Acidente aéreo mata 4 pessoas em Roraima

Acidente aéreo mata 4 pessoas em Roraima e deixa um em estado grave

   Quatro pessoas morreram nesta segunda-feira dia "3" na queda de um avião monomotor que prestava serviços ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Cantá, ao sul de Boa Vista, em Roraima.

   O único sobrevivente da queda  é de Santos. Lazlo Macedo de Carvalho, de 44 anos, atua como analista ambiental do escritório do Ibama na Baixada Santista e foi socorrido em estado grave após o desastre aéreo. Ele teve 54% do corpo queimado.

   A vítima foi transferida nesta terça-feira dia "4", para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), no Rio de Janeiro.

   O Ibama informou, em nota, que o acidente resultou na morte do piloto Marcos Costa Jardim e dos agentes ambientais federais Olavo Perim Galvão, Alexandre Rochinski e Sebastião Lima Ferreira Júnior.

   A aeronave seguia para a Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Ibama e Exército realizam na região a Operação Curare VIII, de combate a garimpos ilegais, desmatamento e outros ilícitos transfronteiriços. Por meio de nota, o órgão ambiental informou que se solidariza com parentes, amigos e colegas de trabalho.

   “O Ibama informa que está de luto. Não é fácil aceitar a morte de colegas que vivenciam conosco a luta diária pela causa ambiental. Nossos mais sinceros sentimentos às famílias pela irreparável perda sofrida hoje”, disse a presidente do Ibama, Suely Araújo“.

   A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que o estado de saúde de Lazlo Macedo de Carvalho é estável. Ele está em coma induzido, entubado e acoplado à ventilação mecânica.


O modelo da aeronave era um Cessna 210




Novo sistema de controle Aéreo em Vitória

Aeroporto de Vitória agora passar a utilizar o novo sistema Sagitário 

   FAB, Infraero e Atech apresentaram novo sistema de Controle de Tráfego Aéreo. O sistema garantirá mais segurança.

   Em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB), Infraero e Atech, empresa do Grupo Embraer, o Centro de Controle de Aproximação de Vitória (APP-Vitória), passa a operar com o novo sistema automatizado de Controle de Tráfego Aéreo a partir deste mês.

   Além do Sagitário (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações e Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional), desenvolvido pela Atech em parceria com a FAB e que passa a operar a partir deste mês, o APP-Vitória recebeu, por intermédio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), o radar RSM970, instalado na Área de Controle Terminal de Vitória (TMA-VT). Com isso, o Sagitário também será responsável por receber e tratar as informações obtidas pelo radar.

   A implantação de um Sistema de Vigilância Radar, por definição, possibilita ao controlador acompanhar os tráfegos que estejam evoluindo na área terminal, tornando mais fácil a tarefa de manter um fluxo de Tráfego Aéreo seguro e ordenado. Dessa forma, será possível aplicar uma menor distância de separação entre as aeronaves e, consequentemente, alcançar menores tempos de voo, contribuindo para um decréscimo de consumo de combustível e para um acompanhamento contínuo da trajetória dos voos nos diversos setores da área terminal de Vitória.

   O Sagitário marca a evolução do sistema de Controle Aéreo no Brasil, por empregar uma solução inovadora para a comunicação, navegação e vigilância na gestão do espaço aéreo brasileiro. O sistema, inclusive, foi um grande aliado das autoridades brasileiras durante a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Com ele, o país conduziu com sucesso o transporte aéreo para os dois eventos mundiais, mantendo o nível de segurança e eficiência das operações, mesmo com o grande aumento no fluxo de aeronaves no espaço aéreo brasileiro.

   O sistema atua desde o momento que antecede decolagem até o estacionamento da aeronave no aeroporto de destino. Além disso, ele possibilita que todo foco de ação do Controlador de Tráfego Aéreo esteja sempre voltado à sua área de trabalho, aumentando significantemente sua consciência situacional. O Sagitário foi desenvolvido com a participação dos controladores, profissionais que atuam na linha de frente do controle das aeronaves, e disponibiliza um conjunto de ferramentas operacionais de apoio à tomada de decisão mais objetiva e ágil, seguindo as melhores práticas e recomendações existentes no mercado internacional, dentre elas os sistemas especificados pela Eurocontrol (Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea).

   No Brasil, com a inauguração em Vitória, já são 15 centros de controle de voo operando com o sistema: 4 ACC (Centro de Controle de Aérea), 9 APP (Centro de Controle de Aproximação) e o ICEA (Instituto de Controle do Espaço Aéreo), onde são formados os novos Controladores de Tráfego Aéreo.

O Sagitário vai permitir:

Maior precisão da localização das aeronaves
Mais segurança nos pousos e decolagens
Maior aproveitamento do espaço aéreo
Menor distância entre as aeronaves
Possibilidade de redução do tempo de voo






*EMERGÊNCIA* Um Boeing 733 da Sriwijaya Air não parou a tempo e varou a pista

Um Boeing 733 da Sriwijaya Air não conseguiu para a tempo e varou a pista do Aeroporto Internacional Manokwari

   O voo SJ-570 companhia aérea Sriwijaya Air , sofreu um acidente no Aeroporto Internacional de Manokwari durante a aterrissagem na pista 35 na meio de uma forte tempestade que atacou a região do Indonésia.

   O Boeing 737-300 com o registro de PK-CJC. Partiu do Aeroporto Domine Eduard Osok para o Aeroporto Domine Eduard Osok na Indonésia. A aeronave estava com 146 passageiros e seis tripulantes, que evacuaram a aeronave ás pressas. Nenhum dos ocupantes ficou ferido, mas a aeronave sofreu dados substanciais.








Glossário trilíngue da aviação é destaque em revista da OACI

Glossário trilíngue da aviação

   A ICAO Training Report, publicação da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), deu destaque a uma iniciativa desenvolvida conjuntamente pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A reportagem “ANACpedia:  The New terminology Management System that Supports Training and Education” trata do glossário trilíngue de termos da aviação, uma espécie de aeropedia que contém definições e traduções de termos de aviação em espanhol e inglês.

   A base de dados está disponível na internet, gratuitamente, desde 2013. Atualmente, conta com cerca de 15 mil verbetes e siglas em inglês, português e espanhol. A iniciativa surgiu na ANAC e, desde 2014, tem a colaboração de tradutoras do DECEA, que contribuem com termos da área de controle de tráfego aéreo. Em dezembro de 2016 essa parceria foi formalizada por meio de um acordo de cooperação técnica (ACT).

   A ANACpédia consiste em seis dicionários que constituem fontes seguras de referências terminológicas e linguísticas na área de aviação: inglês–português, espanhol – português, inglês – espanhol, siglas em inglês, siglas em português e um dicionário de aviação exclusivamente em português.

   Para cada termo há uma ficha com a tradução do verbete para o idioma selecionado, que pode conter, além da definição, sinônimos, termos relacionados, uma ou mais fontes de referência, contextos de uso, subárea a qual o termo pertence e a imagem que ilustra o que é descrito. A inclusão dos termos relacionados permite que o pesquisador estenda a sua busca a termos e conceitos que tenham uma relação direta com a sua pesquisa, mas que eram desconhecidos até então.

   A base de dados utilizada para pesquisar as definições e traduções é formada por documentos técnicos de órgãos como a OACI, Federal Aviation Administration (FAA), Eurocontrol, DECEA, ANAC, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e publicações especializadas em aviação nacionais e estrangeiras. No link “Corpus”, o usuário encontra a relação das fontes consultadas com mais de 1,3 mil itens.

   A ICAO Training Report é uma publicação especializada na capacitação e treinamentos relacionados à aviação civil e a edição que trata da ANACpédia pode ser acessada aqui. A reportagem “ANACpedia:  The New Terminology Management System that Supports Training and Education” está entre as páginas de 33 a 35.




Congonhas sofrerá intervenção para manutenção de taxiways

O Aeroporto de Congonhas passará por manutenção de taxiways

   O Aeroporto de São Paulo / Congonhas passará por intervenções nos próximos dias para a realização de manutenção corretiva nos pavimentos de algumas de suas pistas de taxiamento (taxiways).

   As obras serão realizadas sob a supervisão da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), administradora do aeroporto,  entre os dias 24 de maio e 22 de junho, ocasião em que serão utilizados desvios e taxiways alternativas para o acesso às cabeceiras 35L e 17R.

   O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) tem envidado esforços para que os possíveis impactos operacionais e a diminuição ocasional da capacidade de pista do aeroporto, decorrentes destas intervenções, sejam mitigados de modo que não haja impactos na circulação aérea ou prejuízos para os usuários.

   Do mesmo modo, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a INFRAERO, o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), as empresas aéreas, dentre outras organizações, estarão atuando colaborativamente em prol da garantia da fluidez, pontualidade e segurança das operações.








Anúncio publicado no Site DECEA
Assessoria de Comunicação Social do DECEA