Aeródromos sem Plano de Zona de Proteção serão temporariamente suspensos

   O Comando da Aeronáutica (COMAER) informa que, por meio da Portaria 957/GC3, de 15 de outubro de 2015, e do Edital DECEA nº 7, de 30 de dezembro de 2015, notificou e estabeleceu prazo para que 764 aeródromos inscritos no cadastro da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) elaborassem e apresentassem os seus respectivos Planos Básicos de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA).




   Esses Planos são exigências internacionais que funcionam como limitadores às implantações no entorno dos aeródromos e são constituídos por levantamentos topográficos, onde são identificados o tipo e a altura dos obstáculos, como prédios e antenas, que podem ser construídos sem prejuízo para a operação dos voos, visual ou por instrumentos.

   A obrigatoriedade do PBZPA no Brasil não é uma novidade e possui amparo legal no art. 44 da Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica. Além disso, essas exigências também estão previstas na legislação relativa à segurança das operações aéreas em aeródromos, estabelecida pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), da qual o Brasil é signatário.

   Do total dos aeródromos notificados, 692 não apresentaram o Plano mencionado no prazo de 120 dias estabelecidos pela Portaria e estarão com suas operações temporariamente suspensas a partir de 13 de fevereiro de 2016.

   O objetivo dessa determinação é garantir a segurança e a regularidade das operações aéreas, bem como incentivar administradores aeroportuários a tomarem as providências cabíveis. O processo de regularização se dará pela apresentação do PBZPA conforme a legislação ou por meio da confecção de Termo de Ajuste de Conduta, que deverá ser elaborado de maneira conjunta com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

DECEA

- Endereço: Av General Justo, nº 160, Centro, Rio de Janeiro/RJ. CEP 20021-130
- Telefone:( 21) 2101-6241
- Email: dpln5.1@decea.gov.br

Coronel Aviador Ary Soares Mesquita
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Comissárias de bordo saem no tapa e avião precisa fazer pouso de emergência

De acordo com o jornal The Telegraph, duas funcionárias teriam supostamente se envolvido em uma briga "sobre questões de trabalho"

   Um voo da Delta Air Lines foi forçado a fazer um pouso de emergência após uma briga entre duas comissárias de bordo. A aeronave havia partido de Los Angeles e ia para Minneapolis quando o capitão anunciou que estava desviando o Boeing 757 para o aeroporto mais próximo, após o Controle de Tráfego Aéreo conseguir escutar - pelos microfones - a confusão causada por sua tripulação.

   De acordo com o jornal The Telegraph, duas funcionárias teriam supostamente se envolvido em uma briga "sobre questões de trabalho". Uma terceira aeromoça tentou intervir e acabou sendo atingida por um soco.

   As três tripulantes  acabaram expulsas devido a seu "mau comportamento", segundo passageiros que presenciaram a confusão. A aeronave permaneceu no chão em Salt Lake City por cerca de 1h20, chegando em Minneapolis com 1h15 de atraso.

   "A Delta pede desculpas aos clientes que foram prejudicados após o seu voo fazer uma parada não programada em Salt Lake City. As ações desses membros da tripulação de nenhuma maneira refletem os valores e profissionalismo que esperamos de todos os nossos funcionários", disse um porta-voz da companhia.

   Todos os passageiros afetados receberam uma carta da empresa, que ofereceu aos clientes que já participavam do programa de fidelidade milhas adicionais. Os outros ganharam Vouchers para novas viagens.

Viagem animada

   Um atraso causado por uma briga entre tripulantes parece bizarra, mas não é nada frente a outras situações que já aconteceram em aeronaves pelo mundo. Em outubro do ano passado, por exemplo, um voo da American Airlines atrasou durante um hora na pista do aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, após um enxame de mais de mil abelhas ter sido encontrado na asa.

   Já um avião da Singapore Cargo também precisou realizar um pouso de emergência, também em 2015, após o alarme de incêndio da aeronave disparar. Sensores instalados no compartimento de cargas detectaram excesso de gás metano, altamente inflamável.

   Ao pesquisarem o motivo, os funcionários descobriram que a perigosa situação foi provocada pela presença de 2.186 ovelhas a bordo, que estavam há 45 minutos confinadas dentro do compartimento de carga do avião.






Sistemas de controle de tráfego aéreo na Ucrânia são alvos de ataques

Principal foco seria o Aeroporto de Kiev

   Os sistemas de Controle de Tráfego Aéreo na Ucrânia podem ter sido alvo de ataques cibernéticos, sendo que o principal foco seria o aeroporto de Kiev.

   A preocupação surgiu depois que houve um malware foi colocado com sucesso nos sistemas de energia do país e que resultou em um apagão. Não houve danos maiores e há indícios de que hackers russos poderiam estar por trás do ataque, mas ainda não há nenhuma evidência concreta.

   A unidade de resposta de segurança cibernética da Ucrânia aconselhou os administradores do sistema para que uma varredura seja feita na rede, afim de verificar arquivos e fontes de tráfego.





DECEA Anúncia GREVE de aeronautas e aeroviários para amanhã dia 03/02/2016

          DECEA apresenta plano de contingência em face à greve de aeronautas e aeroviários anunciada para amanhã dia 03/02/2016





   Em reunião realizada no salão operacional do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), hoje, 2 de fevereiro, às 16 horas, o DECEA apresentou um Plano de Contingência para a Navegação Aérea em face ao anúncio de greve de aeronautas e aeroviários para amanhã, dia 03 de fevereiro.

   Na ocasião, o futuro chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Coronel Luiz Ricardo Nascimento e o chefe da Unidade de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo do CGNA, Major Amstrong, expuseram as medidas a serem adotadas para amenizar o impacto da paralisação. As ações foram abordadas e discutidas juntamente aos representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Infraero, das administradoras de aeroportos privados e das principais companhias aéreas nacionais.

   Anunciada no dia 29 de janeiro pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas, Sindicato Nacional dos Aeroviários e pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT, a greve prevê a paralisação de voos entre às 6 e 8 horas da manhã, quarta-feira, dia 3 de fevereiro, em doze aeroportos: Aeroporto de Congonhas, São Paulo (SP); Aeroporto Internacional de São Paulo – Cumbica, Guarulhos (SP); Aeroporto Internacional de Viracopos, Campinas (SP); Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim – Galeão, Rio de Janeiro (RJ); Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro (RJ); Aeroporto Internacional Salgado Filho, Porto Alegre (RS); Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, Brasília (DF); Aeroporto de Bacacheri, Curitiba (PR); Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz, Florianópolis (SC); Aeroporto Internacional Pinto Martins, Fortaleza (CE); Aeroporto Internacional Guararapes – Gilberto Freyre, Recife (PE); Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, Salvador (BA).

   Entre as medidas apresentadas pelo DECEA para amenizar os efeitos da paralisação, está a centralização da coordenação no CGNA – unidade subordinada ao órgão – que deverá receber dos aeroportos o quantitativo de vagas disponíveis para os voos já planejados e para os voos alternados ao longo da paralisação, bem como a relação dos voos prioritários das companhias aéreas. Será distribuída uma planilha contendo as prioridades dos voos por aeroporto e empresa. O sequenciamento desses voos seguirá a prioridade estabelecida pelo CGNA em coordenação com as empresas.

   As decolagens para os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont estarão suspensas a partir das 23 horas do dia anterior e para os demais à medida que as vagas no pátio forem se esgotando.

   Após o término da paralisação, as decolagens ocorrerão gradativamente para os aeroportos envolvidos na greve e as empresas aéreas deverão embarcar os passageiros imediatamente a partir das oito horas, aliviando a espera dos passageiros. A intenção será estabilizar por completo a malha no máximo até as 12h.

   Os órgãos de Controle de Tráfego Aéreo deverão cumprir as prioridades e orientações do CGNA, bem como, juntamente às demais organizações envolvidas, atentar ao fiel cumprimento da ICA 100-22. Caso a greve perdure, será feito o planejamento para o dia seguinte.

   É importante destacar que ao longo de todo o período a decolagens de aeronaves com órgãos para transplante ou enfermos embarcados deverão ocorrer normalmente. Já os possíveis cancelamentos de voos regulares da aviação comercial estarão a critério das companhias aéreas em face à evolução da greve e da adesão de seus funcionários.






Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho –  Jornalista
Foto: Fábio Maciel

Nosso novo Parceiro "Ultra Brasil FS"

Ultra Brasil FS


Neste site vocês encontraram tudo um pouco sobre o seu  Simulador "FS2004 e FSX".

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Pesquisa de avaliação do nosso site "Controle Aéreo"

Avaliação

   O "Controle Aéreo" pergunta a todos os usuários do nosso site, que avalie o nosso desempenho e qualidade do nosso site.
   Recomendamos que mande um e-mail informando sugestões ou dicas de melhoria.
A pesquisa vai dura até o dia 31/01/2016 as 23:00 horas.

Desde já agradecemos o seu voto
e um Feliz Ano Novo a Todos
E o nosso muito obrigado pela sua participação!!!

Feliz Natal a todos

O Controle Aérea deseja a todos um Feliz Natal

   ...Não tente "se fazer" feliz. Simplesmente decida "ser" feliz e tudo que você fizer decorrerá disso.
   Nascerá disso. Lembre-se sempre que o que você está sendo gera o que você está fazendo.
Seja Feliz
"Pedro Bial"









ANAC Abre Concurso com 150 vagas de níveis médio e superior

ANAC Abre Concurso

   A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), informa a abertura das inscrições do Concurso que tem como objetivo o preenchimento de 150 vagas de níveis médio e superior.

   As oportunidades são para os cargos de Analista Administrativo (25), Especialista em Regulação de Aviação Civil (65), Técnico em Regulação de Aviação Civil (45) e Técnico Administrativo (15).

   As jornadas de trabalho são de 40 horas semanais com remunerações que variam entre R$ 5.689,52 a R$ 11.974,49.

   Os pedidos de participação devem ser feitos no período de 14 de dezembro de 2015 a 4 de janeiro de 2016, pelo site www.esaf.fazenda.gov.br. As taxas de inscrição vão de R$ 90,00 e R$ 150,00.

   Serão realizadas provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos, discursiva, títulos e curso de formação, em alguns casos, para classificar os inscritos.

   E para se preparar para as avaliações, você pode adquirir as apostilas digitais disponibilizadas em www.pciconcursos.com.br.

   Este Concurso terá validade de um ano, prorrogável por igual período, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final.








China vai construir o maior terminal de aeroporto do mundo em Pequim (ZBAA)

China vai construir o maior terminal de aeroporto do mundo em Pequim (ZBAA)

   O novo Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Pequim terá uma área de 2,3 milhões de m2 e irá receber 45 milhões de passageiros por ano.

   Na manhã desta terça-feira, dia 24, foram apresentados os primeiros detalhes do maior aeroporto do mundo que a China anunciou no início deste ano.

   De acordo com o jornal Beijing Times, o novo equipamento será construído no distrito de Daxing, em Pequim, e foi projetado pelo arquiteto britânico Zaha Hadid, que incorporou o tema de um Phoenix no projeto.

   O vice-diretor da Beijing SIA City Holdings Co. Ltd, Wang Baoling, disse ao jornal que o plano de construção terá duas fases e deve atingir a capacidade de 100 milhões de passageiros em 2040. Só para efeito de comparação, o Aeroporto Internacional de Los Angeles que é o maior aeroporto do mundo atualmente possui a capacidade de 96 milhões de passageiros por ano.

   A primeira fase da construção está prevista para ser concluída em 2019 e contará com quatro pistas capazes de lidar com 45 milhões de passageiros anualmente. Na segunda parte da primeira fase, a nova construção irá expandir a capacidade anual do aeroporto para 72 milhões de passageiros em 2025.

   Todo o projeto de construção está previsto para ser concluída em 2040, quando mais duas pistas serão adicionadas. A instalação também terá uma capacidade de carga de quatro milhões de toneladas.

   Ainda de acordo com a reportagem, a meta dos diretores do aeroporto é que a caminhada dos seus usuários da alfândegas até as portas de embarque seja de apenas oito minutos.












Aeroporto Santos Dumont vai fechar durante provas de vela da Olimpíada

Aeroporto Santos Dumont vai fechar durante provas de vela da Olimpíada

   O Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, será fechado diariamente por algumas horas durante os Jogos Olímpicos do ano que vem, em agosto, durante as provas de vela na Baía de Guanabara, disse o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, nesta quarta-feira.

   A decisão foi tomada após pedido do comitê organizador Rio 2016, alegando que a interrupção de pousos e decolagens daria melhores condições para a transmissão dos eventos pela televisão.

   "Essa foi uma decisão tomada hoje, ele vai fechar durante dez dias... do meio-dia e meia às cinco e dez da tarde", disse Wagner a jornalistas.

   As raias olímpicas de vela na Baía de Guanabara ficam próximas do Santos Dumont, que atualmente opera apenas voos nacionais, a maioria da ponte aérea Rio-São Paulo.

   "O ministro (Eliseu) Padilha (Aviação Civil) está trabalhando nisso com as companhias aéreas, é óbvio que é sempre um transtorno, mas que todos reconhecem que é meritório em função do que a Olimpíada vai trazer", acrescentou Wagner.

   A Olimpíada de 2016 será disputada entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016. A previsão é de que o Santos Dumont fique algumas horas fechado entre os dias 8 e 18 de agosto.










Começa hoje dia 03/10/2015 Portões abertos nas Bases Aéreas

Conheça já a Base Aérea da sua região

Confira já as escalas e fica por dentro do evento

3 e 4 de Outubro São José dos Campos-SP e Manaus-AM
4 de Outubro Campo de Marte-SP e Cachimbo-PA
10 de Outubro Santa Maria-RS
12 de Outubro Canoas-RS
18 de Outubro MUSAL-RJ e Fortaleza-CE

















Nosso novo Parceiro "yoda do suporte"

Hoje nosso site apresenta mais um parceiro nosso

Yoda do suporte

   Conheça um pouco sobre ele

   Olá, sou Maximiliano Alves da Cruz, desde novembro do ano de 2014 iniciei o sonho de colocar na internet um blog de tecnologia, com isso, construí ele com o nome de “Yoda do suporte”, com o intuito de compartilhar o conhecimento que venho ganhando durante toda minha carreira e também compartilhar alguns palpites sobre notícias de tecnologia que vejo.


 O site do nosso novo parceiro é só clica aqui na imagem 




   A página no Facebook do "Yoda do Suporte"



Nosso Novo Parceiro "Descobrindo Mais"

Hoje o nosso site ganhamo mais um parceiro

"Descobrindo Mais"

   Nós do site Controle Aéreo temos a honra de anunciar mais um parceiro do nosso site uma galera nova do Youtube que promete bomba e faze muito sucesso, se inscreve a e no canal deles.



   Confira agora alguns vídeos de Filipe e Gabriel


5 ERROS DO CINEMA




COMO SURGIRAM OS NOMES DAS GRANDES MARCAS?




CONHEÇA, 5 CIDADES ABANDONADAS




O MISTERIOSO DESAPARECIMENTO DE D. B. COOPER




A VERDADEIRA HISTÓRIA DE STAN LEE PT1




NOVO QUADRO DO CANAL!!! CURIOSIDADES ALEATÓRIAS.




EASTER EGGS - DESENHOS



Lançamento do jogo "I am a air traffic controller 4"

I am a air traffic controller  4 ou Eu Sou Controlador de Tráfego Aéreo 4

   É um Simulador de controle aéreo de uma série, desenvolvida pela "TechnoBrain", que simula o funcionamento de um aeroporto. O Jogo Simula o trabalho de um Controlador de Tráfego Aéreo. A uma missão do jogador, coloca os aviões na pista, táxi-los Até o portão correto, e decolagem das aeronaves.



Veja o Vídeo Aqui em Baixo

Parte 1


Parte 2


Site Oficial do Jogo


Sabe para onde vai o voo direto mais longe do mundo?

O voo mais longo do mundo e ainda é no Brasil

   Já pensou em pegar um voo direto de mais de 17 horas? Se isso te parece impossível, saiba que a Emirates acaba de anunciar planos para o lançamento de uma rota de Dubai para a Cidade do Panamá, a partir do dia 1° de fevereiro de 2016. Este será o voo direto mais longo do mundo – 17 horas e 35 minutos na direção oeste – e o primeiro destino da Emirates na América Central.

   O Boeing 777-200 da companhia Emirates levará 17 horas e 35 minutos para percorrer os 13.821 km que separam a Cidade do Panamá e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

   Entre os voos atuais mais longos do mundo, Dallas e Sydney (16 horas e 55 minutos), Johannesburgo e Atlanta (16 horas e 40 minutos), e Dubai e Los Angeles (16 horas e 35 minutos).

   A capital do Panamá é a mais populosa do país, e terá um voo diário operado por uma aeronave Boeing 777-200LR em uma configuração de 3 classes, sendo 8 assentos em primeira classe, 42 em business e 216 na econômica. Os bilhetes já estão a venda, no site da Emirates.

   O preço do bilhete de ida e volta sai em torno de R$ 7.500.