3ª edição do SIRESANT

3ª edição do Simpósio Regional

   O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) realizarão, nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, a 3ª edição do Simpósio Regional sobre Sistemas de Aeronaves não Tripuladas (SIRESANT).

   O evento acontecerá em formato virtual, com transmissão, ao vivo, no canal do DECEA no Youtube 

   O simpósio tem o intuito de promover o desenvolvimento do setor, bem como integrar a comunidade aeronáutica ao conceito do Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (UAS). O evento discorrerá sobre assuntos relativos ao tema por meio de palestras expositivas e educativas.

   A programação do evento vai abordar os principais projetos do DECEA para a implementação do UAS no Brasil, respostas a desastres, os benefícios e novos desafios às operações BVLOS (Beyong Visual Line of Sight, em inglês), o acesso seguro de UA ao espaço aéreo brasileiro, dentre outros.

   Os temas serão direcionados aos stakeholders do segmento, como: indústrias, instituições, operadores, autoridades reguladoras e o público em geral, com foco em compartilhar conhecimento, trocar informações e disseminar a importância da utilização profissional e responsável das aeronaves não tripuladas.

   Para facilitar a comunicação com o público interessado no evento, foi lançado um site para divulgar as informações relativas ao simpósio, como objetivo, programação, dados estatísticos e regras para uso de UAS. Acesse o site DECEA e confira todas as novidades da 3ª edição do SIRESANT.





Simpósio Regional sobre Sistemas de Aeronaves não Tripuladas (SIRESANT)

Data: 30 de novembro a 2 de dezembro de 2021

Horário: 9h às 12h30

Transmissão: Canal do DECEA


Fonte: DECEA

Inscrições Abertas para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica

 Está aberta as inscrições da FAB até o dia 01 de setembro de 2021.


   A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou as Instruções Específicas para a segunda turma do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica, com ingresso em junho de 2022. Para se inscrever, basta acessar o site da EEAR A taxa de inscrição é de R$ 70,00 (setenta reais).

   As vagas são destinadas a candidatos de ambos os sexos, que atendam às condições e às normas estabelecidas nas Instruções. Para serem habilitados à matrícula na segunda turma do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS 2/2022), os candidatos devem possuir entre 17 e 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2022, além de terem concluído o Ensino Médio na data da Concentração Final do certame.





   O processo seletivo é composto de Provas Escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental.

   As Provas Escritas ocorrerão no dia 14 de novembro de 2021. Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA), deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), no dia 26 de junho de 2022, para habilitação à matrícula no curso que terá duração de dois anos. Após a conclusão do curso com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro Sargento e será distribuído e classificado em alguma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.



Torre de Controle de Pirassununga conta com o novo sistema modernizado pela CISCEA

   O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga (DTCEA-YS), localizado na Academia da Força Aérea (AFA), agora conta com um Sistema Integrado de Torre de Controle (SITC) totalmente revitalizado e modernizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Comissão de Implantação de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA). O recebimento do sistema foi realizado com êxito pela Divisão Técnica da Comissão, no período de 08 a 12 de março.



   As Torres de Controle (TWR) têm por atribuição a prestação de serviço de Controle das aeronaves que chegam e partem dos respectivos aeródromos.

   A implementação da atualização do SITC traz aos Controladores de Tráfego Aéreo (ATCO, do inglês Air Traffic Controller) uma maneira mais eficiente de controlar os tráfegos em evolução no aeródromo e nas vizinhanças, proporcionando aprimoramento e simplificação do ambiente da TWR e a otimização da carga de trabalho dos ATCO.

   O SITC integra os auxílios de rádio, visuais, luminosos e meteorológicos instalados nosaeródromos, disponibilizando essas informações nos monitores dos controladores, que passam por treinamento operacional deste novo sistema.



   Nesse projeto de modernização, um novo hardware foi instalado e o software foi atualizado na versão i6, que incorpora ao sistema novas características e funcionalidades, aumentando o seu desempenho. Também foram modernizadas as instalações da TWR.

   Para o Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, “a modernização das TWR, com tecnologia de ponta de Sistemas Integrados de Torre de Controle, em cumprimento ao Planejamento Estratégico do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), proporcionará maior eficiência na prestação dos serviços de tráfego aéreo e representa mais um avanço tecnológico para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).



   O SITC foi implantado e se encontra operacional em 29 Torres de Controle no Brasil. O programa de atualização tecnológica do SITC vem sendo executado pela empresa ACAMS AS, da Noruega, em parceria com a empresa brasileira ATC Systems e com a coordenação da CISCEA, e nesta primeira fase contempla a revitalização de 11 Torres de Controle. 

   A próxima Torre de Controle a ser modernizada é a do Aeroporto Internacional Tom Jobim (também conhecido como Galeão).


Centralização de Planos de Voo se torna realidade no DECEA


   A consolidação em um sistema único para o trâmite de todos os planos de voo que utilizam o espaço aéreo brasileiro possibilita aprimorar a consistência dos dados de voo disponíveis operacionalmente.

   O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é responsável por planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas com espaço aéreo brasileiro, por isso desenvolve a necessária e contínua modernização dos processos e sistemas informatizados, essenciais à prestação dos serviços de navegação aérea.

   Dentre as iniciativas que vêm sendo implementadas pelo DECEA, destaca-se o projeto de Centralização de Planos de Voo, com a finalidade de consolidar, em um sistema único, o trâmite de todas as mensagens que visam a utilização do espaço aéreo brasileiro, possibilitando, assim, aprimorar a consistência dos dados e proporcionar um adequado planejamento estratégico, operacional e tático. O foco do projeto é a padronização de um caminho único para todas essas mensagens, buscando uma validação segura e automatizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA).






   O Major Aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich, Gerente do Empreendimento e Chefe da Divisão Operacional da CISCEA, destaca que toda a concepção do projeto foi planejada para uma implantação de forma gradual, buscando o menor impacto possível para os usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). “Apesar dos planos de voo passarem a percorrer o caminho centralizado a partir de abril de 2021, o processo será transparente, não havendo, nesse momento, necessidade de mudanças nos procedimentos dos usuários”.

   A centralização constitui um novo paradigma de gerenciamento de planos de voo e suas mensagens de atualização. De acordo com o Coronel Aviador Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante, Comandante do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), o Centralizador de Planos de Voo é um módulo do SIGMA que trará maior apoio ao serviço de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo prestado pelo CGNA – organização que permite, a partir das intenções de voo, a harmonização do fluxo de tráfego. “O fato de todos os planos de voo e mensagens associadas serem obrigatoriamente submetidos ao Centralizador traz mais eficiência e segurança nas atividades do CGNA, permitindo um planejamento completo e totalmente automatizado”, destaca o Comandante do CGNA.






   O sistema conta também com a funcionalidade de envio de planos em lote por parte das empresas aéreas, possibilitando uma integração entre os sistemas dessas empresas e o centralizador de planos de voo.

   Visando ainda uma maior confiabilidade para o usuário, o projeto inclui funcionalidades como umcódigo alfanumérico para identificação única de cada plano (IDPLANO), assegurando a rastreabilidade da informação em todo o sistema.“Isso vai garantir que o usuário tenha a certeza de que o seu plano de voo foi enviado e processado pelo SISCEAB, possibilitando maior segurança para as operações aéreas. A possibilidade de acompanhamento das intenções de voo por parte dos pilotos é um ponto crucial para o DECEA”, ressalta o Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA.

   A Centralização do Plano de Voo também trará confiabilidade e disponibilidade do sistema 24 horas por dia por meio do novo Centro Reserva concebido no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos – SP. Esse Centro irá operar em paralelo com as mesmas capacidades de processamento do centro principal.

   Para o desenvolvimento deste projeto de grande vulto, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) vem trabalhando, desde 2017, na concepção para tamanha implementação. Para o Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Júnior, Presidente da CISCEA, “A responsabilidade pelo desenvolvimento e implantação deste projeto é motivo de orgulho e dedicação para toda a equipe. A concepção em que se baseia a Centralização dos Planos de Voo evidencia a busca constante do DECEA pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento dos serviços aeronáuticos para o País”.






   A empresa responsável pelo desenvolvimento e implantação no sistema SIGMA foi a ATECH, uma empresa do Grupo EMBRAER e especializada em ferramentas voltadas para o controle de tráfego aéreo. A empresa, que é também responsável pelo sistema SAGITARIO, utilizado para o controle das aeronaves no espaço aéreo brasileiro, reforçou sua postura pela inovação e busca por novas tecnologias no mercado.

   Importante destacar que foram realizados todos os treinamentos técnicos e operacionais para os profissionais do CGNA, CINDACTA I, II, III e IV, Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), INFRAERO e demais Órgãos envolvidos com o projeto, de forma a permitir uma correta manutenção e utilização do novo sistema operacional.

   A ativação foi domingo, 11 de abril, foi implementada a Centralização do Plano de Voo no âmbito do SISCEAB, contando com a participação de mais de 100 profissionais ao longo de 3 dias de migração para o novo sistema.

   Nas próximas semanas, os Centros de Controle de Área (ACC) serão incorporados de forma gradual, sendo o ACC Recife, do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), o primeiro a ser integrado à centralização dos planos de voos, com previsão para o dia 09/05/21.

   Para o Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, Diretor-Geral do DECEA, “A adoção da centralização das intenções de voo no Brasil no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) é uma ação de extrema relevância para o DECEA, garantindo a confiabilidade e a disponibilidade do sistema 24 horas por dia, o que reforça a visão do Departamento em ser reconhecido como referência global em segurança, fluidez e eficiência no gerenciamento e controle integrado do espaço aéreo”.



Centralização de Planos de Voo








Viajar de graça com a Força Aérea Brasileira

Viajar de graça com a Força Aérea Brasileira


   Muitos sequer imaginam, mas voar nos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) não é um privilégio exclusivo de militares e políticos. Na realidade, todos os cidadãos brasileiros, residentes em território nacional, têm direito a viajar com a FAB sem gastar um centavo. Mas antes de arrumar as malas, é bom saber que isso só é possível quando há disponibilidade nas chamadas missões de Transporte Aéreo Logístico da entidade. A “carona”, entretanto, não é fácil de conseguir.

   Para embarcar em um avião, é preciso se inscrever em um órgão chamado Correio Aéreo Nacional (CAN) da localidade onde se deseja embarcar, informando o seu destino de interesse.

   Após inscrisão, o cidadão tem o prazo de até dez dias para ser convocado. O que não significa, necessariamente, que ele terá a oportunidade de voar de graça com a FAB, porque a viagem está condicionada à disponibilidade de vagas das aeronaves. Caso o prazo de dez dias expire e a pessoa ainda tenha interesse de fazer a viagem, é preciso renovar a inscrição por um novo período de dez dias.

   No seu site, a FAB esclarece dúvidas e lista algumas recomendações para quem se interessa pela ideia. A entidade indica, por exemplo, que a solicitação seja feita com o máximo de antecedência possível por conta da disponibilidade dos aviões.

   Sobre o passeio, a FAB afirma: “A viagem ocorre em aproveitamento de alguma missão previamente planejada e o embarque de passageiros não representa custo algum.” Outra questão abordada no site é que “não há limite imposto para o uso de aeronaves da FAB”.





Hoje abrimos espaço para duas atletas e professoras de Inglês e Português há mais de vinte anos na rede pública de Ensino.


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O Primeiro Gripen da FAB já está acaminho do Brasil


O primeiro Gripen E da Força Aérea Brasileira (FAB), o F-39 FAB4100 está acaminho do Brasil embarcado no navio MV ELKE.

   O navio irá desembarcar o primeiro Gripen E da Força Aérea Brasileira no porto de Navegantes, Santa Catarina, e seguirá para o Aeroporto Internacional de Navegantes de onde partirá para a sede da Embraer Defesa & Segurança em Gavião Peixoto.






   Provavelmente chegará ao Brasil dia 25 de setembro de 2020, e posteriormente, voos esporádicos, nas áreas de ensaio destinadas à Embraer, além de um voo específico para Brasília, dia 23 de outubro de 2020, durante as atividades em conexão com o Dia do Aviador de da Força Aérea Brasileira.






   A aeronave passará por uma extensa campanha de ensaios no Brasil, onde serão validados requisitos do projeto e especificações da FAB. Pela complexidade do programa o Gripen E ficará longe da vista da maioria, mas deverá realizar uma aparição pública no dia 23 de outubro, Dia do Aviador, em um voo especifico que ocorrerá em Brasília.

   O primeiro voo sobre o mar Báltico, na Suécia, durou, aproximadamente, 50 minutos e faz parte da verificação das qualidades de voo e de pilotagem da aeronave.






FAB abre 289 vagas para o Curso de Formação de Sargentos

Inscrições para o processo seletivo podem ser feitas a partir desta segunda-feira (03) e seguem abertas até o dia 26 de agosto

   A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou Instruções Específicas para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para o segundo semestre de 2021 (IE/EA CFS 2/2021). As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas a partir desta segunda-feira (03) e seguem abertas até as 15 horas do dia 26 de Agosto de 2020, no horário de Brasília. O valor da taxa é de R$ 60,00 (sessenta reais).

   As 289 vagas são destinadas a cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, que atendam aos pré-requisitos, às condições e às normas estabelecidas nas Instruções Específicas, para serem habilitados à matrícula no CFS 2/2021.

   Há vagas para as seguintes especialidades: Comunicações (BCO), Foto-Inteligência (BFT), Guarda e Segurança (SGS), Eletricidade e Instrumentos (BEI), Estrutura e Pintura (BEP), Meteorologia (BMT), Suprimento (BSP), Informações Aeronáuticas (SAI),  Bombeiro (SOB), Cartografia (SCF), Desenho (SDE), Eletromecânica (SEM), Metalurgia (SML) e Controle de Tráfego Aéreo (BCT).

   O processo seletivo é composto de provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, Procedimento de Heteroidentificação Complementar (para candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas conforme Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014) e Validação Documental.

   As provas escritas ocorrerão no dia 22 de novembro de 2020. Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA), deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), no dia 27 de junho de 2021, para a Concentração Final. Após a conclusão do curso com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será distribuído e classificado em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.



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FAB asas que protegem o país


Cerimônia marca inauguração das instalações do Centro de Operações Espaciais

Solenidade realizada em Brasília (DF), nesta terça-feira (23), contou com a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro

   Uma cerimônia realizada nesta terça-feira (23), em Brasília (DF), marcou a inauguração das instalações do Centro de Operações Espaciais (COPE). O evento teve a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que presidiu a solenidade; do Vice-Presidente da República, Antonio Hamilton Martins Mourão; e do Ministro de Estado da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, que foram recebidos pelo Comadante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. A cerimônia foi prestigiada por Ministros de Estado, além de autoridades civis e militares.




   Subordinado ao Comando de Operações Aeroespaciais, o COPE foi construído em parceria com a Telebras com o objetivo de operar e monitorar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), cujo uso é dual, ou seja, civil e militar. De um lado, utilizando a banda Ka, possibilita acesso à conexão de banda larga em todos os locais do país. E, a partir da banda X, é possível tramitar informações afetas às áreas de defesa e governamental.




   O Comandante da Aeronáutica lembrou que o COPE é fruto da linha diretiva do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE). "Hoje é um dia muito especial para o Brasil e para o Comando da Aeronáutica. A inauguração das instalações do COPE representa um marco estratégico em prol da soberania nacional na área espacial. Este Centro traz benefícios diretos e indiretos imensuráveis para toda a sociedade brasileira", acrescentou o Tenente-Brigadeiro Bermudez.




   O Chefe do COPE, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, ressaltou que o Centro está preparado para operar, não apenas o SGDC, mas todos os outros satélites que deverão ser lançados, decorrentes do PESE. “Hoje, o Centro já funciona de forma integral, 24 horas por dia, operado por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, além de profissionais da Telebras”, completou o Oficial-General.

O COPE

   Construído para servir como centro de controle do SGDC e com a possibilidade de controlar diversos satélites geoestacionários e de baixa órbita, as instalações do COPE foram projetadas com alto nível de segurança e disponibilidade de rede, tornando-se referência pela complexidade e modernidade.

   Provendo serviços com aplicação civil e militar e atuando com plena confiabilidade, o COPE tem capacidade de operação continuada nos mais diversos cenários.

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Fonte: FAB

Airbus A320 da PIA cai em área residencial

   Um avião da Pakistan International Airlines, PIA, caiu em Karachi. O Airbus A320, que transportava 90 passageiros e oito tripulantes, estava a caminho de Lahore para o Aeroporto Internacional de Jinnah.

   O Airbus A320 da Pakistan International Airlines (PIA), com registro AP-BLD, estava operando o voo PK8303 de Lahore para Karachi nesta tarde. A aeronave decolou às 13:00 local para o voo de uma hora e 45 minutos para Karachi.






   Embora pareça que a maior parte do voo tenha ocorrido sem incidentes, a aeronave parece ter tido problemas ao se aproximar de Karachi. O Airbus A320 caiu em uma área residencial perto do distrito de Colônia Modelo de Karachi. O Business Recorder relata que cinco casas e alguns veículos foram destruídos no acidente.

   Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram edifícios destruídos, nuvens de fumaça e casas envolvidas em chamas. A BBC relata que os serviços de emergência estão presentes, e uma declaração da Inter-Services Public Relations (ISPR) disse que a Força de Reação Rápida do Exército e o Sindh Pakistan Rangers chegaram ao local para ajudar nos esforços de resgate. Até o momento da redação desta matéria, não há informações confirmadas sobre vítimas.






   O último relatório da Sky News sugere que poderia haver até 107 pessoas a bordo no total. Há rumores de que dois escaparam com vida. Um deles é o presidente do Banco do Punjab, Zafar Masud, que teria sido retirado dos destroços por pessoas locais






   Há relatos sobre outras vítimas que possam ter sobrevivido ao acidente. Seemin Jamali, diretor executivo do Hospital Jinnah, disse a Sky News que seis feridos foram levados para o hospital






   Surgiram filmagens de outras pessoas sendo resgatadas da cena. No entanto, não se sabe se eram passageiros no avião ou pessoas que estavam em solo.

   A Gulf News afirma que os passageiros incluíam 51 homens, 31 mulheres e nove crianças. Uma testemunha ocular informou que um motor estava pegando fogo antes do acidente






FAB transporta insumos e materiais hospitalares para Manaus e Macapá

C-130 Hércules realizou Apoio Aéreo Logístico no transporte de mais de 11 toneladas de materiais hospitalares para a região norte do país

   Uma aeronave C-130 Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou, entre esse domingo (03/05) e segunda-feira (04/05), ação de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19.

   O avião, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1°GT) – Esquadrão Gordo, transportou 11,86 toneladas de materiais hospitalares, do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) para Manaus (AM) e Macapá (AP). A missão foi designada pelo Ministério da Defesa, em ação coordenada com o Ministério da Saúde.






   O FAB 2473 decolou da Ala 11 – Base Aérea do Galeão (RJ), às 12h30 (horário de Brasília) e pousou na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, às 13h30 (horário de Brasília) transportando 1.650 kg de medicamentos e máscaras do tipo face shield. Em Guarulhos, a aeronave carregou mais 10.218 kg de materiais de saúde, sendo 7.798 kg de álcool em gel destinados a Manaus e 2.420 kg de Equipamentos de Proteção Individual, testes rápidos sars-cov2, respiradores de UTI e de transporte, que foram destinados a Macapá. Parte dos materiais foi doada pelo Hospital Albert Einstein.

   A aeronave decolou de Guarulhos às 15h15 e pousou na Ala 8 – Base Aérea de Manaus às 20h45, onde parte da carga foi entregue. Já na segunda-feira (04), o FAB 2473 decolou às 10h40 de Manaus com destino a Macapá, local de desembarque de 2.820 testes rápidos, 14 respiradores de UTI, seis respiradores de transporte, além de  máscaras, toucas hospitalares descartáveis, álcool em gel, aventais e protetores faciais. A aeronave pousou na capital amapaense às 13h00 (horário de Brasília). O material foi entregue à Secretaria de Saúde de Macapá, com o objetivo de auxiliar no enfrentamento à pandemia.






   O Comandante do C-130, Major Aviador Rosemberg Gomes da Silva, avalia que a missão é uma oportunidade para o combate à pandemia. “É com muita satisfação que cumpro essa missão. Esse material que transportamos será de grande valia para as pessoas atendidas”, enfatizou.

   Para o Sargento Rodrigo Jorge Vieira Lima, que desempenha a função de mecânico da aeronave, é uma grande honra participar de uma missão de âmbito nacional. “Não há palavras para descrever o orgulho que sinto em poder ajudar as pessoas da região norte, que tanto necessitam desses insumos que transportamos”, declarou.

   Para o Sargento Rodrigo Jorge Vieira Lima, que desempenha a função de mecânico da aeronave, é uma grande honra participar de uma missão de âmbito nacional. “Não há palavras para descrever o orgulho que sinto em poder ajudar as pessoas da região norte, que tanto necessitam desses insumos que transportamos”, declarou.






OPERAÇÃO COVID-19

   A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população.

   As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.









Fonte: FAB

Centro de Operações Conjuntas do MD é ativado

Centro de Operações Conjuntas do MD é ativado para ações de combate à COVID-19

   Brasília, 21/03/2020 – O Ministério da Defesa ativou, na última sexta-feira (20), o Centro de Operações Conjuntas para atuar na coordenação e planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à Covid-19. Foram ativados também dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente.

   As Forças Armadas permanecerão em condições de disponibilizar recursos operacionais e logísticos quando se fizerem necessários para apoiar as ações. Os militares poderão ser empregados no apoio às ações federais, no controle de passageiros e tripulantes nos aeroportos, portos e terminais marítimos, e no controle de acesso das fronteiras. Unidades militares especializadas em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) poderão ser empregadas para descontaminação de pessoal, ambientes e materiais.

   Além disso, Marinha, Exército e Aeronáutica poderão apoiar as triagens de pessoas com suspeita de infecção para encaminhamento a hospitais. Poderão ser instalados hospitais de campanha. Devido à possibilidade de elevada demanda e da limitada disponibilidade e capacidade desses meios, o apoio dos hospitais de campanha será avaliado com especial cuidado. Relembra-se que os hospitais foram concebidos para emprego em operações militares e operações humanitárias, possuindo, portanto, baixa capacidade de leitos, devendo ser adaptados às condições da presente pandemia.

   O MD tem recebido diversas demandas de apoio de órgãos estaduais, municipais e outros. Tais demandas estão sendo direcionadas aos Comandos Conjuntos responsáveis pelos locais demandados, para avaliar a possibilidade de atendimento.

Por Capitão-Tenente Fabrício Costa

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Ministério da Defesa (MD)




FAB abre 220 vagas para o Curso de Formação de Sargentos

Inscrições para o processo seletivo estão abertas e seguem até o dia 18 de março

   A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou Instruções Específicas para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica, para o primeiro semestre de 2021 (CFS 1/2021). As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas a partir desta segunda-feira (17) e seguem abertas até às 15 horas do dia 18 de março, no endereço da EEAR, onde também são encontradas as informações relativas à seleção. O valor da taxa é de R$ 60,00.

   As 220 vagas são destinadas a cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, que atendam aos pré-requisitos, às condições e às normas estabelecidas nas Instruções Específicas, para serem habilitados à matrícula no CFS 1/2021.

   Há vagas para as seguintes especialidades: Mecânico de Aeronaves (BMA), Material Bélico (BMB), Guarda e Segurança (SGS), Equipamento de Voo (BEV) e Controle de Tráfego Aéreo (BCT).

   Para ser habilitado à matrícula, o candidato deve atender a todas as condições previstas nas Instruções Específicas, entre elas ter concluído com aproveitamento o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino, de forma que possa apresentar, na data da Validação Documental, o certificado, diploma ou declaração de conclusão e o histórico escolar.

   O processo seletivo é composto por provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, além de Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, Procedimento de Heteroidentificação Complementar e Validação Documental. As provas escritas ocorrerão no dia 7 de junho de 2020.

   Os aprovados em todas as etapas do processo seletivo e classificados dentro do número de vagas, selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA), deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), para a Concentração Final, no dia 10 de janeiro de 2021. O curso terá duração aproximada de dois anos.

   Após a formatura, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será classificado em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.








FAB abre 150 vagas para Oficiais

Exames irão selecionar Oficiais de Apoio, Médicos, Dentistas, Farmacêuticos, Engenheiros e Capelães. Inscrições estarão disponíveis de 10 a 27 de fevereiro

   A Força Aérea Brasileira (FAB) lança Instruções Específicas (IE) para os Exames de Admissão aos Cursos de Adaptação de Médicos da Aeronáutica (CAMAR), de Dentistas da Aeronáutica (CADAR), de Farmacêuticos da Aeronáutica (CAFAR) e aos Estágios de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR), de Oficiais de Apoio da Aeronáutica (EAOAP), e de Instrução e Adaptação de Capelães da Aeronáutica (EIAC) para o ano de 2021. As inscrições estão disponíveis de 10 a 27 de fevereiro de 2020 (até as 15 horas do último dia, horário de Brasília) e deverão ser realizadas no site http://www2.fab.mil.br/ciaar/ A taxa é de R$ 130,00.

   Para participar do exame de admissão do CAMAR, CADAR, CAFAR e EAOEAR, os candidatos não podem completar 36 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2021. Os concorrentes ao EAOP devem possuir, no mínimo, 18 e, no máximo, 32 anos de idade até 31 de dezembro de 2021. Já os que pleiteiam uma vaga ao EIAC não podem ter menos de 30 nem completar 41 anos de idade no ano da matrícula.

   O processo seletivo é composto de Provas Escritas, Verificação de Dados Biográficos e Profissionais, Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, Procedimento de Heteroidentificação Complementar e Validação Documental. Conforme a especialidade do candidato há, ainda, outras etapas.

   As provas escritas estão previstas para o dia 17 de maio de 2020. Se aprovado em todas as etapas dentro do número de vagas, conforme tabela constante nas IE, o candidato fará o curso no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG), durante, aproximadamente, 17 semanas. Após a conclusão do CAMAR, do CADAR, do CAFAR, do EAOEAR e do EAOP, com aproveitamento, o aluno será promovido ao posto de Primeiro-Tenente. Já os concludentes do EIAC, em consonância com as IE, serão promovidos ao posto de Segundo-Tenente.





Feliz Natal e Próspero Ano Novo

Feliz Natal

Que o Natal seja sentido e vivenciado de modo sublime,
com o pensamento elevado. 
Que a união dê lugar às desavenças e que o amor seja a razão de tudo o que nos move, 
de toda a nossa celebração.




Avião que saiu de Porto Alegre cai em casa na Argentina


   Um avião que saiu de Porto Alegre acabou caindo na cidade de San Fernando, por volta das 23h desta quinta-feira (05), nas proximidades de Buenos Aires. O piloto e três passageiros, sendo um deles menor de idade, eram os tripulantes do voo.

   Segundo informações publicadas hoje pelo Jornal Clarín, da Argentina, antes de cair, a aeronave emitiu um aviso de emergência por falta de combustível, o que fez com que o piloto perdesse o controle do avião nas proximidades do aeroporto local.

   No momento da queda, a aeronave levou consigo cabos de luz e atingiu a casa, que fica localizada na rua Charlín. A tragédia poderia ter sido pior, porém, felizmente, a residência estava vazia no momento do acidente.

   Após a queda, todos os ocupantes conseguiram descer do avião. Ninguém ficou ferido.