Homem morre esmagado por roda de avião nesta segunda em Porto alegre

Homem morre esmagado por trem de pouso no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre

   Um funcionário da companhia aérea Latam morreu na tarde desta segunda-feira (11) após ter sido esmagado pelo rodado (estrutura que prende duas rodas) de um avião no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Segundo a Polícia Civil, que investiga o caso, Adriano Luiz Schuck, de 34 anos, chegou a ser atendido no Hospital Cristo Redentor, mas não resistiu.

   O delegado Cleber Ferreira, responsável pelo caso, acredita que foi um "erro de comunicação" entre funcionários responsáveis por manobrar a aeronave tenha provocado o acidente. Ele explicou que um mecânico fica na cabine para pedir autorização para a torre de controle para mover a aeronave por meio de um reboque, enquanto o outro funcionário é responsável pela movimentação.

   "Adriano estava no trem de pouso, e o rodado esquerdo da aeronave dilacerou toda a perna esquerda. Adriano acabou falecendo no Hospital local", O delegado disse que vai continuar investigando o caso.

   Por meio de nota, a Latam diz que também está investigando o caso. "A LATAM Airlines Brasil lamenta o falecimento do seu funcionário em Porto Alegre. A companhia está investigando as causas deste acidente e solidariza a dor com os seus familiares e amigos, e segue prestando toda a assistência necessária à sua família".





O Aeroporto de Salvador Ganha uma nota Torre de Controle

   O Aeroporto Internacional de Salvador vai operar, a partir de agora, com uma nova torre de controle aéreo. O equipamento, previsto para ser entregue em 2014, foi inaugurado em cerimônia oficial, realizada no dia 31 de maio, em um espaço ao lado do terminal aeroportuário.

   A Torre de Salvador e a de Campinas (SP) são as duas mais alta do país, com 66 m. Ela vai substituir a anterior, que tinha apenas 12 m. A instalação do equipamento na capital integra uma das etapas de preparação para os jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

   A estrutura, que conta com dispositivos de última geração e tão modernos quanto os utilizados em aeroportos internacionais, foi instalada com o intuito de agilizar pousos e decolagens na capital.
Por meio da nova torre, técnicos do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV) poderão monitorar um raio de sete quilômetros de distância, uma área que equivale a 40 campos de futebol.

   De acordo com o diretor-geral de Controle do Espaço Aéreo, brigadeiro Carlos Aquino, a inauguração marca o início de uma etapa de modernização do aeroporto da capital.

   "Hoje contamos com um sistema digital de operação que acompanha a evolução dos equipamentos de monitoramento. Agora, nosso trabalho será realizado com maior nível de segurança e confiabilidade", explicou.

   Além de oferecer mais segurança dos pousos e decolagens, a nova estrutura será capaz de aumentar a capacidade de voos na capital baiana.

   Atualmente, o aeroporto opera com o maior volume de movimento de Tráfego Aéreo da região Nordeste - com aproximadamente 105.000 aeronaves controladas durante o ano.

   No ranking nacional, ele ocupa a 8° posição no ranking nacional em movimento de passageiros. "Está em fase de projeção a construção de uma nova pista. A nova torre dará conta de monitorar toda a estrutura já existente e as novas intervenções", disse.


Operação assistida





   Apesar de entregue oficialmente nesta terça, a torre já havia iniciado as atividades em operação assistida. Até 14 de junho, ela vai dividir as funções com a torre antiga até que todos os procedimentos de monitoramento aéreo sejam realizados exclusivamente pelos equipamentos digitais.

   Por meio do novo sistema, a saída de aeronaves será operada com um controle integrado. Em uma única tela, é possível saber a temperatura do ar, da pista, a direção dos ventos, entre outros recursos.

   "A nova torre ocupa um espaço estratégico dentro do aeroporto. A partir dela, temos uma ampla visão de toda a estrutura, o que não era possível na torre antiga. O local onde era realizado o monitoramento era muito próximo ao terminal de passageiros, o que gerava ruídos e dificultava a operação", explicou o diretor geral da DTCEA-SV, brigadeiro Aquino.

FAB ativa novamente radares meteorológicos que estavam desligados

FAB ativa novamente Radares Meteorológicos que estavam desligados

   A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu do governo federal recursos para ativa novamente cinco radares meteorológicos que estavam desligados devido a restrições orçamentárias nos seus custos.

Vale lembra que os radares meteorológicos não são utilizados no serviço de Controle de Tráfego Aéreo. Estes radares meteorológicos são utilizados para captar informações para a consulta online e de aeronavegantes e entre outros serviços.

Os radares que foram desligados durante este período são eles: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e no distrito Federal.

Desdá criação dos radares está foi a primeira vez que a FAB desligou os radares devido a cortes orçamentárias.





Um Eurocopter EC225 caiu durante um voo hoje cedo

   Hoje cedo, um Eurocopter EC225 caiu durante um voo de "Gullfaks B" plataforma de petróleo para Bergen, na Noruega. O local do acidente é perto da ilha "Turoy" um par de quilômetros a Noroeste de Bergen. os dados ADS-B mostram que o helicóptero caiu de 2100 pés durante os últimos 10 segundos, o que dá uma velocidade vertical de cerca de 13000 pés / min. Havia 13 pessoas a bordo do helicóptero e todos estão mortos, mais um Trágico acidente na aviação.

   Mais informações no link Flightradar24.




A "Flight" - Escola de Aviação em Porto Alegre

Flight - Escola de Aviação

   Trouxemos o Simulador do Cessna 182 para Exposição da Infraero, todos estão convidados para "dar uma pilotada no Cessna!".

   Todos os dias (até o dia 28) das 9:00 às 19:00 no Terminal 1 no 3° andar do Aeroporto Salgado Filho.




















Um caça F-15 faz pouso de emergência no aeroporto de Tusla

Um caça F-15 Eagle da Força Aérea dos Estados Unidos efetuou um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Tusla, no estado americano de Oklahoma.

   De acordo com o Controle de Tráfego Aéreo (ATC) do aeroporto, o F-15 teve uma falha geral nos sistemas hidráulicos durante o voo. Para frenar a aeronave na pista em segurança, a equipe do aeroporto instalou cabos de retenção na pista 36R, permitindo que o F-15 utiliza-se o gancho de parada para frenar a aeronave.

   Todo o Tráfego do aeroporto, foi desviado para pista 8 até que o caça fosse removido pela equipe de solo.

   No auxílio ao pouso de emergência esteve outro caça F-15. Ambos caças estão baseados da Base Aérea de Seymour Johnson, na Carolina do Norte.

Veja o vídeo do momento do pouso.





Os dez voos mais longos do mundo

A Emirates inaugurou a rota mais longa do mundo de Nova Zelândia ao Dubai, mais de 14 mil quilômetros, em 17 horas de voo direto




   1º. A viajem mais longa agora é de Auckland, na Nova Zelândia, até ao Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O voo da Emirates percorre uma distância de 14 178 quilômetros durante aproximadamente 17 horas e 20 minutos. O aparelho utilizado é um Boeing 777-200LR.

   2º. O voo que parte da cidade de Dallas, nos EUA, para Sidney, na Austrália, é o segundo mais longo do mundo. Cobre uma distância de 13 790 quilômetros em cerca de 16 horas e 50 minutos. O percurso é percorrido com uma aeronave da Airbus A380-800 da Qantas Airlines.

   3º. Com uns 13 572 quilômetros para cumprir, o voo de Atlanta, nos EUA, até Joanesburgo, na África do Sul, é o terceiro nesta lista. A aeronave utilizada é um Boeing 777-200LR e a viagem demora 15 horas e 21 minutos, da Delta Air Lines.

   4º. A viagem de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, para Los Angeles, nos EUA, leva cerca de 16 horas e 45 minutos. Um pouco mais do que a terceira viagem nesta lista, mas os quilômetros cumpridos são em número ligeiramente inferior: 13 495. O Boeing 777-200LR é, mais uma vez, o escolhido para este percurso, a cargo da Etihad Airways.

   5º. Mais uma viagem da cidade de Dubai, desta vez com destino a Los Angeles, EUA: são 13 412 quilômetros num Airbus A380-800 da Emirates.

   6º. Da cidade de Jidá, na Arábia Saudita, até Los Angeles, nos EUA, mais uma longa viagem: 13 403 quilômetros em cerca de 16 horas e 10 minutos. A companhia é a Saudi Arabian Airlines e o avião um Boeing 777-300ER.

   7º. A viagem desde Doah, no Qatar, até Los Angeles, nos EUA, ronda as 16 horas e 20 minutos. São 13 359 quilômetros num Boeing 777-200LR. Reservas na Qatar Airways.

   8º. Do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, até Houston, nos EUA, são 13 140 quilômetros, cumpridos a bordo de um Airbus A380-800 da Emirates, em cerca de 16 horas e 20 minutos.

   9º. A nona viagem mais longa do mundo sai de Abu Dhabi, nos Emirados, com destino a São Francisco, nos EUA. As reservas são com a Etihad Airways, que utiliza um Boeing 777-200LR para fazer os 13 124 quilômetros.

   10º. No último lugar do ranking, a viagem de Dallas, nos EUA, para Hong Kong. A distância é de 13 053 quilômetros, o que resulta numa viagem de aproximadamente 16 horas e 35 minutos a bordo de um Boeing 777-300ER, A companhia é a American Airlines.






O maior evento de aviação do Brasil "IBAS"

Primeira edição da maior feira de aviação do país será realizada no Rio de Janeiro, em 2017; organização espera mais de 300 expositores no evento


   Na cidade de São Paulo (SP) recebe a cada dois anos o Salão do Automóvel, o Rio de Janeiro (RJ) vai sediar o “Salão da Aviação”. O Grupo Sator anunciou nessa segunda-feira (4) o lançamento oficial do International Brazil Air Show (IBAS), que será realizado de 29 de março a 2 de abril de 2017, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).




   A ideia de fazer um evento como o IBAS é antiga, mas a provocação foi feita pela FAA (órgão de administração de aviação civil dos EUA) em um evento de aeroportos que realizados em setembro de 2014. De lá pra cá iniciamos as negociações e o planejamento para a realização do evento, contou Paula Faria, diretora executiva do Grupo Sator.

   A “provocação” citada por Paula partiu de Michael Huerta, diretor geral da FAA. O executivo norte-americano questionou o fato do Brasil ter o segundo maior mercado de aviões executivos do mundo e uma das taxas de crescimento mais aceleradas da aviação comercial, mas não ter nenhum grande evento sobre o tema – atualmente, o maior evento de aviação brasileiro é a Labace.

   "Acreditamos que o mercado Latino Americano, liderado pelo Brasil que possui o maior mercado aeroespacial do hemisfério sul, tem potencial para um evento deste porte. Nesta primeira edição esperamos atrair mais de 120 mil pessoas, sendo 30 mil parte do público de negócios. Também planejamos reunir 300 marcas e mais de 50 aeronaves em exposição”, contou Paula Fria, diretora executiva do Grupo Sator, em entrevista ao Airway.

   O Galeão foi escolhido por possuir a infraestrutura necessária para a realização de um evento desta natureza, com um acesso para o público separado do aeroporto. “Isso garantirá a segurança e a comodidade tanto dos usuários do aeroporto como dos participantes do evento”.

   Em relação ao porte do IBAS, Paula Faria revelou suas inspirações. “O Brasil merece um evento de porte semelhante aos melhores do mundo, por isso nos inspiramos no Le Bourget, na França, e temos a FIDAE (evento de aviação realizado no Chile) como parceira”.

   O IBAS ocupará uma área de 40 mil metros quadrados no Terminal de Cargas do Galeão, englobando seminários, palestras, workshop, negócios, exposições de aeronaves e equipamentos, shows aéreos e acesso a simuladores de voo. O valor dos ingressos ainda não foi definido.




Avião sequestrada no Egito

Um homem sequestra um avião da Egyptair terminou sem vítimas.

   Um avião da companhia aérea EgyptAir com um número ainda não determinado de passageiros a bordo foi desviado quando voava de Alexandria para o Cairo, no Egito. a aeronave pouso no aeroporto de Larnaca, em Chipre. A torre de controlo foi informada do ocorrido as 08:30 (06:30 em Lisboa) e o avião teve autorização para pousa cerca de 20 minutos depois, informou a polícia cipriota.

   A bordo da aeronave seguia um passageiro que ameaçou explodir o seu cinto com explosivos, obrigando a tripulação a alterar a rota do voo MS181. A informação foi confirmada em comunicado pelo ministro da aviação civil egípcio. 

   O homem foi identificado como Seif Eldin Mustafa de nacionalidade egípcia.









Acidente Aéreo na Rússia mata 62 pessoas

O avião havia decolado na sexta-feira, 18, do aeroporto internacional de Dubai

   Neste sábado dia 19, um Boeing 738 da companhia aérea FlyDubai, caiu na Rússia no momento em que tentava pousar no aeroporto de Rostov-on-Don.

   As investigações russas divulgaram que todos os passageiros possuíam nacionalidade russa, 4 deles eram crianças e 7 deles era tripulação.

   Em nota a companhia lamenta que o voo FZ981 tenha caído durante a aterrissagem e lamenta muito pelas vítimas do acidente.

   O acidente ocorreu cerca de 100 metros da pista de aterrissagem. De acordo com as investigações, o avião caiu durante uma segunda tentativa de pouso no aeroporto de Rostov-on-Don. As condições climáticas causaram má visibilidade por causa da chuva que caia pela manhã no aeroporto. As coordenadas lançadas pelo Ministério, eram de alerta de ventos fortes na região.

   A companhia aérea se comprometeu a investigar as possíveis causas do acidente o mais breve possível.

   A companhia da Boeing, já deu seu parecer sobre o acidente e ofereceu assistência técnica nas investigações sobre o acidente no aeroporto Russo.






Acidente aéreo mata 22 militares na Amazônia equatoriana

Os soldados participavam de um curso de paraquedismo.

   A queda de um avião matou 22 militares equatorianos nesta terça-feira (15) na província amazônica de Pastaza, no leste do Equador, informou o presidente Rafael Correa.
   A aeronave transportava militares que participavam de um curso de mestres em salto em paraquedas. O acidente ocorreu aproximadamente às 14h30 horas  locais (16h30 no horário de Brasília).
   O avião, transportava 19 paraquedistas, dois pilotos e um mecânico, caiu na zona de fronteira com o Peru.

O avião era um Aráva







A aeronave da PF quase bateu em um avião da FAB quando decolava do aeroporto SBBR

   A aeronave da Polícia Federal quase bateu em um avião da Força Aérea Brasileira quando decolava do Aeroporto Internacional de Brasília SBBR

   Um avião da Polícia Federal quase se envolveu em um acidente durante a decolagem no Aeroporto Internacional de Brasília nesta terça-feira (23/02/2016). A aeronave por pouco não bateu em outro avião.

   O incidente ocorreu por volta de 7h30. Dois aviões deixariam simultaneamente o terminal, mas em direções diferentes: o de matrícula PR-BSI, da Polícia Federal, faria uma curva para a direita logo após deixar o solo, rumo a Guarulhos (São Paulo), mas acabou virando para a esquerda e invadiu a rota da aeronave da Força Aérea Brasileira.

   Em nota a FAB informo que vai investiga o fato, e a PF também informo que vai ajuda a FAB apurar o que aconteceu.

Imagem do erro da aeronave da PF




Veja o vídeo para entende mais sobre o ocorrido



FAB abre concurso público para o ingresso na EEAR

A Força Aérea Brasileira (FAB) abre concurso para o ingresso na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)




   Inscrições abertas até o dia 31/03/2016, são mais de 300 vagas para Sargento da Aeronáutica, os candidatos têm que ter entre 18 anos até 24 anos sem completar 25 anos até o último dia das inscrições.

As vagas na opção 1. Somente para sexo Masculino

BMA - Mecânica de Aeronaves (65)
BMB - Material Bélico (12)


Das vagas na opção 2. Ambos sexos

BCO - Comunicações (16)
BFT – Foto Inteligência (5)

Das vagas na opção 3. Somente para sexo Masculino

SGS - Guarda e Segurança (11)

Das vagas na opção 4. Ambos sexos

BEI – Eletricidade e Instrumentos (15)
BEV - Equipamento de Voo (4)
BMT - Meteorologia (7)
BSP - Suprimento (11)
SAI - Informações Aeronáuticas (15)
SCF - Cartografia (6)
SDE - Desenho (6)
BEP - Estrutura e Pintura (7)
SEM - Eletromecânica (9)
SML - Metalurgia (4)

SBO - Bombeiro (12)

Das vagas na opção 5, Ambos sexos

BCT - Controle de Tráfego Aéreo (128)

"Legenda"
(Os números em parênteses e negrito são os números de vagas abertas)




   Para saber mais sobre o edita aperte Aqui.
   Acesse o site da FAB para saber mais sobre o concurso, aperte Aqui.
   E para saber mais sobre outros concursos da FAB aperte Aqui.






Fotos de Mateus Musskopf


Voo do Papa Francisco para Cidade do México é alvo de laser

    Voo da "Alitalia airlines 4000" (AZ4000) é o avião que transportava o papa Francis em sua turnê do México. A aeronave, Airbus A330 EI-EJK, na aproximação final de uma breve visita papal a Havana. Os pilotos relatarão que foram alvos de um laser verde. Mais dois voos que também estavam na mesma rota também relatam incidentes de laser verde no mesmo local. As aeronaves "UAL821 e KLM685"


Veja o vídeo no link abaixo.





AZ4000



Aeródromos privados que não possuem Plano de Zona de Proteção estão fechados

Aeródromos privados que não possuem Plano de Zona de Proteção estão fechados

   Desde do dia 13 de fevereiro, 764 aeródromos privados nacionais inscritos no cadastro de aeródromos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que ainda não submeteram os seus planos de zona de proteção à aprovação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Do total de 764 aeródromos privados, 63 localizam-se na região Sudeste, 147 na região Centro-Oeste, 291 na região Norte, 75 na região Nordeste e 188 localiza-se na região Sul. O objetivo do DECEA é evitar operações inseguras e incentivar administradores aeroportuários a tomarem as providências cabíveis.

   O fechamento temporário será informado à comunidade aeronáutica por meio de NOTAM (Notice to Airmen) e a operação nesses aeródromos apenas será retomada após a administração aeroportuária comprovar ter ingressado com o processo de Alteração no Cadastro de Aeródromos nos termos da Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 11-3/2015, que trata de Processos da Área de Aeródromos (AGA, do inglês Aerodromes and Ground Aids) no Âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER). A relação dos aeródromos consta do Edital DECEA nº 7, de 30 de dezembro 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 8, seção 3, de 13 de janeiro de 2016.
   A medida está associada ao término do prazo de 120 dias, estabelecido com a entrada em vigor da Portaria n° 957/GC3, de 9 de julho de 2015, para que os aeródromos inscritos no cadastro da ANAC pudessem adequar-se aos novos dispositivos submetendo seus planos de zona de proteção à aprovação do DECEA.

Segurança nas operações aéreas

   Os Planos de Zona de Proteção de Aeródromos, bem como de Helipontos, são exigências internacionais que funcionam como limitadores às implantações no entorno dos aeródromos, com o objetivo de garantir a segurança e a regularidade das operações aéreas. A obrigatoriedade desses planos no Brasil não é uma novidade e possui amparo legal no art. 44 da Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica.

   Na condição de signatário da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), o Brasil segue a legislação relativa à segurança das operações aéreas em aeródromos. Nesse sentido, a Agência de Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Comando da Aeronáutica, autoridades aeronáuticas brasileiras, possuem normas específicas dessa matéria que refletem as diretrizes de segurança internacional, nas quais se insere a Portaria nº 957/GC3.
   Para a elaboração de um Plano Básico, é necessária a realização de um levantamento topográfico no entorno do aeródromo com o objetivo de determinar o tipo e a altura dos obstáculos, como prédios e antenas, que podem ser construídos sem prejuízo para a operação de voos visuais ou por instrumentos. A responsabilidade pela confecção desse plano é do administrador do aeródromo, seja público ou privado.
   A relação dos aeródromos que serão fechados temporariamente, bem como outras informações acerca da legislação aplicável à área AGA, os processos da AGA do DECEA, os modelos necessários para a confecção do processo e os Planos de Zona de Proteção já aprovados estão disponíveis no Portal AGA do DECEA em www.decea.gov.br

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Glória Galembeck – Jornalista
Foto: Luiz Eduardo Perez

Aeródromos sem Plano de Zona de Proteção serão temporariamente suspensos

   O Comando da Aeronáutica (COMAER) informa que, por meio da Portaria 957/GC3, de 15 de outubro de 2015, e do Edital DECEA nº 7, de 30 de dezembro de 2015, notificou e estabeleceu prazo para que 764 aeródromos inscritos no cadastro da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) elaborassem e apresentassem os seus respectivos Planos Básicos de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA).




   Esses Planos são exigências internacionais que funcionam como limitadores às implantações no entorno dos aeródromos e são constituídos por levantamentos topográficos, onde são identificados o tipo e a altura dos obstáculos, como prédios e antenas, que podem ser construídos sem prejuízo para a operação dos voos, visual ou por instrumentos.

   A obrigatoriedade do PBZPA no Brasil não é uma novidade e possui amparo legal no art. 44 da Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica. Além disso, essas exigências também estão previstas na legislação relativa à segurança das operações aéreas em aeródromos, estabelecida pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), da qual o Brasil é signatário.

   Do total dos aeródromos notificados, 692 não apresentaram o Plano mencionado no prazo de 120 dias estabelecidos pela Portaria e estarão com suas operações temporariamente suspensas a partir de 13 de fevereiro de 2016.

   O objetivo dessa determinação é garantir a segurança e a regularidade das operações aéreas, bem como incentivar administradores aeroportuários a tomarem as providências cabíveis. O processo de regularização se dará pela apresentação do PBZPA conforme a legislação ou por meio da confecção de Termo de Ajuste de Conduta, que deverá ser elaborado de maneira conjunta com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

DECEA

- Endereço: Av General Justo, nº 160, Centro, Rio de Janeiro/RJ. CEP 20021-130
- Telefone:( 21) 2101-6241
- Email: dpln5.1@decea.gov.br

Coronel Aviador Ary Soares Mesquita
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Comissárias de bordo saem no tapa e avião precisa fazer pouso de emergência

De acordo com o jornal The Telegraph, duas funcionárias teriam supostamente se envolvido em uma briga "sobre questões de trabalho"

   Um voo da Delta Air Lines foi forçado a fazer um pouso de emergência após uma briga entre duas comissárias de bordo. A aeronave havia partido de Los Angeles e ia para Minneapolis quando o capitão anunciou que estava desviando o Boeing 757 para o aeroporto mais próximo, após o Controle de Tráfego Aéreo conseguir escutar - pelos microfones - a confusão causada por sua tripulação.

   De acordo com o jornal The Telegraph, duas funcionárias teriam supostamente se envolvido em uma briga "sobre questões de trabalho". Uma terceira aeromoça tentou intervir e acabou sendo atingida por um soco.

   As três tripulantes  acabaram expulsas devido a seu "mau comportamento", segundo passageiros que presenciaram a confusão. A aeronave permaneceu no chão em Salt Lake City por cerca de 1h20, chegando em Minneapolis com 1h15 de atraso.

   "A Delta pede desculpas aos clientes que foram prejudicados após o seu voo fazer uma parada não programada em Salt Lake City. As ações desses membros da tripulação de nenhuma maneira refletem os valores e profissionalismo que esperamos de todos os nossos funcionários", disse um porta-voz da companhia.

   Todos os passageiros afetados receberam uma carta da empresa, que ofereceu aos clientes que já participavam do programa de fidelidade milhas adicionais. Os outros ganharam Vouchers para novas viagens.

Viagem animada

   Um atraso causado por uma briga entre tripulantes parece bizarra, mas não é nada frente a outras situações que já aconteceram em aeronaves pelo mundo. Em outubro do ano passado, por exemplo, um voo da American Airlines atrasou durante um hora na pista do aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, após um enxame de mais de mil abelhas ter sido encontrado na asa.

   Já um avião da Singapore Cargo também precisou realizar um pouso de emergência, também em 2015, após o alarme de incêndio da aeronave disparar. Sensores instalados no compartimento de cargas detectaram excesso de gás metano, altamente inflamável.

   Ao pesquisarem o motivo, os funcionários descobriram que a perigosa situação foi provocada pela presença de 2.186 ovelhas a bordo, que estavam há 45 minutos confinadas dentro do compartimento de carga do avião.






Sistemas de controle de tráfego aéreo na Ucrânia são alvos de ataques

Principal foco seria o Aeroporto de Kiev

   Os sistemas de Controle de Tráfego Aéreo na Ucrânia podem ter sido alvo de ataques cibernéticos, sendo que o principal foco seria o aeroporto de Kiev.

   A preocupação surgiu depois que houve um malware foi colocado com sucesso nos sistemas de energia do país e que resultou em um apagão. Não houve danos maiores e há indícios de que hackers russos poderiam estar por trás do ataque, mas ainda não há nenhuma evidência concreta.

   A unidade de resposta de segurança cibernética da Ucrânia aconselhou os administradores do sistema para que uma varredura seja feita na rede, afim de verificar arquivos e fontes de tráfego.





DECEA Anúncia GREVE de aeronautas e aeroviários para amanhã dia 03/02/2016

          DECEA apresenta plano de contingência em face à greve de aeronautas e aeroviários anunciada para amanhã dia 03/02/2016





   Em reunião realizada no salão operacional do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), hoje, 2 de fevereiro, às 16 horas, o DECEA apresentou um Plano de Contingência para a Navegação Aérea em face ao anúncio de greve de aeronautas e aeroviários para amanhã, dia 03 de fevereiro.

   Na ocasião, o futuro chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Coronel Luiz Ricardo Nascimento e o chefe da Unidade de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo do CGNA, Major Amstrong, expuseram as medidas a serem adotadas para amenizar o impacto da paralisação. As ações foram abordadas e discutidas juntamente aos representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Infraero, das administradoras de aeroportos privados e das principais companhias aéreas nacionais.

   Anunciada no dia 29 de janeiro pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas, Sindicato Nacional dos Aeroviários e pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT, a greve prevê a paralisação de voos entre às 6 e 8 horas da manhã, quarta-feira, dia 3 de fevereiro, em doze aeroportos: Aeroporto de Congonhas, São Paulo (SP); Aeroporto Internacional de São Paulo – Cumbica, Guarulhos (SP); Aeroporto Internacional de Viracopos, Campinas (SP); Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim – Galeão, Rio de Janeiro (RJ); Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro (RJ); Aeroporto Internacional Salgado Filho, Porto Alegre (RS); Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, Brasília (DF); Aeroporto de Bacacheri, Curitiba (PR); Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz, Florianópolis (SC); Aeroporto Internacional Pinto Martins, Fortaleza (CE); Aeroporto Internacional Guararapes – Gilberto Freyre, Recife (PE); Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, Salvador (BA).

   Entre as medidas apresentadas pelo DECEA para amenizar os efeitos da paralisação, está a centralização da coordenação no CGNA – unidade subordinada ao órgão – que deverá receber dos aeroportos o quantitativo de vagas disponíveis para os voos já planejados e para os voos alternados ao longo da paralisação, bem como a relação dos voos prioritários das companhias aéreas. Será distribuída uma planilha contendo as prioridades dos voos por aeroporto e empresa. O sequenciamento desses voos seguirá a prioridade estabelecida pelo CGNA em coordenação com as empresas.

   As decolagens para os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont estarão suspensas a partir das 23 horas do dia anterior e para os demais à medida que as vagas no pátio forem se esgotando.

   Após o término da paralisação, as decolagens ocorrerão gradativamente para os aeroportos envolvidos na greve e as empresas aéreas deverão embarcar os passageiros imediatamente a partir das oito horas, aliviando a espera dos passageiros. A intenção será estabilizar por completo a malha no máximo até as 12h.

   Os órgãos de Controle de Tráfego Aéreo deverão cumprir as prioridades e orientações do CGNA, bem como, juntamente às demais organizações envolvidas, atentar ao fiel cumprimento da ICA 100-22. Caso a greve perdure, será feito o planejamento para o dia seguinte.

   É importante destacar que ao longo de todo o período a decolagens de aeronaves com órgãos para transplante ou enfermos embarcados deverão ocorrer normalmente. Já os possíveis cancelamentos de voos regulares da aviação comercial estarão a critério das companhias aéreas em face à evolução da greve e da adesão de seus funcionários.






Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho –  Jornalista
Foto: Fábio Maciel

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Avaliação

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A pesquisa vai dura até o dia 31/01/2016 as 23:00 horas.

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