano de Voo.






   O Capitão Osvaldo da CISCEA realizou os últimos testes e destaca que modernizaço proporcionará maior eficiência na prestação dos serviços de navegação aérea no aeroporto de Anápolis. Integração entre equipes da CISCEA e empresas ACAMS e ATC Systems foi imprescindível para a conclusão do projeto.

   O execuço da CISCEA, em parceria com as empresas ACAMS/ATC Systems, é um trabalho técnico com tecnologia de ponta em um ambiente operacional, sem interrupção ou redução de performance.
A nova arquitetura do sistema reduz significativamente o footprint de equipamentos, diminuindo a ocupaço das salas técnicas e espaço cada vez mais precioso devido à implantação de vários sistemas.


DECEA lança o primeiro documentário de uma série sobre Controle do Espaço Aéreo

   A partir deste mês de março, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) lançará uma série de três documentários sobre Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

   O primeiro deles traz a história da interceptação de um caça Avro Vulcan da Real Força Aérea Britânica (Royal Air Force – RAF), realizada em 1982 por dois caças F5 da Força Aérea Brasileira (FAB), durante a Guerra das Malvinas.






   Além da história ser, por si só, muito emocionante, é contada pelos próprios protagonistas, os pilotos de caça Major-Brigadeiro R1 Dias e Coronel Aviador R1 Coelho. O relato do controlador que à época realizou a interceptação é uma surpresa à parte.

   Seguindo a série, o segundo documentário traz a histórias das mulheres controladoras de tráfego aéreo e de defesa aérea e, por fim, fechando a trilogia, o tema será a evolução do controle do espaço aéreo, com a palavra das maiores autoridades do assunto no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).






Assessoria de Comunicação Social - ASCOM DECEA
Texto, roteiro e edição: Telma Penteado
Imagens: Marcelo Alves e Fábio Maciel
Revisão: Major Av Lopes

Vigilância Aérea

   Para garantir a segurança das operações aéreas e prover uma distribuição ágil aos voos é indispensável precisar a localização das aeronaves e estimar seus posicionamentos futuros.

   Desse modo, através de recursos que identificam os voos - como radares e dispositivos de Vigilância Automática Dependente (ADS - Automatic Dependent Surveillance) - é possível visualizar ininter - ruptamente os movimentos no espaço aéreo sob responsabilidade do Estado brasileiro.

   Uma vez expostas, por meio de softwares específicos nas telas das consoles, as movimentações aéreas passam a ser acompanhadas e orientadas pelos centros de controle, conforme as estratégias adotadas pelo gerenciamento do tráfego aéreo.









FAB realiza Exercício Operacional de Busca e Salvamento





   A Força Aérea Brasileira (FAB) promoverá, de 17 de abril a 7 de maio, o Exercício Operacional de Busca e Salvamento – EXOP CARRANCA, na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), localizada em Santa Catarina (SC).

   O Exercício tem por objetivo adestrar as Unidades Aéreas participantes e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) na execução de técnicas necessárias ao cumprimento da Ação de Força Aérea de Busca e Salvamento. “Tem como finalidade, também, aprimorar os planejamentos dos órgãos de coordenação - Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Aeronáutico (ARCC) – bem como uma maior interação entre esses órgãos de coordenação e as unidades de execução de missões SAR em cenários terrestres e marítimos”, ressaltou o Chefe da Divisão de Busca e Salvamento (DSAR) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major Aviador Bruno Vieira Passos.






   O EXOP CARRANCA envolverá dois grandes Comandos – o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Comando de Preparo (COMPREP), que contará com mais de 350 militares de diversas Unidades.

   Pelo COMPREP, participarão do adestramento os Esquadrões Orungan (1º/7º GAV); Phoenix (2º/7º GAV); Netuno (3º/7º GAV); Gordo (1º/1º GT); Pelicano (2º/10º GAV) e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR). Pelo DECEA, farão parte os integrantes dos cinco Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Aeronáutico (SALVAEROS): Amazônico, Recife, Atlântico, Curitiba e Brasília, além dos militares da Divisão de Busca e Salvamento do DECEA. Participarão, também, militares da Marinha do Brasil (SALVAMAR), da Base Aérea de Canoas que compõe a Direção do Exercício (DIREX) e da Base Aérea de Florianópolis dando suporte e apoio à execução do adestramento.






   Durante o treinamento, a FAB empregará o helicóptero H-60 Black Hawk e os aviões SC-105 Amazonas, P-95 Bandeirante Patrulha, C-130 Hércules e P-3 AM Orion.

   Serão ativados dois Subcentros de Salvamento que estarão alocados em um Shelter montado pelo Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1°GCC), que funcionarão concomitantemente no planejamento e coordenação das missões de Busca e Salvamento atendendo à demanda de voo da DIREX.









Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes (RJ 25254 JP)
Arte: Aline Prete (MTB 38334 RJ)
Fotos: FAB



Força Aérea Brasileira presta apoio às vítimas das enchentes em Petrópolis

Entre as ações realizadas pela FAB, está a montagem de um Serviço de Informação de Voo de Aeródromo (AFIS), que será realizada por militares do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC).


   A Força Aérea Brasileira (FAB) está engajada no apoio às vítimas das enchentes da cidade de Petrópolis (RJ). Em apenas seis horas, choveu na região mais do que o esperado para o mês de fevereiro. A chuva invadiu casas, transbordou rios, derrubou árvores e causou vários deslizamentos de terra pela cidade. Diante do cenário, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pico do Couto (DTCEA-PCO) empregou, no dia 15/02, sete militares e duas viaturas no transporte de materiais, dentre colchões e equipamentos, em apoio à Defesa Civil na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro.






   A equipe do DTCEA-PCO chegou ao Centro de Petrópolis às 21h do dia 15/02 e permaneceu durante toda a madrugada. O Comandante do DTCEA-PCO, Major Aviador Pedro Henrique Gerwing Oliva, explicou que a Organização Militar da FAB está ajudando na locomoção até os locais de difícil acesso. “Foram enviadas duas equipes em duas viaturas para ajudar a Defesa Civil a chegar nas localidades que necessitavam de apoio. No momento, estamos de prontidão, aguardando diretrizes para auxiliar no que for necessário” - explica o Major Gerwing.

   A partir do dia 16/02 sob coordenação do Comando Conjunto do Leste (CML), as Forças Armadas foram acionadas para apoiar os moradores da região de Petrópolis, disponibilizando viaturas, ambulâncias, equipes de primeiros socorros, equipamentos da Engenharia do Exército para desobstrução de vias e outras máquinas para serviços especializados. Desde então o CML permanece acompanhando todos os desdobramentos.






   Já nesta quinta-feira (17/02), 14 militares do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC - Esquadrão Profeta), com um caminhão e duas viaturas, se deslocaram para a região, onde realizarão a montagem de um Aerodrome Flight Information Service (AFIS) ou Serviço de Informação de Voo de Aeródromo. O serviço dará suporte às aeronaves que atuam diretamente no socorro e apoio às vítimas.

   Também nesta quinta-feira (17/02), o Ministério da Defesa autorizou o emprego temporário e episódico das Forças Armadas na cidade de Petrópolis. A portaria que autoriza a atuação das tropas na região está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira.]






Fotos: 1°/1° GCC / Força Aérea Brasileira
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marayane
Edição: Agência Força Aérea



FAB abre inscrições para Sargento da Aeronáutica 2023

Concurso para Sargento da Aeronáutica CFS 1-2023 com 243 vagas no EAGS

   A Força Aérea Brasileira (FAB) lança as Instruções Específicas para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS), para ingresso em janeiro de 2023. As inscrições começam hoje dia 10/01/2022 e terminam no dia 03/02/2022. Para se inscrever basta acessar o site da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). A taxa de inscrição é de R$80.



   As vagas serão destinadas a cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, que atendam aos pré-requisitos, às condições e às normas estabelecidas nas Instruções Específicas do Exame. Para ser habilitado à matrícula no EAGS 2023, o candidato não deve possuir menos de 17 nem completar 25 anos de idade, até 31 de dezembro de 2022 e ter concluído, até a data da Concentração Final do Exame, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino (para todos os candidatos) e o Curso Técnico de Nível Médio (com exceção da especialidade de música).



   O Exame de Admissão é composto de provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, prova prática da especialidade, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental.

   As provas escritas ocorrerão no dia 24/04/2022. Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar à EEAR, em Guaratinguetá (SP), no dia 08/01/2023, para habilitação à matrícula. O Curso que terá duração aproximada de um ano. Após a conclusão do Estágio com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será distribuído e classificado em alguma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.



Quadro de vagas do CFS 1-2023

BMA Mecânico de Aeronaves - 90

BMB Material Bélico - 15

SGS Guarda e Segurança - 30

BEV Equipamento de voo - 12

BCT Controle de Tráfego Aéreo - 96

Total de - 243


"Dica importante para fazer a prova

Tem que ser feita por caneta PRETA"


Conheça a ASA: interface focada em planejamento de voos UAS




   Dia 02 de dezembro, os pilotos de drone contam com a interface do Airspace System Analysis (ASA) configurada para atender as necessidades das operações de UAS. Este lançamento marca a segunda fase de implementação da ferramenta, que teve como foco atender as necessidades de análise ATM relacionadas à UAS.
   Em setembro, o motor de análises do ASA foi integrado ao SARPAS, o sistema do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para solicitações de acesso ao espaço aéreo por drone, o que marcou a primeira etapa da integração. A interface para o público externo, como foco em solicitação de voos, é a segunda etapa da integração entre ASA e SARPAS.

   As principais novidades da nova interface se encontram na área “ASA Maker”, uma área de trabalho focada na interação do usuário com o mapa. As ferramentas disponibilizadas permitem a criação de desenhos complexos sobre o mapa, que por sua vez poderá ter camadas exibidas para melhorar a capacidade de planejamento.




   Após a área delimitada, com dimensões e altura, é possível verificar o impacto com aeródromos e helipontos ao apertar um botão. Dessa maneira, o u
suário consegue saber se a área pretendida para a operação com o drone bastará ser informada se precisará passar por análise. O objetivo dessa funcionalidade é diminuir ainda mais as solicitações que necessitam de análise manual.




   Outro destaque é a ferramenta de busca, que permite identificar termos de interesse como código ICAO de Aeródromos, CEP de endereços ou até mesmo locais de interesse.

Fonte DECEA