A aeronave da PF quase bateu em um avião da FAB quando decolava do aeroporto SBBR

   A aeronave da Polícia Federal quase bateu em um avião da Força Aérea Brasileira quando decolava do Aeroporto Internacional de Brasília SBBR

   Um avião da Polícia Federal quase se envolveu em um acidente durante a decolagem no Aeroporto Internacional de Brasília nesta terça-feira (23/02/2016). A aeronave por pouco não bateu em outro avião.

   O incidente ocorreu por volta de 7h30. Dois aviões deixariam simultaneamente o terminal, mas em direções diferentes: o de matrícula PR-BSI, da Polícia Federal, faria uma curva para a direita logo após deixar o solo, rumo a Guarulhos (São Paulo), mas acabou virando para a esquerda e invadiu a rota da aeronave da Força Aérea Brasileira.

   Em nota a FAB informo que vai investiga o fato, e a PF também informo que vai ajuda a FAB apurar o que aconteceu.

Imagem do erro da aeronave da PF




Veja o vídeo para entende mais sobre o ocorrido



FAB abre concurso público para o ingresso na EEAR

A Força Aérea Brasileira (FAB) abre concurso para o ingresso na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)




   Inscrições abertas até o dia 31/03/2016, são mais de 300 vagas para Sargento da Aeronáutica, os candidatos têm que ter entre 18 anos até 24 anos sem completar 25 anos até o último dia das inscrições.

As vagas na opção 1. Somente para sexo Masculino

BMA - Mecânica de Aeronaves (65)
BMB - Material Bélico (12)


Das vagas na opção 2. Ambos sexos

BCO - Comunicações (16)
BFT – Foto Inteligência (5)

Das vagas na opção 3. Somente para sexo Masculino

SGS - Guarda e Segurança (11)

Das vagas na opção 4. Ambos sexos

BEI – Eletricidade e Instrumentos (15)
BEV - Equipamento de Voo (4)
BMT - Meteorologia (7)
BSP - Suprimento (11)
SAI - Informações Aeronáuticas (15)
SCF - Cartografia (6)
SDE - Desenho (6)
BEP - Estrutura e Pintura (7)
SEM - Eletromecânica (9)
SML - Metalurgia (4)

SBO - Bombeiro (12)

Das vagas na opção 5, Ambos sexos

BCT - Controle de Tráfego Aéreo (128)

"Legenda"
(Os números em parênteses e negrito são os números de vagas abertas)




   Para saber mais sobre o edita aperte Aqui.
   Acesse o site da FAB para saber mais sobre o concurso, aperte Aqui.
   E para saber mais sobre outros concursos da FAB aperte Aqui.






Fotos de Mateus Musskopf


Voo do Papa Francisco para Cidade do México é alvo de laser

    Voo da "Alitalia airlines 4000" (AZ4000) é o avião que transportava o papa Francis em sua turnê do México. A aeronave, Airbus A330 EI-EJK, na aproximação final de uma breve visita papal a Havana. Os pilotos relatarão que foram alvos de um laser verde. Mais dois voos que também estavam na mesma rota também relatam incidentes de laser verde no mesmo local. As aeronaves "UAL821 e KLM685"


Veja o vídeo no link abaixo.





AZ4000



Aeródromos privados que não possuem Plano de Zona de Proteção estão fechados

Aeródromos privados que não possuem Plano de Zona de Proteção estão fechados

   Desde do dia 13 de fevereiro, 764 aeródromos privados nacionais inscritos no cadastro de aeródromos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que ainda não submeteram os seus planos de zona de proteção à aprovação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Do total de 764 aeródromos privados, 63 localizam-se na região Sudeste, 147 na região Centro-Oeste, 291 na região Norte, 75 na região Nordeste e 188 localiza-se na região Sul. O objetivo do DECEA é evitar operações inseguras e incentivar administradores aeroportuários a tomarem as providências cabíveis.

   O fechamento temporário será informado à comunidade aeronáutica por meio de NOTAM (Notice to Airmen) e a operação nesses aeródromos apenas será retomada após a administração aeroportuária comprovar ter ingressado com o processo de Alteração no Cadastro de Aeródromos nos termos da Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 11-3/2015, que trata de Processos da Área de Aeródromos (AGA, do inglês Aerodromes and Ground Aids) no Âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER). A relação dos aeródromos consta do Edital DECEA nº 7, de 30 de dezembro 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 8, seção 3, de 13 de janeiro de 2016.
   A medida está associada ao término do prazo de 120 dias, estabelecido com a entrada em vigor da Portaria n° 957/GC3, de 9 de julho de 2015, para que os aeródromos inscritos no cadastro da ANAC pudessem adequar-se aos novos dispositivos submetendo seus planos de zona de proteção à aprovação do DECEA.

Segurança nas operações aéreas

   Os Planos de Zona de Proteção de Aeródromos, bem como de Helipontos, são exigências internacionais que funcionam como limitadores às implantações no entorno dos aeródromos, com o objetivo de garantir a segurança e a regularidade das operações aéreas. A obrigatoriedade desses planos no Brasil não é uma novidade e possui amparo legal no art. 44 da Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica.

   Na condição de signatário da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), o Brasil segue a legislação relativa à segurança das operações aéreas em aeródromos. Nesse sentido, a Agência de Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Comando da Aeronáutica, autoridades aeronáuticas brasileiras, possuem normas específicas dessa matéria que refletem as diretrizes de segurança internacional, nas quais se insere a Portaria nº 957/GC3.
   Para a elaboração de um Plano Básico, é necessária a realização de um levantamento topográfico no entorno do aeródromo com o objetivo de determinar o tipo e a altura dos obstáculos, como prédios e antenas, que podem ser construídos sem prejuízo para a operação de voos visuais ou por instrumentos. A responsabilidade pela confecção desse plano é do administrador do aeródromo, seja público ou privado.
   A relação dos aeródromos que serão fechados temporariamente, bem como outras informações acerca da legislação aplicável à área AGA, os processos da AGA do DECEA, os modelos necessários para a confecção do processo e os Planos de Zona de Proteção já aprovados estão disponíveis no Portal AGA do DECEA em www.decea.gov.br

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Glória Galembeck – Jornalista
Foto: Luiz Eduardo Perez

Aeródromos sem Plano de Zona de Proteção serão temporariamente suspensos

   O Comando da Aeronáutica (COMAER) informa que, por meio da Portaria 957/GC3, de 15 de outubro de 2015, e do Edital DECEA nº 7, de 30 de dezembro de 2015, notificou e estabeleceu prazo para que 764 aeródromos inscritos no cadastro da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) elaborassem e apresentassem os seus respectivos Planos Básicos de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA).




   Esses Planos são exigências internacionais que funcionam como limitadores às implantações no entorno dos aeródromos e são constituídos por levantamentos topográficos, onde são identificados o tipo e a altura dos obstáculos, como prédios e antenas, que podem ser construídos sem prejuízo para a operação dos voos, visual ou por instrumentos.

   A obrigatoriedade do PBZPA no Brasil não é uma novidade e possui amparo legal no art. 44 da Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica. Além disso, essas exigências também estão previstas na legislação relativa à segurança das operações aéreas em aeródromos, estabelecida pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), da qual o Brasil é signatário.

   Do total dos aeródromos notificados, 692 não apresentaram o Plano mencionado no prazo de 120 dias estabelecidos pela Portaria e estarão com suas operações temporariamente suspensas a partir de 13 de fevereiro de 2016.

   O objetivo dessa determinação é garantir a segurança e a regularidade das operações aéreas, bem como incentivar administradores aeroportuários a tomarem as providências cabíveis. O processo de regularização se dará pela apresentação do PBZPA conforme a legislação ou por meio da confecção de Termo de Ajuste de Conduta, que deverá ser elaborado de maneira conjunta com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

DECEA

- Endereço: Av General Justo, nº 160, Centro, Rio de Janeiro/RJ. CEP 20021-130
- Telefone:( 21) 2101-6241
- Email: dpln5.1@decea.gov.br

Coronel Aviador Ary Soares Mesquita
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica