FAB abre concurso público para o ingresso na EEAR

A Força Aérea Brasileira (FAB) abre concurso para o ingresso na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)




   Inscrições abertas até o dia 31/03/2016, são mais de 300 vagas para Sargento da Aeronáutica, os candidatos têm que ter entre 18 anos até 24 anos sem completar 25 anos até o último dia das inscrições.

As vagas na opção 1. Somente para sexo Masculino

BMA - Mecânica de Aeronaves (65)
BMB - Material Bélico (12)


Das vagas na opção 2. Ambos sexos

BCO - Comunicações (16)
BFT – Foto Inteligência (5)

Das vagas na opção 3. Somente para sexo Masculino

SGS - Guarda e Segurança (11)

Das vagas na opção 4. Ambos sexos

BEI – Eletricidade e Instrumentos (15)
BEV - Equipamento de Voo (4)
BMT - Meteorologia (7)
BSP - Suprimento (11)
SAI - Informações Aeronáuticas (15)
SCF - Cartografia (6)
SDE - Desenho (6)
BEP - Estrutura e Pintura (7)
SEM - Eletromecânica (9)
SML - Metalurgia (4)

SBO - Bombeiro (12)

Das vagas na opção 5, Ambos sexos

BCT - Controle de Tráfego Aéreo (128)

"Legenda"
(Os números em parênteses e negrito são os números de vagas abertas)




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Fotos de Mateus Musskopf


Voo do Papa Francisco para Cidade do México é alvo de laser

    Voo da "Alitalia airlines 4000" (AZ4000) é o avião que transportava o papa Francis em sua turnê do México. A aeronave, Airbus A330 EI-EJK, na aproximação final de uma breve visita papal a Havana. Os pilotos relatarão que foram alvos de um laser verde. Mais dois voos que também estavam na mesma rota também relatam incidentes de laser verde no mesmo local. As aeronaves "UAL821 e KLM685"


Veja o vídeo no link abaixo.





AZ4000



Aeródromos privados que não possuem Plano de Zona de Proteção estão fechados

Aeródromos privados que não possuem Plano de Zona de Proteção estão fechados

   Desde do dia 13 de fevereiro, 764 aeródromos privados nacionais inscritos no cadastro de aeródromos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que ainda não submeteram os seus planos de zona de proteção à aprovação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Do total de 764 aeródromos privados, 63 localizam-se na região Sudeste, 147 na região Centro-Oeste, 291 na região Norte, 75 na região Nordeste e 188 localiza-se na região Sul. O objetivo do DECEA é evitar operações inseguras e incentivar administradores aeroportuários a tomarem as providências cabíveis.

   O fechamento temporário será informado à comunidade aeronáutica por meio de NOTAM (Notice to Airmen) e a operação nesses aeródromos apenas será retomada após a administração aeroportuária comprovar ter ingressado com o processo de Alteração no Cadastro de Aeródromos nos termos da Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 11-3/2015, que trata de Processos da Área de Aeródromos (AGA, do inglês Aerodromes and Ground Aids) no Âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER). A relação dos aeródromos consta do Edital DECEA nº 7, de 30 de dezembro 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 8, seção 3, de 13 de janeiro de 2016.
   A medida está associada ao término do prazo de 120 dias, estabelecido com a entrada em vigor da Portaria n° 957/GC3, de 9 de julho de 2015, para que os aeródromos inscritos no cadastro da ANAC pudessem adequar-se aos novos dispositivos submetendo seus planos de zona de proteção à aprovação do DECEA.

Segurança nas operações aéreas

   Os Planos de Zona de Proteção de Aeródromos, bem como de Helipontos, são exigências internacionais que funcionam como limitadores às implantações no entorno dos aeródromos, com o objetivo de garantir a segurança e a regularidade das operações aéreas. A obrigatoriedade desses planos no Brasil não é uma novidade e possui amparo legal no art. 44 da Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica.

   Na condição de signatário da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), o Brasil segue a legislação relativa à segurança das operações aéreas em aeródromos. Nesse sentido, a Agência de Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Comando da Aeronáutica, autoridades aeronáuticas brasileiras, possuem normas específicas dessa matéria que refletem as diretrizes de segurança internacional, nas quais se insere a Portaria nº 957/GC3.
   Para a elaboração de um Plano Básico, é necessária a realização de um levantamento topográfico no entorno do aeródromo com o objetivo de determinar o tipo e a altura dos obstáculos, como prédios e antenas, que podem ser construídos sem prejuízo para a operação de voos visuais ou por instrumentos. A responsabilidade pela confecção desse plano é do administrador do aeródromo, seja público ou privado.
   A relação dos aeródromos que serão fechados temporariamente, bem como outras informações acerca da legislação aplicável à área AGA, os processos da AGA do DECEA, os modelos necessários para a confecção do processo e os Planos de Zona de Proteção já aprovados estão disponíveis no Portal AGA do DECEA em www.decea.gov.br

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Glória Galembeck – Jornalista
Foto: Luiz Eduardo Perez

Aeródromos sem Plano de Zona de Proteção serão temporariamente suspensos

   O Comando da Aeronáutica (COMAER) informa que, por meio da Portaria 957/GC3, de 15 de outubro de 2015, e do Edital DECEA nº 7, de 30 de dezembro de 2015, notificou e estabeleceu prazo para que 764 aeródromos inscritos no cadastro da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) elaborassem e apresentassem os seus respectivos Planos Básicos de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA).




   Esses Planos são exigências internacionais que funcionam como limitadores às implantações no entorno dos aeródromos e são constituídos por levantamentos topográficos, onde são identificados o tipo e a altura dos obstáculos, como prédios e antenas, que podem ser construídos sem prejuízo para a operação dos voos, visual ou por instrumentos.

   A obrigatoriedade do PBZPA no Brasil não é uma novidade e possui amparo legal no art. 44 da Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica. Além disso, essas exigências também estão previstas na legislação relativa à segurança das operações aéreas em aeródromos, estabelecida pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), da qual o Brasil é signatário.

   Do total dos aeródromos notificados, 692 não apresentaram o Plano mencionado no prazo de 120 dias estabelecidos pela Portaria e estarão com suas operações temporariamente suspensas a partir de 13 de fevereiro de 2016.

   O objetivo dessa determinação é garantir a segurança e a regularidade das operações aéreas, bem como incentivar administradores aeroportuários a tomarem as providências cabíveis. O processo de regularização se dará pela apresentação do PBZPA conforme a legislação ou por meio da confecção de Termo de Ajuste de Conduta, que deverá ser elaborado de maneira conjunta com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

DECEA

- Endereço: Av General Justo, nº 160, Centro, Rio de Janeiro/RJ. CEP 20021-130
- Telefone:( 21) 2101-6241
- Email: dpln5.1@decea.gov.br

Coronel Aviador Ary Soares Mesquita
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Comissárias de bordo saem no tapa e avião precisa fazer pouso de emergência

De acordo com o jornal The Telegraph, duas funcionárias teriam supostamente se envolvido em uma briga "sobre questões de trabalho"

   Um voo da Delta Air Lines foi forçado a fazer um pouso de emergência após uma briga entre duas comissárias de bordo. A aeronave havia partido de Los Angeles e ia para Minneapolis quando o capitão anunciou que estava desviando o Boeing 757 para o aeroporto mais próximo, após o Controle de Tráfego Aéreo conseguir escutar - pelos microfones - a confusão causada por sua tripulação.

   De acordo com o jornal The Telegraph, duas funcionárias teriam supostamente se envolvido em uma briga "sobre questões de trabalho". Uma terceira aeromoça tentou intervir e acabou sendo atingida por um soco.

   As três tripulantes  acabaram expulsas devido a seu "mau comportamento", segundo passageiros que presenciaram a confusão. A aeronave permaneceu no chão em Salt Lake City por cerca de 1h20, chegando em Minneapolis com 1h15 de atraso.

   "A Delta pede desculpas aos clientes que foram prejudicados após o seu voo fazer uma parada não programada em Salt Lake City. As ações desses membros da tripulação de nenhuma maneira refletem os valores e profissionalismo que esperamos de todos os nossos funcionários", disse um porta-voz da companhia.

   Todos os passageiros afetados receberam uma carta da empresa, que ofereceu aos clientes que já participavam do programa de fidelidade milhas adicionais. Os outros ganharam Vouchers para novas viagens.

Viagem animada

   Um atraso causado por uma briga entre tripulantes parece bizarra, mas não é nada frente a outras situações que já aconteceram em aeronaves pelo mundo. Em outubro do ano passado, por exemplo, um voo da American Airlines atrasou durante um hora na pista do aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, após um enxame de mais de mil abelhas ter sido encontrado na asa.

   Já um avião da Singapore Cargo também precisou realizar um pouso de emergência, também em 2015, após o alarme de incêndio da aeronave disparar. Sensores instalados no compartimento de cargas detectaram excesso de gás metano, altamente inflamável.

   Ao pesquisarem o motivo, os funcionários descobriram que a perigosa situação foi provocada pela presença de 2.186 ovelhas a bordo, que estavam há 45 minutos confinadas dentro do compartimento de carga do avião.






Sistemas de controle de tráfego aéreo na Ucrânia são alvos de ataques

Principal foco seria o Aeroporto de Kiev

   Os sistemas de Controle de Tráfego Aéreo na Ucrânia podem ter sido alvo de ataques cibernéticos, sendo que o principal foco seria o aeroporto de Kiev.

   A preocupação surgiu depois que houve um malware foi colocado com sucesso nos sistemas de energia do país e que resultou em um apagão. Não houve danos maiores e há indícios de que hackers russos poderiam estar por trás do ataque, mas ainda não há nenhuma evidência concreta.

   A unidade de resposta de segurança cibernética da Ucrânia aconselhou os administradores do sistema para que uma varredura seja feita na rede, afim de verificar arquivos e fontes de tráfego.





DECEA Anúncia GREVE de aeronautas e aeroviários para amanhã dia 03/02/2016

          DECEA apresenta plano de contingência em face à greve de aeronautas e aeroviários anunciada para amanhã dia 03/02/2016





   Em reunião realizada no salão operacional do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), hoje, 2 de fevereiro, às 16 horas, o DECEA apresentou um Plano de Contingência para a Navegação Aérea em face ao anúncio de greve de aeronautas e aeroviários para amanhã, dia 03 de fevereiro.

   Na ocasião, o futuro chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Coronel Luiz Ricardo Nascimento e o chefe da Unidade de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo do CGNA, Major Amstrong, expuseram as medidas a serem adotadas para amenizar o impacto da paralisação. As ações foram abordadas e discutidas juntamente aos representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Infraero, das administradoras de aeroportos privados e das principais companhias aéreas nacionais.

   Anunciada no dia 29 de janeiro pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas, Sindicato Nacional dos Aeroviários e pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT, a greve prevê a paralisação de voos entre às 6 e 8 horas da manhã, quarta-feira, dia 3 de fevereiro, em doze aeroportos: Aeroporto de Congonhas, São Paulo (SP); Aeroporto Internacional de São Paulo – Cumbica, Guarulhos (SP); Aeroporto Internacional de Viracopos, Campinas (SP); Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim – Galeão, Rio de Janeiro (RJ); Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro (RJ); Aeroporto Internacional Salgado Filho, Porto Alegre (RS); Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, Brasília (DF); Aeroporto de Bacacheri, Curitiba (PR); Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz, Florianópolis (SC); Aeroporto Internacional Pinto Martins, Fortaleza (CE); Aeroporto Internacional Guararapes – Gilberto Freyre, Recife (PE); Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, Salvador (BA).

   Entre as medidas apresentadas pelo DECEA para amenizar os efeitos da paralisação, está a centralização da coordenação no CGNA – unidade subordinada ao órgão – que deverá receber dos aeroportos o quantitativo de vagas disponíveis para os voos já planejados e para os voos alternados ao longo da paralisação, bem como a relação dos voos prioritários das companhias aéreas. Será distribuída uma planilha contendo as prioridades dos voos por aeroporto e empresa. O sequenciamento desses voos seguirá a prioridade estabelecida pelo CGNA em coordenação com as empresas.

   As decolagens para os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont estarão suspensas a partir das 23 horas do dia anterior e para os demais à medida que as vagas no pátio forem se esgotando.

   Após o término da paralisação, as decolagens ocorrerão gradativamente para os aeroportos envolvidos na greve e as empresas aéreas deverão embarcar os passageiros imediatamente a partir das oito horas, aliviando a espera dos passageiros. A intenção será estabilizar por completo a malha no máximo até as 12h.

   Os órgãos de Controle de Tráfego Aéreo deverão cumprir as prioridades e orientações do CGNA, bem como, juntamente às demais organizações envolvidas, atentar ao fiel cumprimento da ICA 100-22. Caso a greve perdure, será feito o planejamento para o dia seguinte.

   É importante destacar que ao longo de todo o período a decolagens de aeronaves com órgãos para transplante ou enfermos embarcados deverão ocorrer normalmente. Já os possíveis cancelamentos de voos regulares da aviação comercial estarão a critério das companhias aéreas em face à evolução da greve e da adesão de seus funcionários.






Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho –  Jornalista
Foto: Fábio Maciel

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